quarta-feira, 8 de outubro de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 08 DE OUTUBRO DE 2025 (Levítico 19.28)

 

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
08 DE OUTUBRO DE 2025
NÃO É CONVENIENTE FAZER MARCAS NO CORPO

Levítico 19.28 “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor.”

 

“Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne;”

Essa é uma proibição contra as mutilações. Pois muitos povos pagãos as praticavam em seus ritos e cerimônias.  Eles se mutilavam para apaziguar as divindades infernais com que sonhavam, e para torná-las propícias aos seus amigos falecidos. As mutilações eram um sinal de consternação pela morte de um parente ou amigo, acreditavam eles que isso adicionava algo à sinceridade de sua lamentação.

Os sacerdotes de Baal quando clamaram ao seu deus no desafio do monte Carmelo davam golpes em si e se cortavam buscando a atenção do seu deus: “E eles clamavam em altas vozes, e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme ao seu costume, até derramarem sangue sobre si” (1 Reis 18:28).

Tais atos foram estritamente proibidos em Israel. Há alusão a tal prática em Israel, em trechos como Jeremias 16.6 e 41.5. Os filhos de Deus não devem desfigurar os seu corpos, pois eles são uma dádiva de Deus para servir de veículo da alma:  Filhos sois do Senhor vosso Deus; não vos dareis golpes, nem fareis calva entre vossos olhos por causa de algum morto” (Deuteronômio 14:1);  Não farão calva na sua cabeça, e não raparão as extremidades da sua barba, nem darão golpes (ou farão marcas) na sua carne” (Levítico 21:5).

 

 “... nem fareis marca alguma sobre vós. “

Champlin em seu comentário bíblico diz que isso também condena a tatuagem, que é outra forma de mutilação, posto que superficial. A tatuagem era praticada entre várias nações antigas, algumas vezes em conexão com as práticas da idolatria. Figuras, marcas ou letras eram tatuadas sobre a pele mediante a injeção de tintas na epiderme.

Queimar com ferro em brasa era outra maneira de tatuar. Um escravo tinha a marca de seu proprietário impressa sobre ele; as prostitutas também eram assim marcadas; palavras sagradas eram tatuadas na pele dos adoradores pagãos. Como os futuros adoradores da Besta permitiram se marcar: “Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome” (Apocalipse 13:17).

Os filhos de Deus devem evitar todas as práticas dessa ordem, porquanto reconhecem que foram criados à imagem de Deus (Gênesis  1.26,27), e que seu corpo não pode ser desfigurado, pois pertence somente a Yahweh. E somente ele pode marcá-los: “Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos selado nas suas testas os servos do nosso Deus” (Apocalipse 7:3); “[...] que em suas testas tinham escrito o nome de seu Pai” (Apocalipse 14:1).

 

“Eu sou o Senhor.”

Essa declaração, como aquela mais completa, “eu sou o Senhor, vosso Deus”, assinala divisões no livro de Levítico, o que acontece por dezesseis vezes, só neste capítulo dezenove de Levítico. Ela proclama o fato de que a fonte dessas leis é Deus, a autoridade suprema do universo e reflete Sua personalidade sublime. Aquele que desobedece às leis do Senhor tanto despreza Sua autoridade divina como desrespeita Seu caráter santo.

Ela também lembrou seus primeiros ouvintes de que todas as leis em Levítico foram baseadas na santidade de Deus e foram elaboradas para tornar Israel uma nação santa. Afinal, disse Deus: “Eu sou o SENHOR, vosso Deus... sereis santos, porque Eu sou santo... Eu sou o SENHOR, que vos faço subir da terra do Egito, para que Eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque Eu sou santo” (11:44, 45). Obedecer a essas leis contribuiria para tornar Israel um povo santo. 

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
04/10/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.

HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Genesis a Deuteronomio. Rio de Janeiro CPAD, 2008.

https://textoaureoebd.blogspot.com/2024/01/levitico-186.html