TEXTO ÁUREO “E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sido virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades. ” (Romanos 11.26)
O verso 25 é indispensável para entendermos
o 26, ele nos diz acerca de um mistério: “que o endurecimento veio em parte
sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. “ Entende-se que o
endurecimento de Israel quanto a Cristo é parcial e temporal, a fim de que os
gentios tenham o conhecimento da verdade. Ora, se a graça salvadora é capaz de
alcançar os gentios pagãos, por que não alcançaria também os judeus? Pois bem,
se o “ endurecimento de Israel” é temporal e parcial, pergunta-se: “ Por quanto
tempo? - A resposta está na própria escritura de Paulo que diz: ...ate que a
plenitude dos gentios haja entrado”. Significa dizer que até que se cumpra o
tempo de Deus para a salvação dos gentios, o endurecimento de Israel perdurará.
- Que é a “ plenitude dos gentios”? - Diz respeito à complementação total da
medida de Deus. Esta expressão tem sentido espiritual, pois quando se
complementar essa medida de Deus na vida dos gentios, então Deus se voltará para
Israel para concluir seu pacto (Atos 15.14-17) Não se pode confundir a “
plenitude dos gentios” com o “ tempo dos gentios” de Lucas 21.24, que se refere
a um tempo específico no período da Grande Tribulação, quando o Anticristo
governará a terra. Entretanto, a “ plenitude dos gentios” refere-se à Dispensação
da Graça, quando os gentios estão tendo a oportunidade de obterem a graça salvadora
em Cristo Jesus.
“E, assim, todo o Israel será salvo, ” “Todo o Israel” é o Israel
como um todo, ou seja, não apenas o remanescente de Israel, mas os demais
também — os ramos que foram cortados (Romanos 11.17). Alguns comentaristas
interpretam a expressão “ ...todo o Israel será salvo” como se referindo ao
Israel espiritual, que não é segundo a came, mas segundo o espírito. Entretanto,
não podemos concordar com essa teoria, visto que toda a profecia relativa ao
Israel futuro diz respeito à restauração nacional e religiosa de Israel como
povo, sobre o qual Jesus governará no seu reino milenar. Israel espera o seu
libertador, o glorioso Messias que não foi reconhecido na sua primeira vinda.
Essa vinda futura do Messias significa a salvação de todo o Israel (Zacarias
12.2,3,8-10; 13.8,9; 14.2-4).
“...como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as
impiedades. ” Esse versículo só tem sentido dentro de um contexto escatológico
futuro. Esse fato é claramente demonstrado por Paulo quando ele afirma que a vinda
do Messias Libertador acontecerá somente após haver se cumprido a plenitude dos
gentios. A citação nos versículos 26 e 27 combina Isaías 59-20,21 com uma frase
de Isaías 27.9 (“quando eu tirar os seus pecados”). A modificação nesta
citação, a qual é bem parecida com alguns manuscritos da LXX, é que em Romanos 11.27
o Libertador virá de Sião, ao passo que no texto hebraico de Isaías 59.20, Ele
entra em Sião. Esta pode ser tentativa em reforçar o ponto abordado no início
de toda desta discussão em Romanos 9.5, que aquele a quem os judeus rejeitavam
era um do seu povo. Mas Paulo dá a garantia de que virá o dia em que eles
perceberão que Jesus é Messias. Naquele momento, o Senhor completará a relação
baseada no concerto feito com os judeus, o qual foi estabelecido com os patriarcas
(Romanos 11.28,29), perdoando-lhes os seus pecados (v. 27).
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
07/12/2022
Fontes:
SOARES, Esequias e Daniele. A Justiça Divina – A preparação
do povo de Deus para os últimos dias no Livro de Ezequiel. Rio de Janeiro: CPAD
2022.
GONÇALVES, José. Maravilhosa Graça. Rio de Janeiro: CPAD
2016.
CABRAL, Elienai. Romanos – O evangelho da Justiça de Deus. Rio
de Janeiro: CPAD 2005.
ARRINGTON French L; STRONSTADRoger. Comentário Bíblico
Pentecostal – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.