LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
26 DE NOVEMBRO DE 2025
A MULHER VIRTUOSA TRABALHA DE BOA VONTADE
Provérbios 31:10-13 “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.[...] Busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com suas mãos.”
“Mulher virtuosa quem a achará? ”
Salomão escreveu: “Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor” (Provérbios 18:22). Todavia no mundo há vários tipos de mulheres. Segundo o mesmo autor há a mulher adúltera ou estranha: “ Para te afastar da mulher estranha, sim da estranha que lisonjeia com suas palavras” (Provérbios 2:16; mulher briguenta ou contenciosa: “ Melhor é morar só num canto de telhado do que com a mulher briguenta numa casa ampla” (Provérbios 25:24) e a mulher tola ou louca: “A mulher louca é alvoroçadora; é simples e nada sabe ” (Provérbios 9:13). Em contrapartida a essas mulheres há a mulher sábia ou virtuosa: “ Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos” (Provérbios 14:1). A palavra hebraica para virtuosa significa força tanto do corpo como da mente. Assim, a mulher virtuosa é uma mulher de caráter forte.
Virtude significa excelência. Virtude e excelência são palavras que são usadas de modo trocável nas Escrituras. Rute é um exemplo de uma mulher excelente e virtuosa na Bíblia. “Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa [de excelência]” (Rute 3:11).
Mesmo nos tempos de Salomão, uma esposa excelente ou virtuosa era difícil de se encontrar – agora ela é ainda mais difícil de se encontrar. Nós precisamos desesperadamente encontrar jovens mulheres virtuosas para nossos filhos se casarem e mulheres virtuosas mais velhas para ensinar nossas mulheres jovens.
“O seu valor muito excede ao de rubis. “
O rubi é uma das pedras preciosas, bonitas, caras e raras do mundo. Na verdade, ele é considerado soberano incontestável dentre todas as pedras preciosas — o “rei das joias”. Como tudo neste mundo, quanto mais rara for uma determinada coisa, maior será o seu valor e menos pessoas a possuirão. O valor de uma mulher virtuosa vai muito além do valor físico. Ela enfrenta as mesmas lutas que todas as outras mulheres do mundo, de todas as idades, de todas as nações e em circunstâncias diversas, mas nenhuma dessas lutas diminui o seu valor — ao contrário do que acontece com muitas mulheres por aí. Por isso ela é tão rara quanto o rubi. Ela é diferente em muitos aspectos. Suas qualidades e características são raras. Mas, ainda assim, muitas mulheres se sentem facilmente atraídas pelo que é comum, e não pelo que é raro.
“O coração do seu marido está nela confiado; “
Um dos pilares de todo relacionamento duradouro é a confiança. Sem confiança não existe casamento equilibrado. O texto de Provérbios destaca que o marido da mulher virtuosa confia nela. O vocábulo hebraico traduzido como confiar quer dizer que ele se sente seguro, que ele está despreocupado. A escritora Cristiane Cardoso em seu livro A Mulher “V” — moderna à moda antiga, comentando sobre esse versículo diz: O marido da Mulher Virtuosa confia nela porque ele sabe que pode confiar. Uma mulher confiável não precisa convencer as pessoas de que podem confiar nela; o seu comportamento diário diz praticamente tudo. Você é capaz de dizer se uma pessoa é madura ou não apenas pelo seu jeito de falar. Ela tem segurança para olhar nos seus olhos enquanto fala. Seus planos, seus desejos, sua própria vida não são a sua prioridade. E, por causa disso, seu marido confia nela. Ele se sente seguro por estarem ambos no mesmo barco e por ele estar não remando sozinho.
“... assim ele não necessitará de despojo. “
Ela é tão infalível na sua dedicação que ao seu marido “não lhe faltam riquezas”. Tudo que ela faz contribui para o bem-estar dele: “Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida” (Provérbios 31:12). Ela até pode até ser tímida, mas sempre faz aquilo que precisa ser feito; é responsável com os seus afazeres. Por isso que ela não tem necessidade de coisa alguma, e nem deixa que sua família tenha. Ela pensa em si e na sua família como se fossem um só. Se a sua família está enfrentando dificuldades financeiras, ela não fica apenas esperando que as coisas melhorem — ela providencia para a sua família. Essa mulher não apenas põe as necessidades de sua família em primeiro lugar como economiza — o que, para muitas mulheres, é coisa de outro mundo.
“Busca lã e linho,”
A mulher virtuosa vai à feira, compra lã e linho da mão dos mercadores, para depois fiar e tecer esses elementos, e com eles fabricar as roupas de casa. O linho e a lã eram, em geral, de propriedade doméstica; o linho era semeado no campo e depois colhido e, à custa de um processo moroso e muito trabalhoso, posto em condições de ser fiado na roca e no fuso, para então ir ao tecelão também caseiro, para o preparo dos tecidos: “Estende as suas mãos ao fuso, e suas mãos pegam na roca” (v.19).
A lã era oferecida pelas ovelhas e pelos carneiros domésticos, e quase todos os hebreus possuíam as suas granjas, onde criavam esses animais. Ela serve para proteger do frio: “Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata” (v.21).
“... e trabalha de boa vontade com suas mãos.”
Apesar de ser responsável pela casa: “Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas” (v.15), ela trabalha. Ela não trabalha duro apenas com as mãos, mas com a cabeça também: “examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos” (v.16). Está sempre aprendendo coisas novas, sempre investindo um pouco mais em suas habilidades. E ela não precisa que ninguém lhe mande fazer isso. Ela trabalha duro porque quer. Para ela, não é um fardo aprender uma nova língua, aprender a cozinhar, ou aprender um novo trabalho.
O que é surpreendente sobre essa descrição é o fato de contradizer tão vigorosamente a opinião de alguns cristãos de que uma boa esposa deve ficar em casa, ter bebês e se ocupar do trabalho de casa. Provérbios 31 nos mostra uma mulher do Antigo Testamento que é, na verdade, uma mulher de negócios, que usava ao máximo os seus talentos e as suas capacidades, e realizava o mesmo tipo de tarefas que os homens daquela sociedade realizavam.
“A mulher virtuosa” do Antigo Testamento não é a mulher silenciosa e subserviente que tantos cristãos imaginam, mas uma mulher decidida e realizada, cujo sucesso a revestiu “de força e glória” e que se sabe que fala “com sabedoria”, pois “a lei da beneficência está na sua língua (v.26).
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
17/11/2025
FONTES:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
MESQUITA, Antonio Neves. Estudo no Livro de Provérbios - princípios para uma vida feliz. Rio de Janeiro: JUERP, 1979.
RICHARDS, Lawrence. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
CARDOSO, Cristiane. A mulher V : Moderna, à moda antiga / Cristiane Cardoso. - Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2013.
BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o império do mal – Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
GONÇALVES, José. Sábios Conselhos para um viver vitorioso - Sabedoria bíblica para quem quer vencer na vida. Rio de Janeiro: CPAD, 2013
BEACON. Cpad, 2005
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200410_08.pdf
