quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Texto Áureo Lição 2 - Somos Cristãos. Atos 15.19


TEXTO ÁUREO

“Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus. ” (Atos 15.19)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 9 DE JANEIRO DE 2025 (Romanos 3.28)


LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
9 DE JANEIRO DE 2025
O SER HUMANO É JUSTIFICADO PELA FÉ, SEM AS OBRAS DA LEI

Romanos 3.28 “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. ” 

“Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei. ” 

A doutrina da justificação pela fé é o cerne da teologia paulina, aqui ela é usada em confronto direto com o ensino judaico ou dos judeus cristãos, que defendiam que o homem encontra a graça de Deus quando cumpre a vontade divina por meio da lei judaica. Paulo contra-argumenta que basta ao ser humano ter fé na eficácia do sacrifício de Cristo na cruz para Deus o declarar justo. E conclui “que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei”. 

Paulo não pretende dizer que não há necessidade de praticar as obras da lei. O que diz é que, mesmo quando o homem as pratica razoavelmente bem, não é por isso justificado à vista de Deus. Está implícito aqui um princípio geral: não podemos ser salvos por observar lei alguma porque jamais observamos perfeitamente lei alguma.

Os judeus orgulhavam-se de seu zelo e tradição religiosa. O próprio Paulo excedia a muitos pelo ardor religioso e a preocupação no cumprimento da Lei (GáIatas 1.14; Filipenses 3,6). Mas a justificação diante de Deus exigia mais que isto. A justificação pela fé.

A justificação pela fé não deixa espaço para o indivíduo jactar-se ou vangloriar-se da realização pessoal. O apóstolo havia escrito aos cristãos de Éfeso: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8, 9).

Mas o que significa ser justificado pela fé? Significa aceitar com plena confiança o sacrifício justifícador de Cristo. A palavra justificar no grego é: “ dikaioo” e quer dizer declarar justo. Como o pecador é declarado justo diante de Deus? Uma vez que o pecador não tem condição nem méritos para ser justificado, então Cristo, “ que não conheceu pecado”, tomou os pecados do pecador sobre si e os cravou na sua cruz, fazendo-se “ pecador por nós”. Feito isto, Ele propiciou para nós a nossa justificação. Nossa justificação baseia-se na fé na obra que Cristo fez por nós (2 Coríntios 5.21; Tito 3.4,5).

Martinho Lutero quando traduziu Romanos 3.28, acrescentou “somente” para dar ênfase, ficando assim o texto: “[...] pela fé somente”. Do ponto de vista linguístico, Lutero tinha razão de traduzir assim, pois apesar de o fato das palavras “somente” e “só” terem sido omitidas, esse é realmente o sentido do texto.

Por este "acréscimo" ao texto alguns o criticaram severamente. Ele deu pouca importância a tais críticos, os quais descreveu como "fazendo tremendo rebuliço porque a palavra sola, 'somente', não consta no texto de Paulo, e este acréscimo (...) à Palavra de Deus não deve ser tolerado".

Mas como sentido que Lutero quis dar à palavra "somente", ela sintetiza com precisão o que Paulo quis dizer: é somente pela fé, e não por obras da lei, nem por quaisquer outros meios imaginários de justificação, que o homem recebe o estado de justo que Deus outorga por Sua graça. Quando se capta isto, pode-se ver que os homens não têm base para felicitar-se quando observam o meio de salvação; é sola gratia, sola fide, soli Deo gloria ("somente pela graça, somente pela fé, somente a Deus seja a glória").

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
30/12/2024

FONTES:

SOARES, Esequias. Em defesa da fé: Combatendo as antigas heresias, que se apresentam com nova aparência. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200811_03.pdf

CABRAL, Elienai. Romanos – O evangelho da justiça de Deus. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 1986.

BRUCE, F, F. Romanos - Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2002.

NEVES, Natalino das. Justiça e Graça: Um Estudo da Doutrina da Salvação na Carta aos Romanos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.