sexta-feira, 12 de abril de 2024

Colossenses 4.5

Colossenses 4.5 “Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.” 

 

“Andai com sabedoria para com os que estão de fora,”

Paulo exorta os crentes a andar “com sabedoria para com os que estão de fora” (gr. tous exo), ou seja, para com os descrentes, para com os que não são cristãos. Em outra tradução, pode-se ler: “portai-vos (gr. peripateo) com sabedoria...” Essa exortação quanto ao “andar” ocorre noventa e seis vezes no Novo Testamento. É uma metáfora muito comum nos escritos antigos, dando idéia do modo de viver das pessoas, da conduta e do comportamento (Salmo 128.1).

Os colossenses viviam em uma comunidade contaminada pelas heresias gnósticas. Se não tivessem sabedoria, concedida por Deus, facilmente seriam levados pelos enganos e engodos dos falsos ensinos. E, além do desvio doutrinário, poderiam apresentar um testemunho negativo de sua fé e conduta, causando escândalos ao evangelho de Cristo.

O apóstolo Paulo já havia orando pelos irmãos de Colossos para que fossem cheios de sabedoria: “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual” (1.9). A sabedoria mencionada não diz respeito ao saber teológico (que é muito útil), e muito menos filosófico, que traz o conhecimento de Deus, mas a sabedoria (gr. sophia) que vem do Espírito de Deus. A sabedoria divina mostra ao cristão como deve ser o seu comportamento como servo de Deus e como deve guardar e praticar os mandamentos de Deus, que é a verdadeira sabedoria (Deuteronômio 4.6). “Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência” (Jó 28.28). Esta é a sabedoria que Deus dá aos seus servos “santos e irmãos fiéis”: temer a Deus e apartar-se do mal (Salmo 111.10).

Somente com a sabedoria, dada por Deus, é possível o cristão viver (“andar”) de modo santo e agradável, digno do testemunho de servo de Cristo. Quando 0 apóstolo se refere aos “que são de fora”, dá a idéia de que os crentes são “os que são de dentro”. Aí se vê a diferença. De fato, os seguidores de Cristo são peregrinos e forasteiros neste mundo (Hebreus 11.13; 1 Pedro 2.11); estão no mundo, mas não são do mundo (João 15.19).

 

“... remindo o tempo. ”

Em outra versão se lê: “aproveitai as oportunidades”. A idéia de “remir” o tempo equivale, a saber, aproveitar as oportunidades, os dias e os períodos de tempo que Deus concede à Igreja. E isto compreende também cada crente, individualmente, no sentido de se fazer o que lhe é confiado, em face da missão deixada por Cristo, de se tornar conhecida a mensagem do Reino.

Dentro das igrejas locais, há muitos crentes perdendo tempo. Quantos há que, aos domingos, ou em outros dias da semana, deixam de ir à igreja para ficarem assistindo a programas de televisão que nada têm de edificantes e convenientes para a vida cristã; quantos não têm tempo para ler sequer um capítulo da Bíblia, ou para orar durante meia hora por dia, mas têm tempo para ler jornais, revistas e outros tipos de literatura; quantos que, enquanto a igreja está reunida, vão à praia, aos clubes e outros locais de lazer.

Não se quer dizer com isso que o lazer, no momento oportuno, seja pecado; contudo, a perda de tempo é flagrante na vida de muitos que se dizem cristãos. Por isso, o apóstolo exorta os colossenses a remir o tempo. Em Efésios 5.16, o apóstolo esclarece melhor o porquê desse “resgate” do tempo: “remindo o tempo, porquanto os dias são maus”.

Trazendo para os nossos dias estas palavras do apóstolo Paulo, podemos ver que ainda hoje “os dias são maus”. A juventude está sendo destruída; adolescentes, mesmo filhos de crentes, estão se desviando em grande número. Em parte, muitos pais são culpados, pois não estão remindo o tempo, dando uma educação espiritual adequada a seus filhos. O tempo está passando, e, sem dúvida, o Senhor irá cobrar dos servos o que fizeram com esse “talento” do tempo.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
12/4/2024

FONTES:

GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta – O caminho da salvação, santidade e perseverança para chegar ao céu. Rio de Janeiro, CPAD, 2024.

RENOVATO, Elinaldo. Colossenses - A Perseverança da Igreja na Palavra Nestes Dias Difíceis e Trabalhosos. Rio de Janeiro, CPAD, 2005.

Texto Áureo Lição 2 - A escolha entre a porta estreita e a porta larga. Lucas 13.24