sexta-feira, 26 de abril de 2024

Efésios 2.3

Efésios 2.3 "Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também."


"Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne,"

Antes dos efésios se tornarem “santos” e “fiéis em Cristo Jesus”, eles estavam “entre os filhos da desobediência”. Observemos que Paulo incluiu-se neste grupo ao dizer: “entre os quais também todos nós andamos outrora”. Mais uma vez andar significa conduta ou comportamento (Salmos 128.1).

Paulo muitas vezes contrastou a carne e suas obras com o fruto produzido pelo Espírito na nova vida do cristão (Gálatas 5:16, 24; Romanos 7:5; 13:14). “Carne” é uma tradução de  (sarx) e representa “não só a existência física de uma pessoa, mas a esfera da humanidade em sua pecaminosidade e oposição a Deus”. Enquanto o indivíduo é dominado pela carne, ele não pode agradar a Deus (Romanos 8:8).

A inclinação da nossa natureza é a inimizade contra Deus. Praticamos o mal porque a inclinação do nosso coração é toda para o mal. O homem nao pode mudar sua natureza. O profeta Jeremias pergunta: “Pode o etíope mudar a sua pele ou o leopardo as suas pintas? Poderíeis vós fazer o bem, estando treinados para fazer o mal?” (Jeremias 13.23).

"... fazendo a vontade da carne e dos pensamentos;"

Os efésios não só estiveram “andando segundo as inclinações da carne”, como também estiveram “fazendo a vontade da carne e dos pensamentos”. “Fazendo” (poieo) tem o sentido de “fazer, realizar, concretizar.

O homem em seu estado natural vive segundo os desejos da carne. Esses desejos, alimentados no interior, transformam-se em vontade, e essa vontade, sob o domínio da natureza pecaminosa, torna-se "vontade da carne e dos pensamentos". O pecador não consegue dominar esses desejos da carne e dos pensamentos, senão pelo Espírito Santo e depois da obra de regeneração (Gálatas 5.16-18).

A pessoa dominada pela “carne”, até “os pensamentos” (dianoia) são corruptos. A mentalidade da carne é desobediência. Em Romanos 8:9, Paulo falou dos que vivem segundo a carne permanecendo na carne e sendo hostis para com Deus: "Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele".


"... e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também."

Paulo afirmou que eles também eram “filhos da ira”. A “ira” mencionada é claramente a ira de Deus, da qual todos que vivem em rebelião contra Deus são merecedores: "Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça" (Romanos 1:18). A natureza de Deus é de santidade absoluta; Ele jamais aprova o pecado. E a santidade de Deus requer Seu julgamento sobre o pecado (Romanos 6:23). Todos que vivem em pecado merecem este justo julgamento de Deus. Em Romanos 2:5 Paulo disse o seguinte sobre os judeus: “Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumulas contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus”. Todo pecado é contra a santidade de Deus, e o juízo de Deus é Sua justiça derramada sobre o pecado. 

Quando Paulo usou as palavras “como também os demais”, ele estava destacando que todas as pessoas – tanto as que estão em Cristo como as que estão fora de Cristo – merecem a justa ira de Deus. Contudo, os que estão em Cristo (ainda que antes estavam fora de Deus e sujeitos ao juízo de Deus) são agora “por Ele [Cristo] salvos da ira [de Deus]” (Romanos 5:9).


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
26/4/2024

FONTES:

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201305_06.pdf

Lopes, Hernandes Dias. Efésios: igreja, a noiva gloriosa de Cristo. São Paulo: Hagnos, 2009.

CABRAL, Elienai. Comentário Bíblico: Efésios. 3a Ed. – Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1999.

Efésios 2.2

Efésios 2.2 "Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;"



"Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo,"

Quando os efésios estavam mortos em seus delitos e pecados (v.1), eles andavam segundo o curso deste mundo. 

“Andar” é uma tradução do verbo (peripateo) e significa “viver, conduzir-se, comportar-se”. É uma metáfora muito comum nos escritos antigos, dando ideia do modo de viver das pessoas, da conduta e do comportamento (Salmo 128.1). Ou seja, antes eles se portavam segundo “o curso deste mundo”. 

"O mundo" aqui não é sinônimo da natureza criada por Deus. O mundo é o sistema que pressiona cada pessoa para se conformar aos seus valores (Romanos 12.2). O apóstolo João é enfático ao dizer que quem ama o mundo não pode amar a Deus (1 João 2.15-17). Tiago declara com a mesma ênfase que quem é amigo do mundo é inimigo de Deus (Tiago 4.4). John Stott esclarece esse ponto com as seguintes palavras: Sempre que os seres humanos são desumanizados — pela opressão política ou pela tirania burocrática, por um ponto de vista secular (repudiando a Deus), ou amoral (repudiando absolutos), ou materialista (glorificando o mercado consumidor), pela pobreza, pela fome ou pelo desemprego, pela discriminação racial ou por qualquer forma de injustiça — aí podemos detetar os valores subumanos do “presente século” e “deste mundo”.

"Curso"  refere-se a uma era ou tempo.  Conforme o uso de Paulo neste texto, “a era” ou “o mundo” refere-se a qualquer pessoa da época dos efésios que estivesse em oposição ao caminho de Deus. Essa pessoa não subsistiria.  Os efésios haviam vivido “de um modo que se harmoniza com o presente século em sua ordem atual corrupta e degradante, a qual se deve ao estado de queda da humanidade, sendo contrário ao reino do céu, que durará para sempre”. 


"... segundo o príncipe das potestades do ar, "

Quem é “o príncipe da potestade do ar”? Em Efésios, Paulo falou dos poderes que são hostis ao bem-estar dos seres humanos e ao propósito divino. Em 6:12, ele falou da batalha do cristão “contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes”. Por trás dessas forças existe um poder do mal individual chamado “o diabo” (4:27; 6:11) e “o Maligno” (6:16). Esse poder individual do mal é “o deus deste mundo” (2 Coríntios 4:4). O “príncipe da potestade do ar” é Satanás (veja Mateus 9:34; 12:24; João 12:31; 14:30; 16:11). Satanás é citado como o “príncipe”, do substantivo grego (archon), que significa “primeiro em ordem de pessoa ou coisas”. Ele é o primeiro em potestade/poder no reino dele.

“Potestade” é uma tradução de (exousia) e significa “autoridade”, referindo-se no versículo 2b aos demônios sobre os quais Satanás governa ( 6:11, 12). Paulo enfatizou que Satanás atua no reino espiritual, afligindo a humanidade e dominando os não salvos.

O diabo é um inimigo invisível, porém real. Ele não dorme nem tira férias. Ele é violento como um dragão e venenoso como uma serpente. Ele ruge como leão e se apresenta travestido até de anjo de luz. Não podemos subestimar seus desígnios; antes, devemos nos acautelar, sabendo que esse arqui-inimigo veio para roubar, matar e destruir.


"... do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;"

Estando sob a influência de Satanás, os que não conhecem a Deus têm um espírito de rebeldia. Se alguém é descrito como tendo “um espírito de amor”, “um espírito de bondade” ou “um espírito de justiça”, entendemos que o amor ou a bondade ou a justiça faz parte do caráter dessa pessoa. De modo semelhante, quando Paulo falou do “espírito que agora atua nos filhos da desobediência”, ele estava dizendo que os não salvos se caracterizam por possuírem um espírito decorrente de haverem se entregado ao “príncipe da potestade do ar”. 

“Os filhos da desobediência” são os que vivem em desobediência e se caracterizam por ela. Eles são chamados de “filhos de” da mesma forma que Tiago e João eram apelidados de “Filhos do Trovão” (Marcos 3:17) e Barnabé era chamado de “Filho da Exortação” (Atos 4:36). Assim como quem tem um temperamento rude pode ser chamado de filho “do trovão” ou quem tem o dom de animar os outros pode ser chamado de filho “da exortação”, quem vive em desobediência é filho “da desobediência”.

O texto bíblico diz que este “espírito” “atua”ou "opera" nos desobedientes. O verbo grego e˙(energeo), que expressa algo “operante”. Este espírito dominante nos desobedientes exercia influência e atuava por causa do impacto que Satanás tinha sobre seus corações. Essas pessoas foram associadas com “desobediência”, uma tradução do verbo grego (apeitheia), que sugere que eram “impersuasíveis, insubmissas”. Porque permitiram que Satanás controlasse suas vidas, não foram persuadidas a aceitar o evangelho e, portanto, não eram submissas a ele. Como explicou Paulo em 2 Coríntios 4:4, “...o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo...” Dominados por Satanás, tinham um desrespeito geral pela vontade de Deus.



DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
26/4/2024

FONTES:

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201305_06.pdf

Lopes, Hernandes Dias. Efésios: igreja, a noiva gloriosa de Cristo. São Paulo: Hagnos, 2009.

STOTT, John. A mensagem de Efésios: a nova sociedade de Deus. 6.a ed. São Paulo: ABU Editora, 2001.