LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
9 DE AGOSTO DE 2025
DEVEMOS VALORIZAR A VERDADE E NÃO PRATICAR A MENTIRA
Provérbios 23.23 “Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento. ”
“Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento. ”
Esse provérbio é um chamado à busca constante pela verdade, sabedoria, instrução e entendimento, destacando a importância de valorizar os bens espirituais acima dos materiais e de nunca comprometê-los por ganhos momentâneos.
A verdade é algo que devemos valorizar, pois ela nos ajuda a viver uma vida honesta e significativa. Ela refere-se aos princípios morais e espirituais que norteiam a vida. É a base para uma existência significativa e alinhada com a vontade de Deus: “Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade” (2 Coríntios 13:8).
A sabedoria também é fundamental para nós. Ela é a capacidade de aplicar a instrução de forma sábia e prudente, discernindo o certo do errado e tomando decisões acertadas. A sabedoria é vista como um dom divino, mas também requer esforço para ser cultivada. É preciso sabedoria para fazer escolhas sábias, ao invés de escolhas impulsivas; é preciso sabedoria para nos aproximar mais de Deus: "Quão melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro!” (Provérbios 16.16).
A instrução é o processo de aprendizado e educação, seja formal ou informal. Inclui ouvir conselhos, aceitar correções e buscar conhecimento em diversas fontes. Ela também nos ensina a ter humildade e compaixão por nós mesmos e pelos outros. A instrução nos ajuda a desenvolver nossas habilidades de pensamento crítico e a nos tornarmos mais conscientes: “E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui” (Gálatas 6:6).
O entendimento ou discernimento é a capacidade de compreender profundamente as coisas, ir além da superfície e apreender o significado e a importância de cada aspecto da vida. O entendimento é essencial para a aplicação sábia da verdade e da instrução. O discernimento nos ajuda a julgar as pessoas corretamente e a fazer as melhores escolhas possíveis: “emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento” (Provérbios 4:7).
Estas são qualidades que nos ajudam a viver uma vida honesta, significativa e responsável. Elas nos dão o que precisamos para nos tornarmos pessoas de bem e para nos aproximarmos mais de Deus.
O escritor usa aqui uma metáfora comercial. Devemos comprar essas coisas, isto é, devemos estar dispostos a nos separar de qualquer coisa por elas. E mais, as riquezas devem ser empregadas para obtê-las. Devemos pagar por elas qualquer preço; por mais elevado que seja o custo, não nos arrependeremos da negociação. Derek Bok, ex-presidente da universidade de Havard uma vez disse: “Se você acha que conhecimento custa caro, experimente a ignorância".
Essas coisas são uma pérola de tal preço, que devemos estar dispostos a nos separar de tudo, para comprá-la. Podemos perder todas as coisas como, por exemplo, as nossas propriedades, o nosso comércio, e a nossa primazia; porém jamais poderemos perder a fé e a boa consciência.
A verdade lhe custará amigos, pois a maioria prefere mentiras, superstições e tradição (Provérbios 13:20). A sabedoria lhe custará tranqüilidade, pois somente os insensatos acreditam e fazem qualquer coisa que desejam. A instrução lhe custará o orgulho, pois você terá que aceitar a correção de outros. E o entendimento custará a sua paz, pois você conhecerá a insanidade do mundo (Eclesiastes 1:18).
Depois de adquiridas essas coisas não devemos jamais vendê-las nem por prazeres, honras, riquezas, ou quaisquer coisas deste mundo. Salomão diz para você não dar nenhuma delas seja qual for a quantia: “É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm” (Provérbios 3:18).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
28/07/2025
FONTES:
GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry - Jó a Cantares. Rio de Janeiro CPAD, 2008.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.
https://www.versiculos.com.br/blog/proverbios/explicacao-e-estudo-proverbios-23-23/
