segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Lição 07: Paulo o Plantador de Igrejas - 4 Trimestre De 2021.


 (Texto Áureo) “Eu plantei: Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. (I Coríntios 3.6)

“Eu plantei: “ Paulo se refere ao fato de ter iniciado o trabalho em Corinto. Em sua segunda viagem missionária após confirmar as igrejas fundadas na primeira viagem missionária, Paulo quando passava pelas regiões da Frígia, Galácia e Mísia planejava ir para o sul (Ásia menor) e para o norte (Bitínia), mas o Espírito não lhe permitiu, isso devido ao fato de todo o que é guiado pelo Espírito ser como o vento: “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito ” (João 3:8). Quando chegou em Trôade “Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos ” (Atos 16:9). Essa experiência foi a direção de Deus para levar Paulo a lugares mais distantes. De Trôade passou para a Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis (Atos 16:11) e dali para Filipos na Macedônia. Depois passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica (Atos 17:1) de Tessalônica Paulo foi para Beréia e de Beréia passou para a Acaia chegando primeiramente em Atenas (Atos 17:15). E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou enfim a Corinto (Atos 18:1). Em Corinto Paulo conheceu Áquila e sua esposa Priscila e morou e trabalhou com eles “E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos” (Atos 18:4) E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus (Atos 18:11), pois Cristo havia lhe revelado que tinha muito povo nesta cidade. (Atos 18:10)

“...Apolo regou, “ Paulo navegou para a Síria, e levou com ele Priscila e Áqüila e quando chegou a Éfeso, os deixou ali (Atos 18:19). Priscila e Áqüila conheceram em Éfeso um judeu chamado Apolo que era, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras (Atos 18:24) enquanto ele ousadamente pregava na sinagoga (Atos 18:26), este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. (Atos 18:25). Após tê-lo ouvido, Priscila e Aqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus (Atos 18:26). Após ele ter se atualizado quanto a pessoa de Jesus Cristo que João, o Batista, profetizara passou para Acaia e foi recomendado através de carta de Priscila e Aqüila e quando chegou a Corinto realizou também grande e próspera obra ali “porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo “ (Atos 18:28). Cronologicamente Apolo continuou a obra de Deus em Corinto após Paulo se retirar dali. Como Paulo havia plantado ali uma igreja de Cristo ele afirma que o que Apolo fez foi regar, ou seja, continuar a mesma obra. “Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. ” (I Coríntios 3:10)

“..., mas Deus deu o crescimento. ” Se assemelhando muito com o pensamento de João Batista: “É necessário que ele cresça e que eu diminua” (João 3:30) Paulo afirma que o que planta e o que rega são um, e que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento (I Coríntios 3:7). Estando certo dia Jesus em Cesaréia de Filipe, pouco antes da sua paixão e morte. Ele afirmou, "Edificarei a minha igreja" (Mt 16.18). O Senhor Jesus na sua declaração, "Edificarei a minha igreja", não detalhou como essa edificação teria lugar. Mas pela Palavra de Deus a partir do livro de Atos dos Apóstolos sabemos que Ele edifica a sua Igreja mediante homens que Ele chama, capacita e envia para realizar a obra de edificação da Igreja. Neste mundo, uma edificação ou construção requer um elevado número de trabalhadores de diferentes especialidades até o dia da inauguração da obra. O mesmo ocorre na edificação da Igreja, porém noutra esfera que é a espiritual. Não importa qual seja a nossa chamada, seja, plantador, regador ou cooperador precisamos depender sempre de Deus em todos os passos do nosso trabalho, afinal: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os edificadores" (SI 127.1). A obra pertence a Ele, se desempenharmos um trabalho sério e dedicado ao Senhor ele há de acrescentar aqueles que se hão de salvar (Atos 2:47)

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
08/11/2021

Fontes:

CABRAL, Elienai. Apóstolo Paulo – Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

GILBERTO, Antônio. Mensagens, estudos e explanações em I Coríntios. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.