terça-feira, 25 de março de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 25 DE MARÇO DE 2025 (Marcos 7.13)


LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
25 DE MARÇO DE 2025
AS ESCRITURAS SAGRADAS SÃO A PALAVRA DE DEUS 

Marcos 7.13 "Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas."


"Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes."

Os escribas e fariseus davam mais importância a tradição que receberam de seus pais do que a palavra de Deus. 

Jesus denunciou que um dos mandamentos de Deus era: "honrar pai e mãe", no entanto criou-se pelos homens a tradição de corbã. No qual nem o pai nem a mãe poderia esperar nada do filho porque tudo que ele tinha era oferta ao Senhor.

A palavra de Deus foi colocada em contraste com a tradição dos homens. Cristo considerava a lei mosaica dada por Deus eterna. Quando fariseus escribas cumpriam essa tradição eles invalidavam a palavra de Deus. Invalidar é tornar inválido ou nulo.

Jesus lançou contra aqueles legalistas que eles substituíam as leis da voz de Deus pelos esforços do engenho humano. Porque em sua direção para a vida não dependiam de ouvir a Deus; dependiam de escutar os engenhosos argumentos e debates, as finas sutilezas e as hábeis interpretações dos 
peritos legais.

A verdadeira religião nunca pode ser produto da mente do homem. A verdadeira religião deve proceder sempre, não dos engenhosos 
descobrimentos do homem, e sim simplesmente de ouvir e aceitar a voz de Deus.


"E muitas coisas fazeis semelhantes a estas."

Jesus deixou em aberto outras acusações com o mesmo tema. Eles invalidavam a palavra de Deus tem muitas outras coisas. O contexto nos diz  dos judeus: "..., quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas" (Marcos 7:4).

Sobre esse aparente bom costume estabelecido pela tradição dos homens, Jesus disse abertamente: "...Ouvi-me vós, todos, e compreendei.Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem" (Marcos 7:14,15).


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/3/2025

FONTES:SOARES, Esequias. Em defesa da fé: Combatendo as antigas heresias, que se apresentam com nova aparência. Rio de Janeiro: CPAD, 20

Barclay, William. The Gospel of Mark. Tradução: Carlos Biagini.

HARRISON, Everret F; PFEIFFER, Charles F. Comentário Bíblico Moody. São Paulo: Imprensa Batista Regular, 1990.