sexta-feira, 27 de junho de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 27 DE JUNHO DE 2025 (1 Coríntios 15:8)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
27 DE JUNHO DE 2025
O APÓSTOLO PAULO VIU O CRISTO RESSURRETO

1 Coríntios 15:8 “E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um nascido fora de tempo.”

 

“E por derradeiro de todos me apareceu também a mim,”

Paulo coloca a visão que tivera no caminho de Damasco no mesmo nível das outras aparições da ressurreição. Ele cita algumas pessoas que viram Jesus ressuscitado. Segundo sua ordem o primeiro foi Cefas (Pedro), depois os doze, depois mais de quinhentos irmãos, depois por Tiago e afirma que por derradeiro apareceu também a ele. A frase “Também a mim” é expressada com certa ênfase,  querendo dizer “até mesmo a Paulo, o principal dos pecadores, Cristo apareceu”.

A aparição de Cristo ressurreto a Paulo foi descrita por Lucas no capítulo 9 de Atos dos Apóstolos. Essa experiência também era contada por Paulo sempre que havia possibilidade. Paulo após sua prisão defendeu-se dos seus acusadores em Jerusalém contando sua experiência (Atos 22.6-11). Paulo também relatou esse fato ao Rei Agripa em Cesáreia Marítima (Atos 26.13-16). E aqui aos membros da igreja de Corinto que diziam que não havia ressurreição.

O fato de Jesus ter aparecido a Paulo “por derradeiro de todos” significa que Paulo foi o último a ser testemunha em primeira mão da ressurreição de Jesus e, portanto, o último a ser comissionado por Jesus como apóstolo. Como testemunhas diretas e mensageiros do Senhor ressurreto, eles puseram o fundamento da Igreja de Jesus Cristo, um fundamento que nunca pode ser acrescentado ou alterado (Efésios 2.20). Assim, estes apóstolos não podem ter sucessores”.

 

“... como a um nascido fora de tempo.”

Paulo pensa em si como o último da fila dos que viram o Senhor. Um “nascido fora de tempo”, isso pode significar, “um nascimento prematuro”, “um aborto”. A palavra “abortivo” pode indicar a sua violenta e antinatural entrada no colégio apostólico, pois ela é empregada como uma expressão injuriosa.

Talvez tivesse sido arremessada a Paulo por seus opositores. Ele não era um homem formoso (2 Coríntios 10:10), e eles podem ter combinado um insulto à sua aparência pessoal com uma crítica à sua doutrina, dizendo que, “muito longe de ter nascido de novo, Paulo era um aborto” (Barclay).

Porque ele foi o último dos apóstolos a ver Cristo ressuscitado, alguns desafiaram sua autoridade apostólica (1 Coríntios 9-3; 2 Coríntios 11.4- 6,13). Ele teve cuidado em declarar repetidas vezes que o seu apostolado não era “da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai” (Gálatas 1.1). E isso é evidente na maioria das suas epístolas.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
8/6/2025

FONTES:

CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez Carne – Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

MORRIS, Leon. I Coríntios: Introdução e Comentário. Tradução Odayr Olivetti. São. Paulo. Mundo Cristão, 1983

HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas da igreja e suas soluções. 3.ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2006.