sexta-feira, 12 de março de 2021

Lição 11: Compromissados com a evangelização - 1 trimestre de 2021.


 (Texto áureo) “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” (Romanos 1:16)

Paulo em sua minuciosa apresentação a Igreja de Roma começa afirmando que não se envergonha de pregar o Evangelho de Cristo. As dificuldades financeiras ou a falta de recursos necessários, não o envergonhavam de pregar o Evangelho. Para o apóstolo das gentes, o Evangelho tem um sentido vivo: não é opaco como certas filosofias religiosas da época.

O termo “evangelho”, oriundo do vocábulo grego , significa literalmente “boa-nova”. A palavra é formada por dois vocábulos gregos: , bom, e , anúncio. Trata-se de uma expressão antiquíssima da língua grega. A palavra, contudo, só viria adquirir a conotação com que, hoje, a conhecemos a partir do advento de Cristo. Após o seu batismo, o Senhor apresentou-se a Israel com o evangelho do Reino. Ao descrever a ação evangelizadora de Jesus, ressalta-lhe Mateus não somente as palavras, mas notadamente os atos: “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo” (Mateus 9.35).

“O Evangelho é poder de Deus”.  No grego, a palavra poder é “dunamis” cujo sentido é dinamite. O Evangelho é dinâmico, não apenas atraente como uma idéia ou alguma filosofia. A palavra poder, em relação ao Evangelho, significa a intervenção imediata e instantânea de Deus na vida do pecador. O Evangelho tem um poder miraculoso que pode transformar o mais vil pecador numa nova criatura.

“Para a Salvação”. A palavra salvação neste texto tem um sentido individual e também universal, pois é para todo aquele que crer. Seu alcance tem uma dimensão real, pois não se trata de um poder abstrato ou inconcebível. E um poder divino que pode ser experimentado e sentido. A palavra crer, no grego é “pisteuo”, que também significa fé, como um ato de confiar em alguém. Em relação ao Evangelho, crer significa confiança ou a entrega pessoal de modo pleno a ponto de colocar-se o que crê, completamente à disposição de outra pessoa. Crer no Evangelho não implica num mero assentimento intelectual a uma verdade apresentada, mas requer uma entrega voluntária e sem reservas à verdade recebida. Crer em Cristo é entregar-se a Ele sem reservas.

“Primeiro do judeu” (1.16) não quer dizer que é necessário tornar-se judeu para conhecer os benefícios do poder do Evangelho. Basta crer no Evangelho. Essa afirmação deve ser entendida cronologicamente. Jesus afirmou a mulher samaritana: Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos por que a salvação vem dos judeus. (João 4:22)

Nós, igreja do Senhor Jesus, comissionados para pregar o Evangelho a toda à criatura. Não podemos nos envergonhar dele, afinal o Evangelho é o poder de Deus para a Salvação, ou seja, todos que chagaram a Cristo foi por intermédio do Evangelho. Se você não se envergonha do Evangelho. Pregue o Evangelho! “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” (1 Coríntios 9:16)

Deivy Ferreira Paniago Júnior
12/3/3021

Fontes:

SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

ANDRADE, Claudionor. O desafio da Evangelização. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

CABRAL, Elienai. Romanos: O evangelho da justiça de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1986.

Clique abaixo para comprar o livro na Amazon.

Redes Sociais

ibetel"
ibetel"
comoespo"
comoespo"

Quem sou eu?

Minha foto
Andradina, São Paulo, Brazil
Deivy Ferreira Paniago Junior, Brasileiro, nascido em 07 de Julho de 1984 na Cidade de Andradina SP, Casado com a Missionária Maria Carolina Silva Paniago, Pai de dois filhos (Davy e Daniel), Filho do Pastor Deivy Ferreira Paniago e de Ricarda Cardoso de Souza Paniago. Formado em Teologia pelo antigo CETADI, atual Faculdade Teológica IBETEL. Membro da Assembleia de Deus Ministério Ipiranga em Andradina, Separado ao Diaconato pelo Pastor Miguel José de Souza Filho no dia 20 de Maio de 2007 na Cidade de Três Lagoas MS, ao Presbitério pelo Pastor Alessandro Aparecido dos Santos no dia 3 de Novembro de 2013 em São Paulo e a Evangelista pelo Pastor Allan Barbosa no dia 9/10/2021. Foi Líder de Adolescentes, de Mocidade, Professor de Jovens e Adultos, Superintendente de Escola Bíblica Dominical, Dirigente de Ponto de Pregação e de Congregações em São Paulo e em Andradina. Professor de Teologia. Atualmente Dirigente da Assembleia de Deus Ministério Ipiranga - Bairro Planalto pertencente ao setor de Andradina que tem como supervisor o Pastor Setorial Juraci Evangelista de Souza.

De Onde sou?

Destaques

Veja também: