quinta-feira, 29 de julho de 2021

O Credo dos Apóstolos


O Credo, como comumente é recitado por católicos, ortodoxos e protestantes, é o seguinte:

Creio em Deus, o Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra.

E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo, a santa Igreja católica, a comunhão dos santos, a remissão dos pecados, a ressurreição da carne, a vida eterna.

Amém.

Segue o texto original em latim:

Credo in Deum Patrem omnipotentem, Creatorem caeli et terrae,

et in Iesum Christum, Filium Eius unicum, Dominum nostrum, qui conceptus est de Spiritu Sancto, natus ex Maria Virgine, passus sub Pontio Pilato, crucifixus, mortuus, et sepultus, descendit ad inferos, tertia die resurrexit a mortuis, ascendit ad caelos, sedet ad dexteram Dei Patris omnipotentis, inde venturus est iudicare vivos et mortuos. 

Credo in Spiritum Sanctum, sanctam Ecclesiam catholicam, sanctorum communionem, remissionem peccatorum, carnis resurrectionem, vitam aeternam.

Amen.

Fonte:

FERREIRA, Franklin. O credo dos apóstolos - as doutrinas centrais da fé cristã. São José dos Campos SP: Fiel, 2015. 

Declaração de Verdades Fundamentais das Assembleias de Deus (Credo)



Credo/confissão de fé, regra de fé ou declaração de fé são interpretações autorizadas das Escrituras Sagradas aceitas e reconhecidas por uma igreja ou denominação. Todas as igrejas ou denominações sérias no mundo possuem algum tipo de conjunto de crenças. Abaixo o Credo das Assembleias de Deus.

C R E M O S

1. Na inspiração divina verbal e plenária da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé e prática para a vida e o caráter cristão (2 Tm 3.14-17);

2. Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, e, de maneira especial, os seres humanos, por um ato sobrenatural e imediato, e não por um processo evolutivo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29; Gn 1.1; 2.7; Hb 11.3 e Ap 4.11);

3. No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigénito de Deus, plenamente Deus, plenamente Homem, na concepção e no seu nascimento virginal, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e em sua ascensão vitoriosa aos céus como Salvador do mundo (Jo 3.16-18; Rm 1.3,4; Is 7.14; Mt 1.23; Hb 10.12; Rm 8.34 e At 1.9);

4. No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade, consubstanciai com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera o pecador; que falou por meio dos profetas e continua guiando o seu povo (2 Co 13.13; 2 Co 3.6,17; Rm 8.2; Jo 16.11; Tt 3.5; 2 Pe 1.21 e jo 16.13);

5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm 3.23; At 3.19);

6 . Na necessidade absoluta do novo nascimento pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus para tornar o homem aceito no Reino dos Céus ao 3.3-8, Ef 2.8,9); 

7 · No perdão dos pecados, na salvação plena e na justificação pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor (At 10.43; Rm 10.13; 3.24-26; Hb 7.25; 5.9);

8 . Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, una, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para seguir a Cristo e adorar a Deus (1 Co 12.27; Jo 4.23; 1 Tm 3.15; Hb 12.23; Ap22.17);

9· No batismo bíblico efetuado por imersão em águas, uma só vez, em nom e do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo (Mt28.19; Rm 6.1-6; Cl 2.12); 

10. Na necessidade e na possibilidade de termos vida santa e irrepreensível por obra do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas de Jesus Cristo (Hb 9.-14; 1 Pe 1.15); 

11 . No batismo no Espírito Santo, conforme as Escrituras, que nos é dado por Jesus Cristo, demonstrado pela evidência física do falar em outras línguas, coriforme a sua vontade (At 1.5; 2.4; 10.44-46; 19.1-7);

12. Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme sua soberana vontade para o que for útil (1 Co 12.1-12); 

13. Na segunda vinda de Cristo, em duas fases distintas: a primeira — invisível ao mundo, para  arrebatar a sua Igreja antes da Grande Tribulação; a segunda — visível e corporal, com a sua
Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos (1 Ts 4.16, 17; 1 C0 15.51-54; Ap 20.4; Zc 14.5; Jd 1.14);

14 . No comparecimento ante o Tribunal de Cristo de todos os cristãos arrebatados, para receberem a recompensa pelos seus feitos em favor da causa de Cristo na Terra (2 Co 5.10);

15 . No Juízo Final, onde comparecerao todos os ímpios: desde a Criação até o fim do Milênio; os que morrerem durante o período milenial e os que, ao final desta época, estiverem vivos. E na eternidade de tristeza e tormento para os infiéis e vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis de todos os tempos (Mt 25.46; Is 65.20; Ap 20.11-15; 21.1-4).

16 . Cremos, também, que o casamento foi instituído por Deus e ratificado por nosso Senhor Jesus Cristo como união entre um  homem e uma mulher, nascidos macho e fêmea, respectivamente, em conformidade com o definido pelo sexo de criação geneticamente determinado (Gn 2.18; Jo 2.1,2; Gn2.24; 1.27).

Fonte:

SOARES, Esequias. Declaração de Fé das Assembléias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

Fase de Transição: Regras a partir de 1 de agosto até 16 de agosto.


DE 1 ATÉ 16 DE AGOSTO

Atividades comerciais
Atendimento presencial entre 6h e 24h

Atividades religiosas
Atividades presenciais individuais e coletivas

SERVIÇOS GERAIS


Restaurantes e similares
Consumo local entre 6h e 24h


Atividades culturais
Atendimento presencial entre 6h e 24h


Academias de esporte
Atendimento presencial entre 6h e 24h


Salão de beleza e barbearia

Atendimento presencial entre 6h e 24h

 

Recomendações

Shoppings, comércio e restaurantes acesso até às 23h e encerramento das atividades às 24h

Até 80% da capacidade de ocupação do estabelecimento


Lição 5: O Reinado de Acazias – 3 Trimestre de 2021


(Texto Áureo) “Tenha já fim a malícia dos ímpios; mas estabeleça-se o justo, provas os corações e os rins. ” (Salmos 7:9)

O benjamita Cuxe acusara Davi ao rei Saul de conspiração traiçoeira contra a autoridade da realeza. Este rei tinha a inclinação de crer prontamente, tanto pelo ciúme que sentia de Davi quanto pelo possível relacionamento que existia entre ele, o filho de Quis, e este Cuxe, ou Quis, o benjamita. Aquele que está perto do trono pode causar mais dano a um súdito do que um caluniador comum. Podemos dar a este salmo o nome de Cântico do Santo Caluniado. Até o mais dolorido dos males é motivo para a composição de um salmo. É uma bênção quando transformamos o acontecimento mais desastroso em tema de uma canção, pois assim vencemos o nosso grande inimigo. Aprendamos uma lição com Lutero, que disse: “Davi compôs salmos. Nós também comporemos salmos e os cantaremos tão bem quanto possível para honrarmos ao nosso Senhor e revidarmos e escarnecermos do Diabo”.

 “Tenha já fim a malícia dos ímpios; mas estabeleça-se o justo” Davi ora, no geral, pela conversão dos pecadores e pelo estabelecimento dos santos. Aqui estão duas coisas que cada um de nós deve desejar e pode esperar: (1) A destruição do pecado, que pode ter um fim em nós mesmos e nos outros. Quando a corrupção é descartada, quando cada caminho tolo e pensamento espúrio são abandonados, e o riacho que corre violentamente em direção ao mundo e à carne é levado de volta e corre na direção de Deus e do céu, então a loucura dos ímpios tem um fim. Quando existe uma reforma geral das atitudes, quando os ateus e os profanos são convencidos e convertidos, quando um fim é colocado na disseminação da infecção do pecado, é aí que os homens maus não mais prosseguem, que sua tolice é manifestada, quando os desígnios maldosos dos inimigos da igreja são frustrados, o seu poder é enfraquecido e o homem do pecado é destruído, então tem já fim a malícia dos ímpios. E é por isso que todos aqueles que amam a Deus - e pelo seu bem odeiam o mal - desejam e oram. (2) A perpetuação da justiça. “... mas estabeleça-se o justo”. Assim como nós oramos para que os maus se tornem bons, oramos também para que os bons se tornem ainda melhores, para que eles não possam ser seduzidos pela astúcia dos ímpios, nem surpreendidos pela sua malícia, para que eles possam ser confirmados na sua escolha dos caminhos de Deus e na sua resolução de preservá-lo. Para que eles possam ser firmes nos interesses de Deus e da religião, e zelosos no empenho de trazer um fim à malícia dos ímpios.

“...pois tu, ó justo Deus” No livro de Naum antes de descrever o julgamento de Nínive, o profeta descreve o Juiz, Jeová, a Quem nos apresenta, não como um Executor injusto e caprichoso, mas. Um que é tardio em irar-se, que espera pacientemente os frutos do arrependimento antes de castigar. Não devemos imaginar, ao pensarmos na ira de Deus, que seja algo semelhante ao furor ardente, apaixonado, cego e insensato de um homem en­raivecido. Ele é tardio para se vingar, mas uma vez ultrapassado o limite, devido ao estado das coisas que exi­jam a nova atitude de vingança, Ele é tão irresistível qual um furação que furiosamente agita o mar, ou como um vento dos desertos que passa sobre a terra deixando- -a em desolação. Veja como as palavras “zelo, vingança, ira, furor, indignação, ferocidade, fúria” descrevem o fato impressionante da ira de Deus. No homem a ira chega a ser o seu soberano e o domina. Deus é sempre o soberano da Sua ira e a usa”. Cristo recebeu de Deus toda a autoridade no céu e na terra: “E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.” (João 5:22,23). “Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. ” (Atos 17:31)

“...provas o coração e a mente”. Como mostra a experiência comum, o funcionamento da mente, em particular os sentimentos da alegria, aflição e choro, causam efeito extremamente notáveis no coração e nos rins: “E exultarão os meus rins, quando os teus lábios falarem coisas retas. ” (Provérbios 23:16); “Assim o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins. ” (Salmos 73:21). Pela posição isolada no corpo e estarem escondidos na gordura, esses órgãos são usados para denotar as operações e sentimentos mais secretos da alma. 0 “coração” significa as cogitações, e a “mente”, os sentimentos. Provar, ver ou examinar a mente é ver ou examinar os pensamentos ou desejos mais secretos da alma. A palavra de Deus é apta para discernir esses pensamentos: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. ” (Hebreus 4:12)

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
29/07/2021

Fontes:

POMMERENING, Claiton, Ivan. O Plano de Deus para Israel em meio a infidelidade da nação – As correções e os ensinamentos divinos no período dos reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Livros Poéticos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia – Livro por Livro. 26ª Impressão. São Paulo: Editora Vida, 2005.

SPURGEON, Charles. Os Tesouros de Davi – Volume I. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.