segunda-feira, 10 de junho de 2024

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 10 DE JUNHO DE 2024 (2 Timóteo 3.5)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
10 DE JUNHO DE 2024
A ENGANOSA APARÊNCIA DE PIEDADE DOS FALSOS ENSINADORES

2 Timóteo 3.5 “Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. “ 


O Apóstolo Paulo está preso num calabouço romano, na sala de espera do martírio. A fornalha da perseguição contra a igreja está acesa. Paulo dá suas últimas recomendações a Timóteo, um pastor jovem, doente e tímido, sobre como enfrentar vitoriosamente o tempo do fim.

(2 Timóteo 3:1) “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos...” Os últimos dias, segundo a opinião de John N. D. Kelly, denotam o período pouco antes da parousia e do fim da era presente. Outros entendem que é uma referência a todo o período compreendido entre a primeira e a segunda vindas de Cristo. (Atos 2.14-17; Hebreus 1.1-2). Para descrever esses dias duros, trabalhosos, difíceis, furiosos e violentos. Paulo emprega um termo grego usado para descrever os endemoninhados gadarenos que estavam furiosos (Mateus 8.28). Isso indica que a violência dos últimos dias será incitada pelos demônios (1 Timóteo 4.1).

Será uma época de terrível florescimento do mal, em que todos os alicerces morais são sacudidos. É como se o mundo se tornasse ainda mais mundano.(2 Timóteo 3:2-4) “…porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, ”


“Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. “ 

Todos os problemas relatados anteriormente não estão descrevendo apenas um mundo ímpio, mas também pessoas religiosas. As pessoas frequentam a igreja, mas não mudam a vida. Essas pessoas têm forma de piedade, mas nenhum poder.

Hans Burki destaca acertadamente que aqueles que trazem a aparência de uma natureza temente a Deus, mas negam seu poder, apegar-se-ão à forma da religião, mas se distanciarão do Senhor. E bem verdade que ainda preservam os costumes formais da religiosidade, mas não lhe concedem nenhuma influência sobre sua vida.

John Stott diz que, na história da humanidade, a religião e a moralidade têm estado mais distantes entre si do que juntas. As próprias Escrituras testificam esse fato de forma evidente:

Os grandes profetas éticos dos séculos VIII e VII a.C. apontaram os pecados de Israel e Judá nesse particular. Amós denunciou o crescimento da religião e da injustiça simultaneamente (Amós 2.8) “E se deitam junto a qualquer altar sobre roupas empenhadas, e na casa dos seus deuses bebem o vinho dos que tinham multado (Amós 2:8) “.

Isaías fez um diagnóstico parecido em Judá (Isaías 1.14-15) “As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue “.

Jesus, em seu tempo, trouxe a lume a hipocrisia dos fariseus (Mateus 23.25) “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança “.

A mesma epidemia ainda se repetia entre as pessoas que Paulo está aqui descrevendo (3.5). Evidentemente essas pessoas frequentavam a igreja, cantavam hinos, diziam “amém” às orações e deitavam dinheiro no gazofilácio. Tinham aparência e palavras piedosas, mas nada mais eram que forma sem poder, aparência externa sem realidade interna, religião sem moral, fé sem obras.

Essas pessoas gostão das expressões visíveis, das práticas ascéticas e das discussões intermináveis sobre trivialidades religiosas, pensando ser obviamentejustospor serem obviamente religiosos. Mas assim “negaram” a eficácia ou o poder da piedade cristã, por tomarem parte em tantas atitudes e práticas “não religiosas” listadas na introdução que caracterizaram o mundo pagão.


“Destes afasta-te. “

Paulo não está ordenando que Timóteo se afaste de todos os pecadores, porque, se assim fosse, precisaria sair do mundo (I Coríntios 5.10). Paulo está dizendo que Timóteo não deve ter comunhão com aqueles que se dizem crentes, mas vivem de forma desordenada ou hipócrita. “Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais (1 Coríntios 5:11) “.

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
10/04/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

LOPES, Hernandes Dias. 2Timóteo: o testamento de Paulo à igreja. São Paulo: Hagnos, 2014.