1 Pedro 1:4 “Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, “
“Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar,”
As esperanças do homem natural são desapontadoras. Haja vista que o verdadeiro significado da palavra esperança adquiriu um sentido de contingência, quase de improbabilidade. Costumamos dizer, “espero que sim”. Mas ao dizê-lo, exprimimos incerteza que nos obstruem a expectativa. Todavia, não há incerteza na esperança cristã. Não é uma esperança do tipo “espero que sim”, mas do tipo “sei que sim”.
É nos assegurada pelo amor que levou Jesus à cruz e o ressuscitou dos mortos a certeza de uma herança, um presente que Deus nos reservou nos céus. Pois, o propósito ou alvo final do novo nascimento é definido desta feita em termos de uma herança. Essa herança é caracterizada pelo uso de uma série de três adjetivos gregos traduzidos em ARA por "incorruptível, sem mácula, imarcescível". O propósito, sem dúvida, é ressaltar a singularidade e a incomparabilidade da herança.
Essa herança é Incorruptível. Tem o sentido básico de algo que não perece, não apodrece: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem” (Mateus 6.19). Essa herança é Incontaminável ou sem mácula. Tem o sentido de algo que é extremamente limpo, sem qualquer tipo de sujeira ou contaminação que possa levar ao apodrecimento. Essa herança também é imarcescível ou que não se pode murchar. Ela não é alterável é praticamente sinônima de incorruptível, mas mais aplicada às coisas da natureza.
“... guardada nos céus para vós, “
Coisas físicas são perecíveis e efêmeras. A herança cristã, ao contrário, está reservada nos céus. Estamos então mais do que seguros, afinal ela está guardada. Não por uma guarnição de soldados, mas pela força operante de Deus. Ela está fora do alcance de assaltantes, tal como em Mateus 6:19. O poder de Deus a guarda de tal forma que com certeza obteremos essa herança: “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra”(Apocalipse 22.12).
Quão grande é esse tesouro! Quão seguro está ele em Cristo! Quão firme é para os que crêem. Por igual modo a coroa da justiça está reservada para aqueles que amam a volta do Senhor (2 Timóteo. 4:8). Essa herança é guardada pelo poder de Deus: está reservada em toda a sua grandeza e plenitude. E é um tesouro incalculável.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
7/2/2026
FONTES:
BAPTISTA, Douglas. A Santíssima Trindade - O Deus Único Revelado em Três Pessoas Eternas. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
HORTON, Stanley. I e II Pedro – a razão da nossa esperança. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
MUELLER, Ênio R. I Pedro: Introdução e comentário. São Paulo: Ed. Mundo. Cristão, 1988.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.
