quarta-feira, 7 de maio de 2025

LEITURA BIBLICA DIÁRIA CPAD 7 DE MAIO DE 2025 (João 10.16)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
7 DE MAIO DE 2025
JESUS É A ENTRADA ACESSÍVEL PARA AS SUAS OVELHAS

João 10.16 “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. “

 

“Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; “

Lembrando Jesus da largura do amor de Deus por suas ovelhas. Olhou fora do aprisco de Israel. As ovelhas, que pertenciam a este aprisco, eram de linhagem judaica, ovelhas que receberam os patriarcas, as alianças, a lei, mas ele tinha outras ovelhas, que precisavam ser buscadas, os gentios, que nunca tinham pertencido a este rebanho. Aquelas que eram alheias as promessas, todavia quando ele chamasse essas também ouviriam a sua voz.

Paulo lembra a condição do passado dos gentios: ‘Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.”(Efésios 2:11-13).

 

“... também me convém agregar estas, ”

O mistério da inclusão dos gentios estava implícito aqui. Covinha Jesus agrega-los afim de cumprir a promessa de Deus ao mundo que ele amou: “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou” (João 9.4). Os apóstolos de início tiveram dificuldade de entender que os gentios tampem fariam parte da igreja do Deus vivo.

Pedro precisou ouvir o testemunho do centurião Cornélio para confessar: “Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. ” (Atos 10:34,35). Depois de exaustivos debates no Concilio de Jerusalém, Tiago, irmão do Senhor reconheceu que a inclusão dos gentios fazia parte do plano de Deus: “Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.⁵ E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito: Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo. Para que o restante dos homens busque ao Senhor, e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas” (Atos 15:14-17)

 

 “... e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. “

Essas ovelhas também ouviriam a sua voz e o reconheceriam como seu único e suficiente Salvador. Através da fé receberiam de igual modo a adoção de filhos. O sinal para essa convicção seria o mesmo Espírito derramado entre os gentios: “Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito” (Efésios 2:18). Pedro na casa de Cornélio testemunhou o Espírito ser derramado entre os gentios e declarou: “Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?” (Atos 10:47).

Na igreja de Cristo foi derrubada a separação: Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio” (Efésios 2:14). Nela não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:28). Há somente um rebanho e apenas um Pastor.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR 
05/5/25

FONTES:

CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez Carne – Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

BRUCE, F. F. João introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1987.