26 DE MARÇO DE 2025
O SENHOR JESUS, A MAIOR AUTORIDADE NO CÉU E NATERRA" DISSE QUE A PALAVRA É INERRANTE
João 10.35 "Pois, se chamou-os deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada,"
"Pois, se chamou-os deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida,"
Jesus rebate a acusação de blasfêmia argumentando a partir da Escritura. Ele cita o Salmo 82. "Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo" (Salmo 82.6).Nesse salmo, o Deus supremo levanta-se no conselho divino para pronunciar julgamento sobre seres chamados “deuses” (elõhím). Sua acusação contra eles é que administram a justiça com injustiça, favorecendo os maus em vez de garantir o direito dos desamparados e oprimidos; a sentença que ele lhes pronuncia é a morte: Todavia, como homens, morrereis e, como qualquer dos príncipes, haveis de sucumbir. (Salmo 82.7).
O juiz, no conselho, é Deus para os homens. Esta idéia aparece com clareza em alguns dos regulamentos de Êxodo. Êxodo 21:1-6 diz de que maneira o servo hebreu pode ficar livre ao sétimo ano. O versículo 6 diz: "Então seu amo o levará perante os juízes". Mas na versão hebraica, a palavra que se traduz por juízes é elohim, que significa deuses. Em Êxodo 22:9,28 se usa a mesma expressão.
Até as Escrituras, ao falar dos homens aos quais Deus encarregou uma tarefa, referiam-se a eles como deuses.
"... e a Escritura não pode ser anulada,"
Os intérpretes judeus dividiam-se (como acontece com os intérpretes até hoje) sobre se aqueles a quem Deus se dirige nestes termos são seres celestiais ou juizes humanos. Visando o nosso propósito presente, esta questão não tem importância primordial; relevante é o fato de que declaradamente são seres inferiores ao Deus supremo, que ele, mesmo assim, chama de “deuses” (v.6)
Se o próprio Deus os chama de “deuses” (e até de “filhos do Altíssimo”), por que deve ser considerado ofensa capital por parte do enviado pelo Pai se ele se chama de Filho de Deus? Portanto, Jesus disse: "Se as Escrituras podem falar assim sobre os homens, por que não posso usar os mesmos termos para falar de mim mesmo?
Uma vez que os judeus reconheciam a autoridade divina da sua lei (Biblia hebraica), deviam então aceitar as implicações do que estava escrito nela. A Escritura não pode falhar ou “ser invalidada” (Mc 7.13); não pode ser colocada de lado quando seu ensino não convém. O que está escrito permanece escrito.
BRUCE, F. F. João introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1987.