LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
2 DE DEZEMBRO DE 2025
A GRAÇA NO ESPÍRITO
Filemom 1:25 “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Amém.”
“A graça de nosso Senhor Jesus Cristo”
Paulo concede a habitual bênção da graça a Filemom e seus amigos. Todas as suas epístolas começam e terminam com a menção da graça de Cristo, como bênção conferida àqueles para quem escrevia o apóstolo.
A graça é o melhor desejo para nós e os outros tanto que apóstolo começa e termina com ela. Essa graça é concedida por nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, a segunda pessoa da Trindade, Senhor por direito natural, "...por quem, e para quem, tudo foi criado“ (Colossenses 1.16; João 1.1-3), e "...quem é herdeiro de tudo" (Hebreus 1.2), e, como Deus-homem e Mediador, que nos comprou, e a quem somos dados pelo Pai. Jesus, o Salvador (Mateus 1.21). Toda graça a nós vem de Cristo. Ele a comprou e a dá. "Todos nós recebemos também da sua plenitude, com graça sobre graça" (João 1.16). "Ele cumpre tudo em todos" (Efésios 1.23).
Essa é a bênção costumeira, mas ela também pode ter tido um motivo especial nessa ocasião. A graça de Cristo com o espírito deles, principalmente de Filemom, os abrandaria e pacificaria, removeria profundos e afiados ressentimentos de injúrias e injustiça e os disporia a perdoar os outros como Deus, por amor a Cristo, nos perdoou.
“... seja com o vosso espírito. Amém.”
Ele deseja essa graça a todos de Colossos: "seja com o vosso espírito" (2 Timóteo 4.22), não somente com Filemom, mas com todos que foram mencionados no prefácio: “...ao amado Filemom, nosso cooperador, e à nossa amada Áfia, e a Arquipo, nosso camarada, e à igreja que está em tua casa” (v. 1,2). Todos da casa que foram saudados são mencionados para lembrar e estimular todos a cumprirem o propósito da epístola.
A alma ou espírito é o trono imediato da graça, onde influencia todo homem e flui em ações graciosas e santas: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma” (3 João 1.2). Isto é, com o verdadeiro homem, com o homem essencial e imortal, o que lhe traria todo o benefício espiritual.
Segundo Champlin e Henry o amém litúrgico é acrescentado a este versículo. Somente nas epístolas aos Romanos e aos Gálatas é que o “Amém” final é autêntico. O amém é acrescentado, não somente para um forte e afetuoso resumo da oração e desejo, que assim seja; mas como uma expressão de fé no fato de que será ouvida, assim será.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
21/11/2025
FONTES:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico –Atos a apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
