domingo, 4 de agosto de 2024

Lição 6 - Lições Bíblicas Adultos - 3º Trim./2024 - CPAD

Texto Áureo Lição 06 - O Livro de Ester. Ester 4.14

Lição 06: O Livro de Ester – 3 Trimestre de 2024


TEXTO ÁUREO

“Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe para tal tempo como este chegaste a este reino?” (Ester 4.14)

 

“Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento doutra parte virá para os judeus,”

Essas palavras são respostas de Mardoqueu a Ester, através do camareiro do rei que servia Ester. Ester lhe havia transmitido que não poderia entrar a presença do rei sem ser chamada, pois havia uma sentença de morte para quem se atrever, salvo aqueles a quem o rei estendesse seu cetro de ouro.

Ciente da resposta Mardoqueu diz a Ester através de Hatá que se ela preferisse se omitir que ele cria que o livramento viria de outra maneira para os judeus. Como se daria esse livramento não é dito. Fontes judaicas antigas entenderam que esse palavreado como “uma referência velada a Deus”.

Muito provavelmente, Mordecai estava expressando sua fé no cuidado de Deus para com o Seu povo, em não permitir que a nação fosse destruída. Essa crença se baseava nas promessas do Senhor a Abraão, e fora reconfirmada muitas vezes desde os dias dos patriarcas.

 

“... mas tu e a casa de teu pai perecereis;”

Todavia, se o livramento viesse para o povo judeu de outra forma, Ester e sua família poderiam não sobreviver. O que Mordecai quis dizer quando disse que Ester e sua família pereceriam se os judeus fossem salvos sem a ajuda dela? Não há uma resposta exata para essa pergunta.

Possivelmente, Mordecai só estava insinuando que Deus poderia punir Ester e sua família se ela permanecesse calada. Uma vez que seu pai Abiel já havia falecido apenas e Ester vivia da casa de seu pai.

 

“... e quem sabe para tal tempo como este chegaste a este reino?”

É possível que Ester tivesse sido elevada a rainha, literalmente, “alcançado a realeza”, para uma conjuntura como esta. Mordecai estava dizendo que Ester deveria ver esse desafio como uma oportunidade para cumprir o propósito de Deus para ela.

Deus podia muito bem tê-la feito rainha da Pérsia por causa da crise que Ele sabia que seria desencadeada através da ira de Hamã! Esta passagem é uma chave para o significado básico de todo o livro, isto é, demonstrar a providência infalível de Deus em benefício do Seu povo, Israel. Mordecai insinuou isto com bastante clareza e seu pedido era irresistível.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
9/7/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201803_05.pdf

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.