sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Bibliografia Sugerida - 1° Trimestre de 2025.

Apresentação da Revista - 1° Trimestre de 2025.

Texto Áureo Lição 1: Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja. Heb...

TEXTO ÁUREO

“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.”
(Judas 3)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 3 DE JANEIRO DE 2025 (Tito 3.10)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
3 DE JANEIRO DE 2025
NÃO INSISTIR COM O HEREGE CONTUMAZ

Tito 3.10 “Ao homem hereje, depois de uma e outra admoestação, evita-o,”

 

Ao homem hereje,”

Paulo resumiu a maneira como se deve tratar o herege, ou seja, aquele que, rejeitando a verdadeira fé, julga-se mais sábio e conhecedor do que os demais cristãos. Esses são arrogantes, presunçosos, e se acham “donos da verdade”. O apóstolo demonstra que é perda de tempo ficar discutindo ou argumentando com quem apóstata da fé e se afasta da sã doutrina de Cristo. Os hereges produziam enormes contendas, lançando uns contra outros, provocando desunião e intrigas entre os próprios crentes.

Ele é incisivo e direto quanto ao trato com o herege. A palavra no grego que expressa tal pessoa é hairetikos, que algumas versões chegam a traduzir, simplesmente, por “heréticos” palavra naquele tempo não tinha ainda esse significado. Hairesis significava uma seita, partido ou escola de pensamento e é aplicada no livro de Atos aos saduceus, fariseus e cristãos.

Hairetikos, entretanto, significava faccioso, partidário, aquele que funda ou crê numa heresia, herege, aquele que causa divisões, cismático, seguidor de doutrina falsa.

 

“... depois de uma e outra admoestação, evita-o,”

Os irmãos devem “admoestar” o membro faccioso uma primeira e uma segunda vez: “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;  Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano” (Mateus 18:15–17). Se essas tentativas não produzirem nenhuma mudança para o bem, os cristãos fiéis devem “rejeitá-lo”.

Ou seja, devemos evitar o espírito faccioso e nos recusar a nos juntarmos a qualquer pessoa ou tendência partidária que divida o corpo do Senhor comprado com o Seu sangue: "E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles" (Romanos 16.17).

Por que essa atitude ousada e decisiva seria tomada contra um membro do corpo do Senhor? Depois de todos os esforços para mudar a mente e o comportamento deste e a sua insistente recusa a entender, tal pessoa está “pervertida” (v.11). E demonstra assim, por si mesma que está condenada.

A conduta e a recusa em mudar o tornam responsável pela própria condenação. É uma situação lamentável, mas, se aquele que deveria seguir as pegadas de Cristo (1 Pedro 2:21–25) persiste nesse padrão, deve ser rejeitado: “Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu”;Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe (2 Tessalonicenses 3:6, 14).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/12/2024

FONTES:

SOARES, Esequias. Em defesa da fé: Combatendo as antigas heresias, que se apresentam com nova aparência. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200401_08.pdf


RENOVATO, Elinaldo. As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

STOTT, John R.W. A mensagem de 1 Timóteo e Tito: a vida da Igreja local: a doutrina e o dever; tradução Milton Azevedo Andrade. — São Paulo: ABU Editora, 2004.