LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
10 DE NOVEMBRO DE 2025
MAUS PENSAMENTOS PRODUZEM VIOLÊNCIA
Salmos 140:2 “Que pensa o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra.”
“Que pensa o mal no coração;”
O homem mau e o homem violento pensam sempre o mal no seu coração (v.1). Eles não podem ser felizes, a menos que estejam tramando e planejando, conspirando e idealizando. Eles parecem ter apenas um coração, pois estão de completo acordo em sua maldade; e com todo o seu coração, e toda a sua alma, perseguem a sua vítima. Uma perversidade não é suficiente para eles; eles trabalham no plural, e preparam muitas flechas para seus arcos. Eles são muito sutis, habilidosos em fazer enganos; eles planejaram isso, prepararam o esquema com toda arte e astúcia inimagináveis.
O que eles não podem realizar, ainda assim gostam de repensar, e ensaiar no palco da sua cruel imaginação: “Também os que buscam a minha vida me armam laços e os que procuram o meu mal falam coisas que danificam, e imaginam astúcias todo o dia” (Salmos 38:12). É terrível ter uma doença de coração como esta. Quando a imaginação se deleita em fazer mal aos outros, é sinal de que toda a natureza da pessoa está avançada em iniqüidade.
“... continuamente se ajuntam para a guerra.”
Eles são um comitê de oposição, em sessão permanente: eles nunca adiam, mas consideram perpetuamente a questão absorvente de como fazer o máximo mal contra o homem de Deus. Eles são um exército sempre pronto para a briga; não somente vão para a guerra, como habitam nela. Essa é a situação descrita em Sal. 120.7: “Pacífico sou, mas quando eu falo já eles procuram a guerra”.
Embora sejam a pior companhia, ainda assim eles se toleram, uns aos outros, e estão continuamente uns na companhia dos outros, unidos na luta contra o homem bom. Herodes e Pilatos unir-se-iam nessa empreitada e, nisso, assemelham-se a Satanás, e este não está dividido contra si mesmo, e todos os demônios concordam com Belzebu.
Os inimigos de Davi eram tão violentos quanto eram maus, tão ardilosos quanto eram violentos, e tão persistentes quanto eram ardilosos. É difícil lidar com pessoas que só estão em seu elemento quando estão com as adagas desembainhadas contra você. Um caso como este requer oração, e a oração invoca a Deus.
John Lorinus diz que o ímpio ataca o justo com três armas - com o coração, por conspiração; com a língua, pela mentira; e com a mão, pela violência.
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
07/11/2025
FONTES:
QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
SPURGEON, Charles. Os Tesouros de Davi – Volume III. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Poéticos. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.
