FORMAS DE NEGAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE DEUS
O estudo comparativo das religiões é decisivo em afirmar que a crença na existência de Deus ê de natureza praticamente universal. Apesar disto, são muitas as pessoas que estão prontas a negar a existência do Criador. Para fazê-lo, usam os seguintes argumentos:
1. O ateísmo. Entre aqueles que negam a existência de Deus, estão os ateus, dos quais destacam-se duas classes: a do ateu prático e do ateu teórico. Os primeiros são sensivelmente gente sem Deus, que na vida prática não reconhecem a Deus, e que vivem como se Deus de fato não existisse: "...todas as suas cogitações são: Não há Deus” (SI 10.4). Os outros são geralmente uma classe mais intelectual, e baseiam sua negação da existência de Deus no desenvolvimento de um raciocínio meramente humano. Tratam de provar por meios que eles consideram argumentos razoáveis e conclusivos que não há Deus.
2. O agnosticismo. O termo "agnosticismo" vem do grego "não saber". Deste modo o agnóstico cré que nem a Criação e nem os alegados fatos quanto à existência de Deus podem fazê-Lo conhecido realmente. O agnóstico alega crer unicamente no que vê. Estes jamais alcançarão a bem-aventurança dita por Jesus: "Bem-aventurados os que não viram e creram" (Jo 20.29).
3. O deísmo. O deísmo chega a admitir que Deus existe, contudo rejeita por completo a possibilidade de Sua revelação à humanidade. Para o deísmo, Deus não possui atributos morais nem intelectuais, sendo até duvidoso que Ele tenha tido qualquer participação na criação do Universo, Noutras palavras, deísmo é a religião natural baseada no raciocínio puramente humano.
4 .O materialismo. O materialismo declara que a única realidade é a matéria. Portanto, como Deus não se identifica com a matéria, o materialismo descarta a existência de Deus.
5. O panteísmo. O panteísmo ensina que no Universo, Deus é tudo e tudo é Deus. Deus não só parte do Universo criado, Ele seria o proprio Universo. O hinduísmo é adepto desta falsa teoria. O erro filosófico e religioso do panteísmo é confundir o Criador com a Criação.
COMENTADOR:
RAIMUNDO F. DE OLIVEIRA, pastor, escritor, conferencista e chefe da Divisão de Educação Cristã.
FONTE:
Lições Bíblicas 1987 - 4 Trimestre - A doutrina de Deus - Raimundo de Oliveira