24 DE MARÇO DE 2025
A EXPRESSÃO "ASSIM DIZ O SENHOR" É O SELO DE AUTORIDADE NA BÍBLIA
Exôdo 5.1 "E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto."
"E depois foram Moisés e Arão e disseram a Faraó:"
Após a chamada de Moisés no deserto de Sinai e a chamada de Arão, seu irmão, para irem diante de Faraó. Desceram Moisés e Arão primeiramente aos anciãos do povo hebreu no Egito. Moisés fez diante deles os sinais que Deus o havia dado, seu cajado tornou-se uma serpente e sua mão tornou-se leprosa.
Todo o povo creu que o Senhor os visitará conforme o senhor disse: "E acontecerá que, se eles não te crerem, nem ouvirem a voz do primeiro sinal, crerão à voz do derradeiro sinal" (Exôdo 4.8). O povo entendeu que o Senhor havia atentado para a sua aflição e adoraram o Senhor ali. Depois desta reunião foram Moisés e Arão diante de Faraó.
"Assim diz o SENHOR Deus de Israel:"
Chegando enfim diante de Faraó disseram a ele: "Assim diz o Senhor". Esta expressão é o selo da revelação do Antigo Testamento. Ocorre 276 vezes em 18 livros diferentes. (Êxodo 14.1; Levitico 4.1; Isaías 1.10; Ezequiel 1.3).
O primeiro livro onde ocorre é o de Êxodo e o último é o de Malaquias. Essa frase, nesta forma, não ocorre nenhuma vez no Novo Testamento. Tanto que Paulo nos adverte: “Aprendais a não ir além do que está escrito…” (1 Coríntios 4.6). Há maldição para quem afirma falar em nome de Deus, mas cujas palavras não vieram Dele.
Ele é chamado como "o Senhor Deus de Israel". Essa é a primeira vez em que Deus é assim identificado. Ele já havia sido chamado nas Escrituras de "Deus de Israel", a pessoa quando Jacó comprou um campo de Hamor em Siquém: "E levantou ali um altar, e chamou-lhe: Deus, o Deus de Israel" (Genesis 33.20). A partir daqui Israel se refere ao povo descendente de Jacó.
"Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto."
Uma vez que Israel era o povo de Deus, Faraó não deveria mais retê-los para a servidão. Os israelistas por um momento eram escravos dos egipcios, mas o seu Deus não permitiria mais que eles fossem pisoteados: "Portanto o meu povo saberá o meu nome; pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui" (Isaías 52.6).
Pois, Israel era filho do Senhor e disse Deus a Moisés: "Então dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito. E eu te tenho dito: Deixa ir o meu filho, para que me sirva..." (Êxodo 4:22,23).
Deus ordenou q Faraó que permitissem que eles saissem livremente a um lugar em que pudessem exercer sua religião sem ofender os egipicios. Pois Deus esperava deles serviços e sacrificios em sua honra: "E Moisés disse: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao Senhor." (Exodo 10.9).
FONTES:SOARES, Esequias. Em defesa da fé: Combatendo as antigas heresias, que se apresentam com nova aparência. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.