quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 11 DE DEZEMBRO DE 2024 (1 Timóteo 6.8)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
11 DE DEZEMBRO DE 2024
CONTENTANDO-SE COM O SENHOR NOSSO DEUS

1 Timóteo 6.8 “Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. ”

 

“Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, ”

A vida cristã só tem sentido se o crente viver com contentamento, alegre e feliz, na presença do Senhor. A palavra grega para contentamento é autarkeia. Autarkeia era um termo normalmente empregado pelos estoicos para uma autossuficiência totalmente independente das circunstâncias.

O contentamento cristão também não depende de coisas externas. Todavia diferentemente dos estoicos esse “segredo” não é para ser encontrado em nós mesmos, mas sim em Cristo. “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13). Desse modo, o contentamento genuíno “não é a autossuficiência, mas a Cristo-suficiência”. E por isso que a piedade com contentamento equivale a um grande lucro espiritual.

Qual deve ser nossa atitude em relação às “coisas” desta vida? Paulo disse: Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. “O que nos vestir” traduz (skepasma), “aquilo que serve de cobertura e, consequentemente, de proteção”; o termo pode incluir roupas e moradia. Integrando os termos usados por Paulo, temos as três necessidades básicas de todo indivíduo: alimento, roupa e moradia.

Coisas luxuosas não lhe são necessárias; mas o suprimento das necessidades são. No final das contas, as necessidades básicas da vida são, na realidade, bem poucas e simples, e podem ser resumidas como sendo “comida e roupa”. Estes são frequentemente mencionados juntos como requisitos mínimos tanto na Bíblia (Deuteronômio 10:18; Mateus 6:25).

Essas necessidades são exatamente aquilo a respeito do qual Jesus nos proibiu de nos preocuparmos, uma vez que prometeu que o nosso Pai celestial nos daria essas coisas se “buscarmos em primeiro lugar o Seu reino” (Mateus 6:33; 1 Timóteo 6:17).

Nosso inventário de “necessidades” excede em muito a lista básica de alimento, roupa e moradia. Uma das ironias da vida é que, geralmente, os que têm mais são os mais descontentes: “Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância nunca se fartará da renda” (Eclesiastes 5:10).

 

“... estejamos com isso contentes. ”

Devemos encontrar nossa suficiência no Senhor: “E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra” (2 Coríntios 9:8).

Devemos orar para que Ele nos ajude a assimilar a atitude de Paulo: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:11–13).

Como Paulo devemos aprender “a viver contente em toda e qualquer situação. ” O básico também é benção de Deus: “o pão nosso de cada dia, dá-nos hoje”, e deve ser suficiente para nos alegrar.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
08/12/2024

FONTES:

RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201903_02.pdf

BARCLAY, William. The FirstLetterto Timothy Tradução: Carlos Biagini

KELLY, John N. D. I e II Timóteo e Tito: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova e Editora Mundo Cristão, 1983.

STOTT, John R.W. A mensagem de 1 Timóteo e Tito: a vida da Igreja local a doutrina e o dever. São Paulo: ABU Editora, 2004.