domingo, 25 de agosto de 2024

Lição 9 - Lições Bíblicas Adultos - 3º Trim./2024 - CPAD

Texto Áureo Lição 09 - A Conspiração de Hamã contra os Judeus. Mateus 10.22

Lição 09: A Conspiração de Hamã contra os Judeus – 3 Trimestre de 2024

TEXTO ÁUREO

“E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Mateus 10.22)

 

“E odiados de todos sereis por causa do meu nome;”

Neste caso, “todos” não deve ser interpretado literalmente. É um exemplo de hipérbole e pode incluir todos os tipos, raças e classes de pessoas. “Por causa do meu nome” ou “por amor ao meu nome” poderia significar que eles seriam odiados porque o próprio Cristo foi odiado (João 15:18–25) ou que eles seriam odiados porque levavam o nome dEle – ou seja, “cristãos” (1 Pedro 4:14–16).

Jesus já havia dito algo semelhante aos seus discípulos no sermão do monte: Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós, por minha causa“ (Mateus 5.11). A palavra “quando” deixa claro que a injúria e a perseguição vão ocorrer na vida cristã, afinal ela não é condicional. Lembra-nos das palavras de Jesus antes da oração sacerdotal: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33).

Agora aos doze especificamente ele diz: “odiados de todos por causa do meu nome”. Por que o cristão é odiado pela causa de Cristo? Porque o verdadeiro cristão deve se tornar para este mundo o sal da terra, ou seja, são conservadores e também a luz do mundo, ou melhor, exemplo para o mundo. A cultura da pós-modernidade em que vivemos anda segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, segundo a eficácia de satanás.

Essa eficácia tem relativizado os valores e princípios judaico-cristãos cumprindo a profecia de Isaías: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” (Isaías 5:20). Quando nos movimentamos contra essas transformações modernas somos taxados como retrógrados, patriarcais e acusados de dividir a sociedade.

Quando resplandecemos a luz do mundo para aqueles que amam as trevas não é diferente. A bíblia diz que aquele que está em trevas odeia a luz: “Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas” (João 3:20).

 

“... mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.”

A despeito dos dissabores que Seus seguidores pudessem enfrentar no mundo, Jesus fez uma promessa encorajadora: “Aquele, porém, que perseverar até ao fim, esse será salvo”.

A palavra grega para “fim” (telos) tem gerado especulações precipitadas sobre o fim dos tempos. No entanto, Telos não vem acompanhado de artigo aqui. O vocábulo não significa “até o fim dos tempos” (Mateus 24:13; 1 Coríntios 13:7; Apocalipse 3:11). Poderia significar “até o fim da missão deles”, porém é mais provável que se refira ao “fim da vida”: Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Apocalipse 2:10).

Perseverar aqui é permanecer na posição em que fomos chamados. Esse zelo por nós mesmos e o da doutrina deve ser constante: “Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça” (Eclesiastes 9:8); “Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho” (2 João 1:9).

Paulo motivou o jovem Timóteo para perseverar na Doutrina e disse o motivo “porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem  (1 Timóteo 4.16)

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
06/08/2024

FONTES:

QUEIROZ, Silas. O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

https://textoaureoebd.blogspot.com/2024/01/mateus-511.html

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201206_04.pdf

RENOVATO, Elinaldo. As ordenanças de Cristo nas cartas pastorais. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

ARRINGTON French L; STRONSTAD Roger. Comentário Bíblico Pentecostal – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.