sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Salmos 107:9

Salmos 107:9 “Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta.”

 

“Pois fartou a alma sedenta, e encheu de bens a alma faminta.”

Os peregrinos enfrentavam literalmente fome e sede, e poderiam ter perecido ao longo do caminho, mas a intervenção divina os salvou da morte certa. Eles estavam para morrer de fome: a sua alma neles desfalecia (v. 5). Eles estavam desgastados pela fadiga da jornada e estavam a ponto de se prostrar por necessidade de refrigério.

Os que desfrutam de abundância constante e se alimentam até se fartar todos os dias não sabem como é duro estar famintos e sedentos e não ter suprimentos. Às vezes, esse era o caso de Israel no deserto e talvez também de outros viajantes pobres; mas a providência de Deus encontra meios de fartar a alma sedenta e encher de bens a alma faminta.

O mesmo Deus que nos guia, até hoje, alimenta-nos durante toda nossa vida, alimenta-nos com alimento conveniente, fornece alimento para a alma e enche de bens a alma faminta. A alma sedenta, ou, literalmente, a alma ansiosa, recebe da água da vida. Assim como para a sede Ele dá satisfação, também para a fome: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos (Mateus 5.6). Estas benevolências são concedidas sobre a nossa raça, sobre os filhos da família à qual nós pertencemos, e por isto devemos nos unir ao louvor.

Conta-se a história de um homem que sofrera naufrágio e era vitimado pelas ondas, que estavam a ponto de afundar seu escaler. Assim sendo, ele começou a orar, e orar, e orar. Em breve, porém, surgiu outro navio que o resgatou do mar. Então o homem disse: “Esquece-te de minha oração, Senhor. Eu resolvi por mim mesmo este problema!”.

Essa historieta ilustra como muitos homens não reconhecem a providência divina quando esta sai em seu socorro, ou quão breve os homens esquecem aquilo que Deus faz. O poeta, contra tal atitude, conclamou os homens a relembrar as obras de Deus e Sua bondade, agradecendo-Lhe de todo o coração. O coração agradecido é aquele que tem alguma espiritualidade.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/10/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Poéticos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.

SPURGEON, Charles. Os Tesouros de Davi – Volume II. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

Salmos 107:8

Salmos 107:8 “Louvem ao Senhor pela sua bondade, e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.”

 

“Louvem ao Senhor pela sua bondade,”

Orações desesperadas foram feitas, e Yahweh as ouviu e respondeu. Isso encorajou o poeta a conclamar todos a louvar ao Senhor, ou proferir, em alto e bom som, o aleluia! por causa de Sua bondade e por todas as Suas maravilhas em favor de Seu povo. Os versos: 18, 15, 21 e 31 repetem a mesma declaração, pelo que atuam como um refrão do cântico.

“Louvem ao Senhor”. Em hebraico: Que eles confessem ao Senhor, tanto secretamente como publicamente. Isto é todo o pagamento que Deus exige; Ele se satisfaz com que nós tenhamos o consolo das suas bênçãos, para que Ele possa ter a honra delas. Este é todo o pagamento que Cristo espera pelas curas que realiza: Vá e conte o que Deus fez por você.

As palavras parecem ser uma recompensa pobre e superficial; mas o nome de Cristo, diz Nazianzo, é “O Verbo de Deus”. Ele, então espera que toda a sua criação declare a Sua bondade, reconhecendo o que Ele tem feito, e que também declarem a mesma coisa aos homens: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9).

 

“... e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens.”

A “bondade” referida neste verso 8 amplia-se, neste mesmo versículo, para as “maravilhas”: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito é lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação, ou sombra de mudança” (Tiago 1.17).

As obras de misericórdia de Deus são maravilhas, são obras de poder e de graça maravilhosos, considerando a fraqueza e a indignidade daqueles por quem Ele mostra misericórdia. Espera-se que os que recebem a misericórdia de Deus o louvem: “O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras” (Salmos 145:9).

A palavra “homens” não é mencionada no texto original, mas a palavra é adequadamente inserida pelos tradutores em algumas versões; o salmista desejava que todas as coisas existentes exaltassem o nome do Senhor: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas” (Apocalipse 4:11).

E bom que os remidos sejam incitados a bendizer ao Senhor freqüentemente, pois a vida preservada merece uma gratidão de uma vida inteira. Devemos bendizer ao Senhor juntamente com os nossos semelhantes.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/10/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Poéticos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.

SPURGEON, Charles. Os Tesouros de Davi – Volume II. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

Mateus 10.28

Mateus 10.28 “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”.

 

 “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma;”

Os seguidores de Jesus não deveriam temer os seus inimigos porque estes estavam limitados no que diz respeito à quantidade de danos que poderiam causar aos discípulos. O máximo que os perseguidores poderiam fazer é matar o corpo, mas não poderiam danificar o verdadeiro ser. Depois de ter ficado o seu corpo por algum tempo em poder de seus perseguidores, Jesus orou: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lucas 23:46).

A palavra grega para “alma” (psique) é paralela à palavra hebraica (nepesh), e possui vários significados. Nesse contexto “alma” significa o espírito eterno e não somente a vida no corpo. O corpo pode ser morto, mas a alma continua a viver (Mateus 11:29; 16:26; Marcos 8:36, 37; Lucas 12:20; Hebreus 6:19; 1 Pedro 1:9, 22; 2:11; 4:19; Tiago 1:21; 5:20)

Embora seguidores fiéis de Cristo pudessem sofrer a perda do corpo, eles não enfrentariam “o castigo eterno” ou “a segunda morte” (Mateus 25:46; Apocalipse 20:14). Seus inimigos não poderiam afetar essa parte do homem que é invisível e imaterial.

 

“... antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.”

Em vez de temerem os homens, Jesus instruiu-os a temer aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. Dois tipos de “medo” são contrastados aqui: o medo de homens é um medo egoísta, e o medo de Deus é benéfico e bom. Deus deve ser temido porque Ele é “aquele que pode salvar e fazer perecer” (Tiago 4:12).

A palavra grega para “fazer perecer” não implica aniquilação, mas o castigo eterno no geena, o verdadeiro inferno (Mateus 5.22). A alma e o corpo perecem quando são lançados no inferno. Deus pode lançar o homem inteiro, corpo e alma (depois da ressurreição) no lago de fogo.

A frase "a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo"  (Apocalipse 20:14) tem uma correlação com esta fala de Jesus. Na passagem apocalíptica citada, "morte" alude aos corpos dos mortos ímpios; "inferno", por sua vez, equivale à parte espiritual desses mortos; e "lago de fogo" refere-se ao destino final dos que não morrem em Cristo.

O temor do homem produz covardes, o de Deus, heróis e mártires. O temor de Deus afasta qualquer outro temor. Temos a tendência a evitar pensar meditativamente sobre o temor de Deus, e não há nada mais importante do que aprendermos isso: “O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte” (Provérbios 14:27).

 

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/10/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201206_05.pdf

PEARLMAN, Myer. Mateus – O Evangelho do Grande Rei. Rio de Janeiro: CPAD.

ZIBORDI, Ciro, Sanches. Erros escatológicos que os pregadores devem evitar. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.

ROBERTSON, A. T. Comentário Mateus & marcos à luz do novo testamento grego. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 24 DE OUTUBRO DE 2025 (1 Coríntios 12:22)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
24 DE OUTUBRO DE 2025
TODOS OS MEMBROS DO CORPO SÃO IMPORTANTES

1 Coríntios 12:22 “Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são muito mais necessários;”

 

“Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são muito mais necessários;”

Deus formou o corpo humano de tal modo que todos os membros trabalham em perfeita harmonia. Cada membro é necessário, incluindo aqueles “que parecem ser os mais fracos”, isto é, os menos proeminentes ou importantes. Os membros do corpo que parecem ser mais fracos são geralmente os menos percebidos, os que fazem o seu trabalho silenciosa e automaticamente.

Dando continuidade à analogia do corpo, o apóstolo provavelmente tinha em vista órgãos internos como o coração, os pulmões ou os rins. Sem esses órgãos, o corpo entra em colapso; ainda que o funcionamento deles não exija um esforço consciente da parte do braço, do olho, nem do cérebro. As funções desses órgãos são necessárias para que os sentidos informem o corpo ou para que os músculos conduzam a uma resposta significativa.

Longe de poder dizer: “Não preciso de vós”, o corpo é ainda mais dependente desses membros menos percebidos. Semelhantemente, no corpo do povo do Senhor, aqueles que trabalham e contribuem de modo previsível e discreto são insubstituíveis. Cada membro da igreja deve lembrar que o bem-estar do corpo é mais importante do que reconhecimento pessoal.

O corpo precisa que todas as suas funções estejam em funcionamento, cada membro para o bem do todo, cada um reconhecendo o valor e a importância dos outros. É arrogância não agir assim.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
22/10/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas da igreja e suas soluções. 3.ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201704_02.pdf