Segunda, 6 de março
de 2023 - Romanos 1.16
(Romanos 1:16) “Porque
não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação
de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. ”
Paulo em sua minuciosa
apresentação a Igreja de Roma começa afirmando que não se envergonha de pregar
o Evangelho de Cristo. As dificuldades financeiras ou a falta de recursos
necessários, não o envergonhavam de pregar o Evangelho. Para o apóstolo das
gentes, o Evangelho tem um sentido vivo: não é opaco como certas filosofias
religiosas da época.
O termo “evangelho”, oriundo do
vocábulo grego , significa literalmente “boa-nova”. A palavra é formada por
dois vocábulos gregos: , bom, e , anúncio. Trata-se de uma expressão
antiquíssima da língua grega. A palavra, contudo, só viria adquirir a conotação
com que, hoje, a conhecemos a partir do advento de Cristo. Após o seu batismo,
o Senhor apresentou-se a Israel com o evangelho do Reino. Ao descrever a ação
evangelizadora de Jesus, ressalta-lhe Mateus não somente as palavras, mas
notadamente os atos: “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando
nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as
enfermidades e moléstias entre o povo” (Mateus 9.35).
“O Evangelho é poder de Deus”. No grego, a palavra poder é “dunamis” cujo
sentido é dinamite. O Evangelho é dinâmico, não apenas atraente como uma ideia
ou alguma filosofia. A palavra poder, em relação ao Evangelho, significa a
intervenção imediata e instantânea de Deus na vida do pecador. O Evangelho tem
um poder miraculoso que pode transformar o mais vil pecador numa nova criatura.
“Para a Salvação”. A palavra salvação neste
texto tem um sentido individual e também universal, pois é para todo aquele que
crer. Seu alcance tem uma dimensão real, pois não se trata de um poder abstrato
ou inconcebível. E um poder divino que pode ser experimentado e sentido. A
palavra crer, no grego é “pisteuo”, que também significa fé, como um ato de
confiar em alguém. Em relação ao Evangelho, crer significa confiança ou a
entrega pessoal de modo pleno a ponto de colocar-se o que crê, completamente à
disposição de outra pessoa. Crer no Evangelho não implica num mero assentimento
intelectual a uma verdade apresentada, mas requer uma entrega voluntária e sem
reservas à verdade recebida. Crer em Cristo é entregar-se a Ele sem reservas.
“Primeiro do judeu” (1.16) não quer dizer que
é necessário tornar-se judeu para conhecer os benefícios do poder do Evangelho.
Basta crer no Evangelho. Essa afirmação deve ser entendida cronologicamente.
Jesus afirmou a mulher samaritana: Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o
que sabemos por que a salvação vem dos judeus. (João 4:22)
Nós, igreja do Senhor Jesus,
comissionados para pregar o Evangelho a toda à criatura. Não podemos nos
envergonhar dele, afinal o Evangelho é o poder de Deus para a Salvação, ou
seja, todos que chagaram a Cristo foi por intermédio do Evangelho. Se você não
se envergonha do Evangelho. Pregue o Evangelho! “Porque, se anuncio o
evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai
de mim, se não anunciar o evangelho!” (1 Coríntios 9:16)
Deivy Ferreira Paniago Júnior
12/3/2021
Fontes:
SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade
da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD,
2020.
ANDRADE, Claudionor. O desafio da Evangelização. Rio de
Janeiro: CPAD, 2016.
CABRAL, Elienai. Romanos: O evangelho da justiça de Deus.
Rio de Janeiro: CPAD, 1986.