LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
15 DE NOVEMBRO DE 2025
ALINHEMO-NOS AOS PENSAMENTOS DE DEUS
Isaías 55:7 “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.”
“Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor,”
“Caminhos” e “pensamentos” representam a conduta de uma pessoa na vida e os processos mentais que são alimentados na mente e depois postos em ação. O homem mau e o homem violento pensam sempre o mal no seu coração (Salmo 140.1). Os pensamentos deles são muito diferentes dos pensamentos de Deus sobre eles: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jeremias 19.11).
O velho modo de pensar e agir precisa ser rejeitado e descartado como se descarta um velho casaco que não serve mais como agasalho e que perdeu o valor com o passar do tempo. Mas não basta ter convicção de pecado, é preciso pôr o pé na estrada da volta para Deus. É preciso se converter ao Senhor: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e para que venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor”. A tristeza pelo pecado é apenas uma parte do arrependimento, ele deve ser acompanhado por uma volta sincera e urgente para Deus.
“... que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.”
A promessa aos que se arrependem é “compaixão” e “perdão” em abundância. Para aqueles que confessam suas iniqüidades e as deixam, alcançarão misericórdia. É o caráter misericordioso de Deus e não nosso quebrantamento que nos garante a restauração espiritual: “Misericordioso e piedoso é o Senhor; longânimo e grande em benignidade” (Salmos 103.8).
Warren Wiersbe diz que a única coisa que serve de estímulo para que nos arrependamos e voltemos para o Senhor é o caráter de Deus. Matthew Henry destaca o fato de que devemos nos tornar para o Senhor, não somente porque ele tem sido justo em punir-nos pelos nossos pecados, mas, sobretudo, porque ele é gracioso e misericordioso em nos receber na base do nosso arrependimento. Até mesmo na ira Deus se lembra da sua misericórdia (Habacuque 3.2).
Não sabemos como perdoar e oferecer misericórdia ou graça. Levantamos punhos cerrados, mas Deus abre Seu bondoso coração e corre ao nosso encontro. Ele não perdoa a contragosto; Ele perdoa com misericórdia. Ele perdoa cada vestígio de pecado, sem deixar nenhum sinal ou sombra dele. Ele tem o poder de perdoar: “Mas contigo está o perdão, para que sejas temido” (Salmos 130:4).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
09/11/2025
FONTES:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201010_08.pdf
https://textoaureoebd.blogspot.com/2024/06/joel-213.html
