sexta-feira, 22 de agosto de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 22 DE AGOSTO DE 2025 (Gálatas 5.13)


LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD

22 DE AGOSTO DE 2025
SERVINDO UNS AOS OUTROS PARA PREVENIR OS CONFLITOS 

Gálatas 5.13 “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.”

 

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne,”

“Porque” introduz a razão do que foi dito no versículo anterior: “Eu quereria que fossem cortados aqueles que vos andam inquietando” (Gálatas 5:12), no qual o apóstolo desejou uma maldição para os judaizantes que estavam tentando desviar os gálatas da nova liberdade em Cristo para a velha escravidão da lei. Nesse verso temos um chamado, uma advertência e um mandamento.

O chamado. Fomos chamados para a liberdade, e não para a escravidão do pecado. A liberdade cristã não é uma licença para pecar, mas o poder para viver em novidade de vida. A liberdade cristã é a liberdade do pecado e não liberdade para pecar. A liberdade cristã não é licenciosidade, mas deleite na santidade. A licenciosidade desenfreada não é liberdade alguma; é outra forma mais terrível de servidão, uma escravidão aos desejos de nossa natureza caída. Jesus disse que aquele que pratica o pecado é escravo do pecado (João 8.34). Paulo disse que o homem antes da sua conversão é escravo de toda a sorte de paixões e prazeres (Tito 3.3). Muitos defendem a liberdade do amor livre, a prática irrestrita do aborto, o uso indiscriminado das drogas e o homossexualismo. Isso, porém, não é liberdade; é escravidão do pecado.

A advertência. “Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne”. Calvino destaca que, após exortar os gálatas a não permitirem nenhum impedimento de sua liberdade (Gálatas 5.1), Paulo agora lhes recomenda que sejam moderados em usá-la. A palavra grega aphorme, traduzida por “ocasião à carne”, era usada no contexto militar em referência a um lugar do qual se faz um ataque, se lança uma ofensiva. Portanto, significa um lugar vantajoso e também uma oportunidade ou pretexto. Assim, a nossa liberdade em Cristo não deve ser usada como um pretexto para a autoindulgência. Nessa mesma linha, Donald Guthrie explica que a palavra aphorme é um vocábulo militar para “base de operações”. Dessa forma, a carne é representada como um oportunista, sempre pronto a aproveitar-se de qualquer oportunidade.

Já houve na Epístola a menção do conflito entre o Espírito e a carne. Mas, por que pensar na “carne” como sendo o principal inimigo da Liberdade? Por que não a “lei”, ou até mesmo o “pecado”, como em Romanos 7:8? Questiona Lopes. A escolha da palavra “carne” é significante, pois resume o motivo que impele o homem natural, a tendência moral do homem que não é movido pelo Espírito.

 

“... mas servi-vos uns aos outros pelo amor.”

O mandamento. Devemos servir uns aos outros pelo Amor. Calvino declara que o método para impedir a liberdade de irromper em abuso imoderado e licencioso é regulá-la pelo amor. Quem ama não explora, mas serve o próximo. Somos livres para amar e servir. O amor não pratica o mal contra o próximo. O amor verdadeiro deve ser mútuo e não pode colocar seus próprios interesses em primeiro lugar.

Não podemos usar o próximo como se fosse uma coisa para nos servir; temos de respeitá-lo como pessoa e nos dedicar a servi-lo. Pelo amor temos de nos tornar douleuete, “escravos” uns dos outros, não um senhor com uma porção de escravos, mas um pobre escravo com uma porção de senhores, sacrificando o nosso bem pelo bem dos outros, e não o bem deles pelo nosso. A liberdade cristã é serviço, não egoísmo. John Stott diz: “Somos livres em nosso relacionamento com Deus, mas escravos em nosso relacionamento com os outros”.

A idéia do serviço cheio de amor como característica da liberdade em Cristo jamais esteve totalmente ausente da Igreja Crista, mas em muitos períodos da sua história a evidência nesse sentido tem sido fraca. Este princípio é uma lição tão válida para nossa própria era quanto o foi para o primeiro século.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
03/08/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

GUTHRIE, Gálatas: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1999.

LOPES, Hernandes Dias. Gálatas: A carta da liberdade cristã. — São Paulo: Hagnos, 2011. 

 STOTT, John. A mensagem de gálatas. São Paulo: ABU, 2000.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201806_05.pdf