quinta-feira, 20 de novembro de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 20 DE NOVEMBRO DE 2025 (Números 20:12)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
20 DE NOVEMBRO DE 2025
O DESCONTROLE DE MOISÉS LHE TROUXE GRANDE PREJUÍZO 

Números 20:12 “E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.”

 

“E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel,”

A Moisés e a Arão foi dada a ordem de eles apenas “falarem” à rocha. A vara de Moisés, todavia, foi usada por ele, para ferir a rocha por “duas vezes”, tendo assim produzido água em abundância (v. 11), tal como havia efetuado maravilhas no Egito.

Após essa insubordinação, no qual Deus não estava sendo glorificado. O Senhor disse a Moisés e a seu irmão Arão:Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel”. Alguns intérpretes acreditam que isso aconteceu porque Moisés e Arão estavam muito indignados com os “rebeldes”. Fosse como fosse, eles claramente desobedeceu à ordem de Yahweh, que tinha dito para ele “falar" à rocha e não “ferir” a rocha.

Golpear a rocha também foi um ato de descrença por parte de Moisés. Aqui, o grande líder hesitou; aqui ele renunciou efetivamente a tudo que ele mesmo representava, e mostrou descrença na Palavra de Deus. Por este motivo, não lhe foi permitido entrar na terra prometida.

O trecho de Deuteronômio 32.50-51 indica que Moisés não interpretou o incidente como um sinal da parte de Yahweh; e isso complicou toda a sua situação: “Porquanto transgredistes contra mim no meio dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim; pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel”.

 

“... por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.”

Por causa da desobediência diante dos filhos de Israel a Moisés e a Arão foi promulgado que eles não introduziriam a congregação na terra de Canaã. Depois de uma longa jornada pelo deserto, Moisés não teve permissão para entrar na terra prometida. Este episódio é uma mácula no currículo do servo fiel e confiável do Deus da aliança.

Foi no monte Nebo, do pico do Pisga, que Moisés somente avistou a terra prometida. Esse pico oferecia uma visão ampla da terra da Palestina: “Pelo que verás a terra diante de ti, porém não entrarás nela, na terra que darei aos filhos de Israel” (Deuteronômio 32:52). Essa montanha situava-se em Moabe, oposta a Jericó (Números 33.47). Após ver a terra prometida desse monte Moisés expirou: “Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor.  E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura. Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor” (Deuteronômio 34:5-7).

No monte Hor, nos confins da terra de Edom, Deus anunciou a morte iminente de Arão. O irmão e porta-voz de Moisés deveria ser recolhido a seu povo e não poderia entrar na Terra Prometida. Ele morreu no cume do Monte com a idade de 123 anos: “Fez, pois, Moisés como o Senhor lhe ordenara; e subiram ao monte Hor perante os olhos de toda a congregação. E Moisés despiu a Arão de suas vestes, e as vestiu em Eleazar, seu filho; e morreu Arão ali sobre o cume do monte; e desceram Moisés e Eleazar do monte” (Números 20:27,28).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
11/11/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John.Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.