sábado, 13 de janeiro de 2024

Levítico 26:20

Levítico 26:20 "E em vão se gastará a vossa força; a vossa terra não dará a sua colheita, e as árvores da terra não darão o seu fruto."


“E debalde se gastará a vossa força; a vossa terra não dará a sua novidade, e as árvores da terra não darão o seu fruto. “ ARA

Nessa seca, aqueles que trabalhassem a terra gastariam a força em vão, ou seja, debalde. A terra não daria a sua messe [“colheita”; NVI], e as árvores não produziriam fruto. Uma larga porção da Palestina era com posta de terras aráveis (Terra que mana leite e mel), a despeito do deserto circundante. Ali havia várias espécies de árvores frutíferas, com os figos, romãs, uvas etc.

Apesar das vantagens das terras, os filhos de Israel desobedientes haveriam de passar fome: “E a ira do Senhor se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que o Senhor vos dá (Deuteronômio 11:17) ”. Com pouco ou nada para comer, a nação perderia todo motivo de orgulho. Pois a produção da terra depende da boa providência de Deus mais do que do bom trabalho de lavoura feito pelo homem. Isto seria o “quebrantar o sustento do pão” (v. 26), em que se apoia a vida, e pela qual é sustentada, e talvez eles se tivessem apoiado mais no pão do que na bênção de Deus como aconteceu na época de Jesus: “Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes" (João 6:26).

A passagem não menciona as mortes causadas pela seca, mas suas consequências seriam evidentes para os leitores. Essa maldição deveria ensinar Israel que desobedecer às leis de Deus era um assunto seriíssimo.

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
24/04/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

HARRISON, RK.  Levítico – introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1984.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201812_03.pdf

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Pentateuco. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

CHAMPLIN, Norman.O Antigo Testamento Interpretado: Versículo Por Versículo, Volume 1. São Paulo: Hagnos, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário