sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Leitura bíblica diária Cpad - 1 de dezembro de 2023 - Filipenses 2.4



(Filipenses 2:4) “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”

No mundo de hoje, cada pessoa cuida e pensa primeiro de si mesma, e seu olhar está atento apenas aos próprios interesses. Os interesses dos outros estão fora de seu verdadeiro campo de visão. Por isso, tampouco existe no mundo verdadeira comunhão, mas somente o medo recíproco e a ciumenta autodefesa contra o outro. Na irmandade da Igreja de Jesus, isso pode e deve ser diferente.

É importante ressaltar que Paulo não exige que eu negligencie as minhas coisas e somente me engaje a favor dos outros. A Bíblia ensina que toda pessoa deve ter uma preocupação legítima consigo mesma: “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja” (Efésios 5:28,29). O que Paulo espera que o nosso olhar de amor e preocupação também caia sobre as necessidades, dificuldades e aflições do nosso irmão.

O apóstolo Paulo procura inculcar na mente dos cristãos que o espírito egoísta contradiz o espírito cristão, cujo padrão de vida baseia-se no amor ao próximo. Antes de querer pensar apenas nas minhas coisas, nos meus interesses, devo pensar em ser útil às pessoas nos seus interesses: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas” (Mateus 7:12).

A convivência com os irmãos da mesma fé requer de cada cristão uma boa dose de humildade e desprendimento. O meu crescimento não pode prejudicar o crescimento dos demais. Os meus dons não são para o usufruto meu, mas devem ser úteis à comunidade. Os que buscam primazia no seio da igreja com atitudes egoístas se esquecem do princípio deixado por Jesus: “E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos”(Marcos 10.44).

Na ética cristã, aprendemos um princípio básico em relação às pessoas que é o de, primeiro, pensar nos outros no sentido de ajudar: “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras” (Hebreus 10:24)

O Espírito Santo ajuda o crente a evitar todo partidarismo, egoísmo e vanglória, produzindo no seu coração um sentimento de respeito e amor pelos demais irmãos da mesma fé:                O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.  Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor” (Romanos 12:9-11)

No aspecto familiar da igreja: Deus é nosso Pai e nós somos irmãos e irmãs. Em outras religiões os adeptos se tratam como “irmãos”; mas, pelo que se sabe, só no cristianismo os membros são orientados a amarem uns aos outros como irmãos. Como irmãos e irmãs em Cristo, eles deveriam se amar cordialmente uns aos outros; deveriam buscar o melhor uns para os outros. Jesus disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (João 13:35). Não devemos nos preocupar em ser honrados; mas em honrar os outros.

O amor não se deixa levar pela “auto-estima”, mas pela “outro-estima”.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
26/11/2023

FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.

CABRAL, ElienaI. Fllipenses - A humildade de Cristo como exemplo para a Igreja. – Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1999.

LOPES, Hernandes dias. Filipenses: a alegria triunfante no meio das provas; Hernandes Dias Lopes. São Paulo: Hagnos, 2007.

DE BOOR, Werner. Carta aos Efésios, Filipenses e Colossenses, 2006.

Bruce , F. F. Filipenses, 1992.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201012_07.pdf

http://biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200904_05.pdf