segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

1 Coríntios 3.6

1 Coríntios 3.6 “Eu plantei: Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. " 


“Eu plantei: “ 

Paulo se refere ao fato de ter iniciado o trabalho em Corinto. Em sua segunda viagem missionária após confirmar as igrejas fundadas na primeira viagem missionária, Paulo quando passava pelas regiões da Frígia, Galácia e Mísia planejava ir para o sul (Ásia menor) e para o norte (Bitínia), mas o Espírito não lhe permitiu, isso devido ao fato de todo o que é guiado pelo Espírito ser como o vento: “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito ” (João 3:8). Quando chegou em Trôade “Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos ” (Atos 16:9). Essa experiência foi a direção de Deus para levar Paulo a lugares mais distantes. De Trôade passou para a Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis (Atos 16:11) e dali para Filipos na Macedônia. Depois passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica (Atos 17:1) de Tessalônica Paulo foi para Beréia e de Beréia passou para a Acaia chegando primeiramente em Atenas (Atos 17:15). E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou enfim a Corinto (Atos 18:1). Em Corinto Paulo conheceu Áquila e sua esposa Priscila e morou e trabalhou com eles “E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos” (Atos 18:4) E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus (Atos 18:11), pois Cristo havia lhe revelado que tinha muito povo nesta cidade. (Atos 18:10)


“...Apolo regou, “

Paulo navegou para a Síria, e levou com ele Priscila e Áqüila e quando chegou a Éfeso, os deixou ali (Atos 18:19). Priscila e Áqüila conheceram em Éfeso um judeu chamado Apolo que era, natural de Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras (Atos 18:24) enquanto ele ousadamente pregava na sinagoga (Atos 18:26), este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João. (Atos 18:25). Após tê-lo ouvido, Priscila e Aqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus (Atos 18:26). Após ele ter se atualizado quanto a pessoa de Jesus Cristo que João, o Batista, profetizara passou para Acaia e foi recomendado através de carta de Priscila e Aqüila e quando chegou a Corinto realizou também grande e próspera obra ali “porque com grande veemência, convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo “ (Atos 18:28). Cronologicamente Apolo continuou a obra de Deus em Corinto após Paulo se retirar dali. Como Paulo havia plantado ali uma igreja de Cristo ele afirma que o que Apolo fez foi regar, ou seja, continuar a mesma obra. “Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. ” (I Coríntios 3:10)


“..., mas Deus deu o crescimento. ”

Se assemelhando muito com o pensamento de João Batista: “É necessário que ele cresça e que eu diminua” (João 3:30) Paulo afirma que o que planta e o que rega são um, e que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento (I Coríntios 3:7). Estando certo dia Jesus em Cesaréia de Filipe, pouco antes da sua paixão e morte. Ele afirmou, "Edificarei a minha igreja" (Mt 16.18). O Senhor Jesus na sua declaração, "Edificarei a minha igreja", não detalhou como essa edificação teria lugar. Mas pela Palavra de Deus a partir do livro de Atos dos Apóstolos sabemos que Ele edifica a sua Igreja mediante homens que Ele chama, capacita e envia para realizar a obra de edificação da Igreja. Neste mundo, uma edificação ou construção requer um elevado número de trabalhadores de diferentes especialidades até o dia da inauguração da obra. O mesmo ocorre na edificação da Igreja, porém noutra esfera que é a espiritual. Não importa qual seja a nossa chamada, seja, plantador, regador ou cooperador precisamos depender sempre de Deus em todos os passos do nosso trabalho, afinal: "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os edificadores" (SI 127.1). A obra pertence a Ele, se desempenharmos um trabalho sério e dedicado ao Senhor ele há de acrescentar aqueles que se hão de salvar (Atos 2:47)

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
08/11/2021

Fontes:

CABRAL, Elienai. Apóstolo Paulo – Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

GILBERTO, Antônio. Mensagens, estudos e explanações em I Coríntios. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.

 

1 Coríntios 2.5

1 Coríntios 2.5 "Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. ” 


“Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, ”

A sabedoria humana não é indispensável para adquirir a sabedoria de Deus. A bíblia diz que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (sabedoria de Deus), pois ela nos torna sábios para a Salvação. Jesus orando ao Pai disse: "Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. ” (Mateus 11:25) contrastando com isso o texto em Jeremias 9:23 “...não se glorie o sábio na sua sabedoria...” e em 1 Coríntios 1:20 “Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? ” Ora, diante de Deus a sabedoria deste mundo torna-se obsoleta e nossa fé não pode ter como firmamento nada obsoleto ou vulnerável.


“..., mas no poder de Deus”. 

Não podendo a nossa fé firma-se em algo vulnerável o Espírito Santo nos concede dons para que a nossa fé possua convicção de que Deus está conosco e essa convicção se dá através dos sinais que seguem aqueles que creem: “E estes sinais seguirão aos que crerem: “Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão” (Marcos 16:17,18). Dentro dos sinais preditos pelo próprio Cristo conseguimos identificar os Dons de Poder que depois vieram a ser manifestado pelo Espírito: Dons de Curar, Dom da Fé, Dom de Operação de Maravilhas, incluído ainda o Dom de línguas que em breve será abordado especificamente. Que nossa fé sempre se apoio no Poder de Deus!

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
20/04/2021

Fontes:

RENOVATO, Elinaldo. Dons espirituais e ministeriais - Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas da igreja e suas soluções. 3.ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

HORTON, Stanley M. A Doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento. 12 ed., RJ: CPAD, 2012.

OUZA, Estêvam Ângelo de. Nos Domínios do Espírito. 2 ed., RJ: CPAD, 1987.

1 Coríntios 2.4

1 Coríntios 2.4 “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder. " 


“A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana”.

 Por mais que Paulo fosse instruído e inteligente, conhecedor de diversos idiomas e culturas o assunto principal de seu discurso era Cristo e este crucificado e ressuscitado, o que para os judeus era escândalo e para os gregos loucura. Até mesmo dentro da Igreja de Corinto havia aqueles que não acreditavam na ressurreição a estes Paulo respondeu: “se Cristo não ressuscitou é vã a vossa fé e permaneceis nos vossos pecados”. Quanto a sabedoria humana ela deve ser buscada: “Tomai-vos homens sábios e entendidos, experimentados entre as vossas tribos, para que os ponha por chefes sobre vós. (Deuteronômio 1:13), pois, testemunhamos muitas vezes até mesmo Paulo a usando de maneira eficaz, porém, ela pouco acrescenta a lógica divina da morte e ressurreição do nosso Salvador. Quando essas sabedorias são paralelas há o que acrescentar, porém, quando são conflitantes devemos rejeitar a humana, pois a loucura de Deus é mais sabia do que a sabedoria dos homens.


“..., mas em demonstração do Espírito e de poder” 

Nicodemos apesar de ir ter tido de noite com Jesus e inicialmente não entender as coisas terrenas pregadas por Cristo reconheceu que ninguém podia fazer os sinais que Ele fazia se Deus não fosse com ele. Os dons espirituais servem a igreja a fim de que o poder de Deus seja demonstrado através deles. Onde Jesus andava alguma coisa acontecia, quando o tocavam virtude saía dele. Os apóstolos foram revestidos de poder na ocasião da descida do Espírito Santo no dia de Pentecoste e este poder espiritual era ferramenta indispensável na salvação de almas. Pedro pregava e dizia: recebereis o dom do Espírito Santo e este servia de sinal quando pela imposição de mãos era repartido. Apesar de não vivenciar dos milagres de Cristo Paulo foi usado da mesma forma, diz a palavra que até os lenços e aventais de Paulo eram distribuídos e pessoas eram curadas.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
20/04/2021

Fontes:

RENOVATO, Elinaldo. Dons espirituais e ministeriais - Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas da igreja e suas soluções. 3.ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

HORTON, Stanley M. A Doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento. 12 ed., RJ: CPAD, 2012.

OUZA, Estêvam Ângelo de. Nos Domínios do Espírito. 2 ed., RJ: CPAD, 1987.

1 Coríntios 1.23

1 Coríntios 1.23 “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. ” 


“Mas nós pregamos a Cristo crucificado, ” 

Em seu esclarecimento sobre seu chamado a igreja de Corinto, o apóstolo dos gentios afirma que Cristo o enviou para evangelizar, mas “não em sabedoria de palavras” (1 Coríntios 1:17), pois pela sabedoria deste mundo o mundo não foi capaz de conhecer a Deus. Segundo Paulo isso acontece “Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes ” (1 Coríntios 1:19). Esse texto refere-se a seguinte profecia de Isaías: “Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído; Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá” (Isaías 29:13,14). A fim de cumprir essa profecia Deus enviou seu Filho para ser uma pedra de contradição: “E Simeão os abençoou, e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado (E uma espada traspassará também a tua própria alma); para que se manifestem os pensamentos de muitos corações “ (Lucas 2:34,35). Pedro e Paulo esclarecem que essa pedra de contradição era Cristo: “Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido” (Romanos 9:33). “Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido” (1 Pedro 2:6). “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus” (1 Coríntios 1:18).


“...que é escândalo para os judeus” 

Porque Cristo crucificado era escândalo para os judeus? Porque Moises escreveu: “Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e for morto, e o pendurares num madeiro, O seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia; porquanto o pendurado é maldito de Deus; assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor teu Deus te dá em herança” (Deuteronômio 21:22,23). Veja que o pendurado no madeiro seria maldito de Deus e devia ser enterrado no mesmo dia para não contaminar a terra. Porém Paulo interpreta que: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; ” (Gálatas 3:13). A maioria dos judeus abomina o fato de um crucificado ser o messias, por isso Paulo usa a palavra escândalo com o sentido de ofensa para eles.


“...e loucura para os gregos. ” 

Os gregos sempre buscaram a sabedoria humana, quando Paulo esteve em Atenas eles até aceitaram ouvi-lo acerca do que eles chamavam de nova doutrina: “E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas? Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos, pois, saber o que vem a ser isto” (Atos 17:19,20). Quando Paulo se pronunciou de maneira eloquente no areópago, muitos depois de ouvirem acerca da doutrina da Ressurreição se decepcionaram: “E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam...” (Atos 17:32). O ministério do Apostolo não foi muito próspero em Atenas, apesar de que ali creram Dionísio, areopagita e uma mulher por nome Dâmaris crerem. De Atenas ele foi para Corinto, onde fundou uma Igreja cheia de dons espirituais, depois de se ausentar por algum tempo, chegou ao conhecimento de Paulo que muitos dos Coríntios não criam na ressurreição. O apóstolo dedicou um capítulo da sua primeira epístola para esclarecer sobre esse erro que eles influenciados pela sua cultura estavam cometendo: “Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos? E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé” (1 Coríntios 15:12-14).


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
25/10/2021

Fontes:

CABRAL, Elienai. Apóstolo Paulo – Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

1 Coríntios 1.1

1 Coríntios 1.1 “Paulo, chamado pela vontade de Deus para ser Apóstolo de Jesus Cristo. ” 


“Paulo, "

“Paulo” O nome romano de Saulo: “Todavia Saulo, que também se chama Paulo” (Atos 13:9). Paulo significa pequeno. Segundo Matthew Henry um dos anciões o chama: Homo tricubitalis pois, Paulo media somente um metro e trinta e sete centímetros de altura. Não é incomum afirmarem que Deus mudou o nome de Saulo para Paulo, porém a afirmativa é equivocada. Esse equívoco, até comum, é induzido por precedentes bíblicos no AT e NT: Abrão para Abraão, Sarai para Sara, Jacó para Israel, Simão para Pedro e Levi para Mateus. Todavia Saulo também tinha o nome de Paulo, nome que possuía por ser romano de nascimento: “E, vindo o tribuno, disse-lhe: Dize-me, és tu romano? E ele disse: Sim. E respondeu o tribuno: Eu com grande soma de dinheiro alcancei este direito de cidadão. Paulo disse: Mas eu o sou de nascimento. ” (Atos 22:27,28). Paulo apelou para sua cidadania mais de uma vez. Em Filipos após ser açoitado e preso: “Açoitaram-nos publicamente e, sem sermos condenados, sendo homens romanos, nos lançaram na prisão, e agora encobertamente nos lançam fora? Não será assim; mas venham eles mesmos e tirem-nos para fora. E os quadrilheiros foram dizer aos magistrados estas palavras; e eles temeram, ouvindo que eram romanos” (Atos 16:37,38) e também em Cesáreia perante Festo apelou para ser julgado por César, imperador Romano: “Mas Paulo disse: Estou perante o tribunal de César, onde convém que seja julgado; não fiz agravo algum aos judeus, como tu muito bem sabes. ” (Atos 25:10)


“...chamado pela vontade de Deus...”

Deus escolhera-o de antemão para conhecer a vontade de Deus E ele disse: “O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. ” (Atos 22.14). Qual era a vontade de Deus para Saulo? Era torná-lo um embaixador de Cristo, um pregador do evangelho: "Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel” (Atos 9.15).”. Nas várias cartas endereçadas às igrejas plantadas por ele em seu ministério apostólico, ele identificava-se assim: “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus” Paulo reafirma essa condição as igrejas de: Corinto (I Coríntios 1:1, II Coríntios 1:1), Éfeso (Efésios 1:1), Colossos (Colossenses 1:1), e a Timóteo (II Timóteo 1:1).


“...para ser Apóstolo de Jesus Cristo. ”

Por não fazer parte do colégio apostólico e não possuir os requisitos estabelecidos por Pedro: “É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição. “ (Atos 1:21,22), Paulo sempre teve que refirmar seu apostolado, chegou a escrever uma epístola para o defender, (II Coríntios). Segundo Paulo há três requisitos para alguém ocupar o apostolado. O primeiro e mais importante é a chamada e a comissão específicas por parte do Senhor Jesus Cristo [...] Os dois outros requisitos são firmados em 1 Coríntios 9.1,2 [...]. O segundo requisito é que o apóstolo deve ter visto o Senhor Jesus Cristo. No caso de Paulo, esse requisito foi satisfeito na estrada de Damasco (Atos 9.1-9). O terceiro requisito talvez não seja a rigor um requisito, mas uma característica ou prova do apostolado. Refiro-me ao seu apelo aos coríntios, que são por ele chamados de “o selo do seu apostolado”. Noutras palavras: Paulo apelava para a eficácia de seu ministério, especificamente no plantio das igrejas.


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
19/10/2021

Fontes:

CABRAL, Elienai. Apóstolo Paulo – Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

DEERE, Jack. Surpreendido pelo Poder do Espírito. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

PEARLMAN, Myer. Através da Bíblia — livro por livro. 5. ed. São Paulo: Editora Vida, 1978.

HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.

Romanos 15.20

Romanos 15.20 “E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio.”


“E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho,”

Paulo apresenta a igreja de Roma um relatório modesto e sucinto sobre os dez anos de árduo labor apostólico, incluindo suas três heróicas viagens missionárias: “desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho de Cristo” (19b). Ele plantou igrejas nas províncias da Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia Menor. Seguindo a rota do sol, seu caminho o conduziu do leste para o oeste, até a costa do mar Adriático.

Essa região da Ilíria se situava na costa ocidental do mar Adriático, na Macedônia, e corresponde aproximadamente à Albânia e à parte sul do que era a antiga Iugoslávia. Lucas não registra, no livro de Atos, nenhuma visita de Paulo ao Ilírico. Mas o intervalo entre o fim do ministério de Paulo em Éfeso e o início de sua última viagem a Jerusalém foi provavelmente maior do que se poderia inferir de uma casual leitura de Atos, onde se comprime em meia dúzia de versículos (At 20:1-6).

Há razão para se pensar que Paulo cruzou o mar para a Macedônia (ver 2 Coríntios 2:12) e passou os seguintes quinze a dezoito meses na Macedônia e na Acaia. Deve ter sido dentro deste período que atravessou a Macedônia de leste a oeste seguindo a Estrada Egnácia, até à fronteira do Ilírico.

Agora, que marcou no mapa os pontos alcançados durante esses dez anos de esforço missionário, Paulo explica a consistente política pioneira que jazia por detrás desse seu trabalho.


“... não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio. ”

O objetivo de Paulo era ser um pioneiro na pregação do evangelho, estabelecendo novas congregações em vez de trabalhar com aquelas que já existiam. Emprestando uma frase do famoso seriado de ficção científica “Jornada nas Estrelas”, poderíamos dizer que o esforço de Paulo consistia em “audaciosamente ir onde nenhum homem jamais esteve”.

A passagem que ele citou no versículo 21 “Aqueles a quem não foi anunciado, o verão,E os que não ouviram o entenderão” é de Isaías 52:15. Isaías 52 é um salmo sobre o Servo Sofredor (o Cristo). As palavras são adequadas para descrever o alvo de Paulo de levar a boa notícia aos que “não haviam tido notícia dele” e aos “que nada tinham ouvido a seu respeito”.

Paulo não estava sugerindo que seu método missionário devesse ser adotado por todo pregador. Cada um possui seus dons dados por Deus (Romanos 12:4–6a). Em 1 Coríntios 3:6 Paulo usou uma figura de linguagem da agricultura para descrever como seu trabalho se diferenciava dos demais. Ele disse que ele havia plantado a semente em Coríntio, mas que Apolo regou essa semente.

No versículo 10 do mesmo capítulo, ele usou a analogia arquitetônica usada em Romanos 15:20: “Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele”. Muitos pregadores se enquadram melhor no trabalho com congregações já estabelecidas ajudando seus membros a crescerem espiritual e numericamente.

Todavia, ainda precisamos de “Paulos” que avistem o horizonte, em busca de novos campos para ali plantar a semente do reino. Paulo explicou: “Essa foi a razão por que também, muitas vezes, me senti impedido de visitarvos” (v. 22) — ou seja, porque sempre havia regiões aonde o Senhor queria que ele fosse..

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
23/11/2023

 

FONTES:

GABY, Wagner. Até os confins da terra – Pregando o evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200906_01.pdf

LOPES, Hernandes dias. Romanos: o evangelho segundo Paulo. São Paulo, SP: Hagnos 2010.

STOTT, John. A mensagem de Romanos. ABU Editora, 2000.

BRUCE, F, F. Romanos - Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2002.

Romanos 15.13

Romanos 15.13 “Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo” .


 “Ora, o Deus de esperança "

“Ora” Paulo avança para a conclusão das suas palavras e pede a Deus pela igreja, identificando-o como “o Deus da Esperança”. Há passagens tanto no AT como no NT que o relacionam da mesma forma: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. ” (Isaías 40:31) e “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa, ” (1 Timóteo 1:1). No primeiro versículo há promessa aquele que nele espera e no segundo relaciona a segunda pessoa da Trindade como a esperança nossa.


"... vos encha de todo o gozo e paz em crença,"

Ele pede que a igreja de Roma (que ele nunca havia estado como eles, a não ser em espírito) seja cheia de “todo o gozo e paz em crença” Tanto o gozo como a paz são frutos do Espírito Santo, nos quais devemos abundar sempre, para glória do Senhor e para testemunho da fé perante aqueles com quem vivemos. Todos os santos de Deus devem produzir o fruto do Espírito, que é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé. mansidão e temperança (Gálatas 5:22), pois, sem este fruto, é impossível viver uma vida com esperança. Deus está pronto a operar em nós e a fazer que vivamos uma vida com sentido.

Para que uma vez cheios possam abundar em esperança, ou seja, o cristão cheio do fruto do espírito participa dos chamados atributos comunicáveis (o que Deus compartilha com seus filhos) ou atributos morais de Deus (Manifestação do caráter de Deus), refletindo a verdadeira imagem do Senhor, “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. “ (2 Coríntios 3:18). Abaixo uma lista de versículos sobre os atributos morais ou comunicáveis de Deus:

Amor
(1 João 4:16)E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.

Gozo (Alegria)
(Neemias 8:10)Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.

Paz
(Romanos 15:33) E o Deus de paz seja com todos vós. Amém.

Longanimidade (Paciência)
(Números 14:18) O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração.

Benignidade
(Salmos 145:8)Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia.

Bondade
(Salmos 100:5) Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.

Fé (Fidelidade)
(1 Tessalonicenses 5:24)Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

Mansidão
(Salmos 18:35)Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu.

Temperança (Tolerância)
(Naum 1:3) O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.

Praticando essas obras se identificarão com o “Deus de esperança”. Isso acontecerá pela virtude do Espírito Santo. O cristão cheio do espírito santo“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; ” (Efésios 5:18) compartilha deste poder de Deus.

(Romanos 5:5)E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.


Deivy Ferreira Paniago Junior
30/01/2021

Fontes:

SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

PEARMAN, Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD.

Romanos 12.7b

Romanos 12.7b "[...] se é ensinar, haja dedicação ao ensino” .


“Se é ensinar, haja dedicação ao ensino”

A atividade primordial do mestre, doutor ou ensinador é cuidar do ensino fundamentado da Palavra de Deus. É tão importante que a Bíblia requer que haja dedicação ao exercício desse dom. Talvez seja uma das grandes falhas em muitos ministérios, nas igrejas, a falta de dedicação ao ensino. Há pessoas que querem ensinar sem o mínimo preparo para essa atividade. Nos tempos pós-modernos, mais do que nunca, existe a necessidade de bons ensinadores. Há questionamentos e problemas que não havia há alguns anos. E muitos pastores não estão preparados para dar respostas adequadas ao rebanho. O avanço das ciências, das tecnologias, as questões da bioética, as mudanças rápidas no comportamento social provocam questões que exigem, não só o conhecimento bíblico e teológico, mas também secular. 

O mestre, doutor ou ensinador precisa ter o cuidado de não se considerar superior ao pastor ou dirigente de uma congregação, pelo fato de ter mais conhecimento que a média dos obreiros. Humildade, modéstia, sabedoria e equilíbrio são qualidades indispensáveis aos que são dotados por Deus de mais capacidade para se dedicarem ao ensino: Mais cuidado ainda, deve ter o mestre, pois deles será requerido mais, como diz Tiago: “Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo” (Tiago 3.1).


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
22/05/2021

Fontes:

RENOVATO, Elinaldo. Dons espirituais e ministeriais - Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

CABRAL. Elienai. Romanos – O evangelho da justiça de Deus. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD. 1986

Romanos 12.6a

Romanos 12.6a “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada," 


“De modo que, tendo diferentes dons” 

Além do Espírito Santo conceder dons segundo sua própria vontade para o que for útil, Cristo não deixa sua igreja órfã, mas concede os dons ministeriais buscando sempre o aperfeiçoamento dos santos.  Partindo da premissa de que a igreja é o corpo de Cristo Paulo esclarece que cada membro individualmente possui dons diferentes segundo a medida de fé que Deus repartiu a cada um. “Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. ” (1 Coríntios 12:18-21). Deus repartiu esses dons de maneira que todos precisem uns dons outros como uma comunidade que possui profissionais variados. A igreja deve possui diversidade de dons.


“Segundo a graça que nos é dada” 

Os dons são distribuídos segundo a graça de Deus e não segundo vontade humana. Simão, o mago tentou comprar por dinheiro: “E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo ” (Atos 8:18,19). Simão foi asperamente repreendido pelo apóstolo Pedro: Mas disse-lhe Pedro: “O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus” (Atos 8:20,21). Paulo recebeu seu apostolado segundo a medida do dom de Cristo: “Do qual fui feito ministro, pelo dom da graça de Deus, que me foi dado segundo a operação do seu poder” (Efésios 3:7). E também nos recebemos dons segundo a própria medida estabelecida por Cristo: “Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo” (Efésios 4:7), a fim de que Cristo seja glorificado através dos dons e não a figura humana que não possuía méritos para alcança-los, mas somente o favor imerecido de Deus.


DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
22/05/2021

Fontes:

RENOVATO, Elinaldo. Dons espirituais e ministeriais - Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário. Rio de Janeiro: CPAD, 2014.

CABRAL. Elienai. Romanos – O evangelho da justiça de Deus. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD. 1986

Romanos 12.2

Romanos 12.2 “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus “.


“E não vos conformeis com este mundo," 

A que mundo se refere? A palavra mundo, no grego significa: ordem de coisas; sistema. Existe também em 1 Coríntios 1.20; 2.6; 3.18; 2 Coríntios 4.4; Gálatas 1.4, a palavra século no grego significa “ o pensamento predominante da época”. Os dois termos “ mundo” e “ século” estão interligados nos significados.

Porém, o conselho de Paulo: E não vos conformar com este mundo” significa não entrar na forma do mundo, mas na forma de Deus. A forma do mundo é o sistema espiritual satânico que domina o “ mundo” das criaturas humanas: "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno (1 João 5:19) ”; “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (2 Coríntios 4:4) “.


"... mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, "

Eles deviam se “transformar” Esse verbo grego significa transfigurar, moldar. É o mesmo verbo usado pelo apóstolo Pedro quando escreveu aos cristãos: “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; ” (1 Pedro 1.14). Assim como o líquido assume a forma do recipiente que ocupa, da mesma forma o cristão, se Não se guiar pela Palavra de Deus, pode ser moldado de acordo com a cultura à sua volta. Essa transformação diz respeito ao interior e implica numa mudança radical em toda a maneira de ser da pessoa transformada. Não se conformar “ com o mundo” e, além de não entrar na forma do mundo, é ter uma transformação espiritual que modifique toda a nossa vida.

A renovação da mente significa a renovação dos seus motivos e fins. Paulo aconselha os cristãos de Filipos a exercitar sua mente enchendo-as de virtudes espirituais: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4:8) “.


“...para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus “.  Esses exercícios espirituais sugeridos para renovarmos a mente proporcionam conhecimento da Palavra de Deus e discernimento espiritual úteis para entendermos o que Deus quer que façamos em determinada situação. Uma vez que nos apresentamos a Deus em sacrifício vivo (v.1), e nossa mente é renovada pela Palavra de Deus, passaremos então a pensar corretamente e nas coisas certas: "Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo" (2 Coríntios 10:5). O propósito da “ transformação moral e espiritual” é que o crente possa “ experimentar” a vontade gloriosa de Deus. Quando nos “ apresentamos”, automaticamente “ experimentamos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Pergunta-se, então: - Qual é a vontade de Deus? - A vontade de Deus é a expressão do seu caráter na nossa vida diária.

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
27/3/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

CABRAL, Elienai. Romanos – O evangelho da justiça de Deus. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 1986.

GONÇALVES, José. Maravilhosa Graça - O evangelho de Jesus Cristo revelado na Carta aos Romanos. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

http://biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200904_03.pdf

Romanos 12.1

Romanos 12.1 “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. ” 


“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, “ Em vez de ditar uma ordem, Paulo “rogou”, solicitou, suplicou, implorou a seus leitores. Talvez ele tenha feito isso porque Deus não quer uma doação forçada, e sim um sacrifício de boa vontade, espontâneo. Paulo prosseguiu sua abordagem calorosa e pessoal usando o termo “irmãos” (v. 1b). Daqui até o fim da carta, ele se dirigiu a todos os irmãos espirituais residentes em Roma, judeus e gentios. Paulo rogou aos irmãos “pela compaixão de Deus” (v. 1c). Ou “As misericórdias de Deus” são as muitas expressões de misericórdia expostas nos capítulos anteriores: a misericórdia de Deus em nos salvar, em nos ajudar a viver a vida cristã e assim por diante. Diante de Suas misericórdias, devemos estar dispostos a fazer qualquer coisa que Ele nos pedir. Quando pensamos no que Ele fez por nós, nada que Ele nos peça é demais.


“...que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, “ Essas palavras faziam mais sentido para os leitores do primeiro século do que para muitos de nós. Durante séculos, os judeus ofereceram sacrifícios de animais no templo. A adoração pagã também girava em torno de sacrifícios. O desafio de Paulo aos cristãos incluía uma comparação e ao mesmo tempo um contraste com os sacrifícios de animais — especialmente os da religião judaica. Analisemos com cuidado esse maravilhoso desafio:

• “Apresenteis” — “apresentar” significa basicamente “colocar ao lado, “colocar”, e para, “ao lado de”). Era usado para o ato de se colocar uma oferta perante o Senhor. Era “o termo técnico para se apresentar animais e ofertas aos levitas”.

• “O vosso corpo” — vocês devem se apresentar. Nenhum animal jamais entrou trotando no templo e dizendo: “Aqui estou eu! Sacrifiquem a mim! ” Todavia, é isso o que um cristão, praticamente, faz. Neste sentido, o cristão é o sacerdote e, ao mesmo tempo, o sacrifício. Em vez de oferecer animais mortos, os cristãos devem oferecer seus corpos, suas vidas, a Deus.  Muitos comentaristas e tradutores interpretam a palavra “corpo” em 12:1 como “todo o nosso ser”. Devemos oferecer tudo o que somos e tudo o que temos a Deus, mas Paulo certamente tinha um motivo para usar a palavra “corpo”. Em toda a carta, ele enfatizou o corpo físico como uma grande fonte de preocupação espiritual. Por causa da fraqueza da carne o corpo pode e de fato irá nos subjugar (7:5, 18, 23, 24). Entretanto, no capítulo 8 Paulo declarou que, por meio do Espírito Santo, podemos mortificar “os feitos do corpo” (8:13).O cristianismo é reconhecido como uma das religiões que dá ao corpo a sua devida honra e dignidade11. “Para os gregos... o corpo era apenas uma prisão, algo a ser menosprezado e até motivo de vergonha”12. Em oposição a isso, o cristão entende que seu corpo é “templo do Espírito Santo” (1 Coríntios 6:19). Ele pode glorificar a Deus e exaltar a Cristo em seu corpo (1 Coríntios 6:20; Filipenses 1:20).

• “Em sacrifício” — “os sacrifícios de animais, oferecidos numa época anterior, tornaram-se obsoletos graças à oferta que Cristo fez de Si mesmo. Mas sempre há lugar para o serviço divino prestado por corações obedientes”. Pedro escreveu aos cristãos: “vós... como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5). Hebreus lançou este desafio a todo seguidor de Jesus: “Por meio de Jesus... ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome. Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz” (Hebreus 13:15, 16).

• “Vivo” — em vez de oferecer animais mortos, os cristãos oferecem um sacrifício vivo.

• “Santo” — os sacrifícios oferecidos ao Senhor deveriam ser santos (separados para Ele) e sem mácula (veja Levítico 1:3; 1 Pedro 1:19; Malaquias 1:8). Os cristãos sempre devem oferecer o melhor para Deus.

• “E agradável a Deus” — a palavra traduzida por “agradável” significa literalmente “que agrada bem”. Na época do Antigo Testamento, quando sacrifícios de animais eram feitos conforme as instruções divinas, a fumaça subia como “aroma agradável ao Senhor” (Números 15:3). Da mesma forma, o tipo de sacrifício espiritual do qual estamos falando agrada a Deus e é aceito por Ele.


“...que é o vosso culto racional. ”De que maneira ou maneiras podemos oferecer nosso corpo num sacrifício a Deus considerado “racional”? 1) Este é um pedido razoável considerando tudo o que Deus fez por nós. 2) Respondemos ao amor de Deus como seres racionais, que raciocinam. 3) Quando oferecemos esse sacrifício, o fazemos de uma forma consciente e cuidadosa, pois qualquer coisa que fizermos para o Senhor deve incluir o raciocínio. Jamais devemos servi-lo de maneira ritualista ou automática. Se já é perigoso um motorista dirigir entorpecido pelo sono — assustando-se quando, ao acordar, percebe que já chegou a determinado ponto do trajeto — muito mais perigoso é servir a Deus sem plena consciência do que se faz. Quando prestamos culto a Deus, nossas mentes precisam estar concentradas nEle e no que estamos fazendo. O mesmo se aplica a todo serviço que prestamos ao Senhor.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
31/08/2022

Fontes:

GONÇALVES, José. Os ataques contra a igreja de Cristo – As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Jesus Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

MERRILL F. Unger e William White Jr., Dicionário Vine. Trad. Luis Aron de Macedo. Rio de Janeiro: CPAD.

F. F. BRUCE, Romanos — Introdução e Comentário. Trad. Odayr Olivetti. Série Cultura Bíblica. São Paulo: Ed. Vida Nova e Ed. Mundo Cristão, 3a. ed., 1983,

http://biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200904_03.pdf

Romanos 11.26

Romanos 11.26 “E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sido virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades. ” 


O verso 25 é indispensável para entendermos o 26, ele nos diz acerca de um mistério: “que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. “ Entende-se que o endurecimento de Israel quanto a Cristo é parcial e temporal, a fim de que os gentios tenham o conhecimento da verdade. Ora, se a graça salvadora é capaz de alcançar os gentios pagãos, por que não alcançaria também os judeus? Pois bem, se o “ endurecimento de Israel” é temporal e parcial, pergunta-se: “ Por quanto tempo? - A resposta está na própria escritura de Paulo que diz: ...ate que a plenitude dos gentios haja entrado”. Significa dizer que até que se cumpra o tempo de Deus para a salvação dos gentios, o endurecimento de Israel perdurará. - Que é a “ plenitude dos gentios”? - Diz respeito à complementação total da medida de Deus. Esta expressão tem sentido espiritual, pois quando se complementar essa medida de Deus na vida dos gentios, então Deus se voltará para Israel para concluir seu pacto (Atos 15.14-17) Não se pode confundir a “ plenitude dos gentios” com o “ tempo dos gentios” de Lucas 21.24, que se refere a um tempo específico no período da Grande Tribulação, quando o Anticristo governará a terra. Entretanto, a “ plenitude dos gentios” refere-se à Dispensação da Graça, quando os gentios estão tendo a oportunidade de obterem a graça salvadora em Cristo Jesus.


“E, assim, todo o Israel será salvo, ”

Todo o Israel” é o Israel como um todo, ou seja, não apenas o remanescente de Israel, mas os demais também — os ramos que foram cortados (Romanos 11.17). Alguns comentaristas interpretam a expressão “ ...todo o Israel será salvo” como se referindo ao Israel espiritual, que não é segundo a came, mas segundo o espírito. Entretanto, não podemos concordar com essa teoria, visto que toda a profecia relativa ao Israel futuro diz respeito à restauração nacional e religiosa de Israel como povo, sobre o qual Jesus governará no seu reino milenar. Israel espera o seu libertador, o glorioso Messias que não foi reconhecido na sua primeira vinda. Essa vinda futura do Messias significa a salvação de todo o Israel (Zacarias 12.2,3,8-10; 13.8,9; 14.2-4).


“...como está escrito: De Sião virá o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades. ” 

Esse versículo só tem sentido dentro de um contexto escatológico futuro. Esse fato é claramente demonstrado por Paulo quando ele afirma que a vinda do Messias Libertador acontecerá somente após haver se cumprido a plenitude dos gentios. A citação nos versículos 26 e 27 combina Isaías 59-20,21 com uma frase de Isaías 27.9 (“quando eu tirar os seus pecados”). A modificação nesta citação, a qual é bem parecida com alguns manuscritos da LXX, é que em Romanos 11.27 o Libertador virá de Sião, ao passo que no texto hebraico de Isaías 59.20, Ele entra em Sião. Esta pode ser tentativa em reforçar o ponto abordado no início de toda desta discussão em Romanos 9.5, que aquele a quem os judeus rejeitavam era um do seu povo. Mas Paulo dá a garantia de que virá o dia em que eles perceberão que Jesus é Messias. Naquele momento, o Senhor completará a relação baseada no concerto feito com os judeus, o qual foi estabelecido com os patriarcas (Romanos 11.28,29), perdoando-lhes os seus pecados (v. 27).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
07/12/2022

Fontes:

SOARES, Esequias e Daniele. A Justiça Divina – A preparação do povo de Deus para os últimos dias no Livro de Ezequiel. Rio de Janeiro: CPAD 2022.

GONÇALVES, José. Maravilhosa Graça. Rio de Janeiro: CPAD 2016.

CABRAL, Elienai. Romanos – O evangelho da Justiça de Deus. Rio de Janeiro: CPAD 2005.

ARRINGTON French L; STRONSTADRoger. Comentário Bíblico Pentecostal – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.

Romanos 8:28

Romanos 8:28 “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”


Esse versículo é um dos mais reconfortantes da Bíblia tanto que Jonh Stott escreve que muitos o consideram um travesseiro que podemos repousar das tribulações da lida.


“E sabemos que”

A bíblia diz que: “O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria”(Provérbios 18:15). Ou seja, aquele que é sábio busca o conhecimento. Todavia em Deus há muita profundidade: Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! (Romanos 11:33). Moisés escreveu que “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre... “ (Deuteronômio 29:29). Com isso quero dizer que não somos capazes de conhecer tudo ou saber de tudo. Jesus diz a Nicodemos: “Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?”. Mas, em relação à revelação contida nesse versículo o Apóstolo sabe, e não somente ele, mas, seus destinatários, os romanos. Essa é uma verdade revelada, quero dizer se aplica ao nosso tempo.


“... que todas as coisas...” 

Refere-se a que o nosso Deus sem a intervenção humana (Vontade permissiva) nos permite vivenciar. Por exemplo: Sara convence a Abraão a ter um filho com a sua serva. Essa decisão trouxe muito embaraços para a vida do pai da fé e as consequências seguem até hoje. Já o apóstolo do amor, após seu cativeiro em Patmos, reconheceu que ali estava por causa da palavra de Deus e do teste


“... coisas contribuem juntamente para o bem...” 

Significa que tanto as coisas boas, quanto as coisas más; tanto as coisas alegres, quanto as tristes irão de alguma forma misteriosa nos beneficiar no futuro. Por exemplo: José era um jovem temente a Deus que possuía o favor do pai. Por inveja seus irmãos o venderam aos ismaelitas, depois a Potifar e seguiu por traição ao cárcere. Após anos de reclusão, por seu dom foi levado à coorte de Faraó e interpretou o seu sonho. Após se cumprir suas previsões, seus irmãos foram comprar cereais no Egito. José os reconheceu e os provou com Benjamim. Depois foi capaz de compreender como era importante que tudo acontecesse como aconteceu: “E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face. E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós (Gênesis 45:3-5) ”.


“...daqueles que amam a Deus, “ 

O próprio Jesus identifica quem o ama: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” (João 14:21). Deus pode ser adorado com palavras de louvor, mas, o amor a Ele é expressado através da obediência a sua palavra: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha” (Mateus 7:24,25).


“...daqueles que são chamados segundo o seu propósito. ” 

Diz respeito a todos que aceitam a obra salvadora de Jesus Cristo. Chamados para serem santos e irrepreensíveis: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor” (Efésios 1:4). Estes são salvos e eleitos para uma santa vocação: “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; (2 Timóteo 1:9). E podem esperar o melhor de Deus em suas vidas: Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes” (Salmos 27:13).

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
10/5/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

CABRAL, Elienai. Romanos – O evangelho da justiça de Deus. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 1986.

STOTT, John. A Mensagem De Romanos. ABU, 2000.

Romanos 8.23

Romanos 8.23 “E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. ”


“E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, “

Paulo disse no verso 22 “sabemos”, porque o que ele estava dizendo era e é de conhecimento comum; era algo evidente a todos que olhassem para os problemas existentes no mundo. Quando Paulo diz que a criação “Geme”, ele estava usando uma figura de linguagem; mas quando pensamos na terra “gemendo”, sons de uma criação funcionando mal inundam nossa imaginação: o estrondo de um terremoto, o rugido de um trovão ou de um furacão, o crepitar de uma floresta em chamas, o ribombar de ondas estrondosas. O apóstolo disse que esses gemidos continuavam “até agora”. O “até agora” de Paulo aplica-se ao nosso tempo também; o gemido persiste até hoje e continuará até a volta de Cristo.

Costuma-se dizer que a criação vem suportando não dores de morte, mas dores de parto. Mulheres que já sofreram as dores de parto entendem melhor a analogia de Paulo. A dor deve ser terrível, mas não é uma dor inútil; ela progride em direção a um objetivo: uma nova vida. Na figura de Paulo, o gemido e a dor do velho céu e velha terra fornecem provas de um futuro melhor: o dia do novo céu e nova terra.

Paulo muda o foco do mundo criado para os cristãos, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo. Anteriormente, Paulo escrevera aos coríntios: “E, por isso, neste tabernáculo [o corpo físico], gememos, aspirando por sermos revestidos da nossa habitação celestial [o corpo espiritual]” (2 Coríntios 5:2). Quanto mais vivemos, mais entendemos a afirmação de Paulo sobre gemer neste corpo destrutível; é como uma casa que está se deteriorando! Diante disso, Paulo disse que aspiramos por nos libertarmos deste velho corpo e adquirirmos o novo corpo. “Aspirando” vem da mesma palavra traduzida por “aguarda” no versículo 19: assim como o mundo criado está em “ardente expectativa”, nós também aguardamos ansiosamente.

“Temos as primícias do Espírito” - essa expressão é referente à vinda do Espírito Santo no Dia de Pentecoste e à sua habitação na vida dos crentes. F.F. Bruce, em seu Comentário aos Romanos, (Ed. Mundo Cristão) escreveu: “ A habitação do Espirito em nós aqui e agora constitui as primícias, isto é, a primeira prestação ou a entrada na entrega da herança eterna da glória que aguarda os crentes em Cristo”.

A expressão “primícias” (“primeiros frutos”) “vem do princípio veterotestamentário de se ofertar o primeiro feixe de trigo..., tanto como uma expressão de gratidão como uma declaração de antecipação” (Êxodo 23:19; Levítico 23:10, 11). Acenar com o primeiro grão colhido era uma forma de anunciar: “Vem mais por aí. O melhor ainda está por vir! ”. Uma possível tradução deste trecho seria: “Temos o Espírito como parte da promessa de Deus”.


“... esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. ”

Em 8:15 lemos que “recebemos o espírito de adoção”. Por que, então, Paulo disse aqui que estamos “esperando... a adoção de filhos”? O contexto deixa claro que já temos privilégios da filiação, mas também indica que o processo só será concluído na ressurreição corpórea a acontecer na volta de Cristo — assim como a adoção de uma criança só ocorre oficialmente perante um juiz.

“Certo casal tinha um filho com uma doença genética chamada síndrome de Tourette. Esse distúrbio faz a vítima fazer movimentos descontrolados com o corpo e emitir sons incômodos. A medicação às vezes ajuda, mas não há cura. Um dia, a mãe levou esse filho e as outras duas filhas para o centro da cidade. O menino teve uma crise num lugar público e a família teve de ir embora às pressas. Uma das irmãs, aos prantos, perguntou à mãe: “Ele sempre vai ser assim? ” Mais tarde, a mãe contou ao marido o que a filha disse e este lhe perguntou: “E qual foi a sua resposta? ” Soluçando, a esposa respondeu que não soube o que dizer. Então, o marido abraçou a esposa e disse: “Da próxima vez, diga a ela que o irmão não será sempre assim. Um dia, o Senhor vai voltar, e o irmão dela receberá um corpo maravilhoso, um corpo perfeito sem nenhum defeito”.

O seu corpo está abatido pelo sofrimento? Você luta contra a fraqueza da carne? Se você é um filho de Deus fiel, não será sempre assim! Paulo escreveu:“que (Cristo) transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. “ (Filipenses 3.21)

Quando formos transformados, habitaremos em corpos espirituais (1 Coríntios 15:44). Esses corpos espirituais, de um modo que não podemos conceber, terão uma relação com nossos corpos físicos (veja vv. 35–3821); mas nossos corpos espirituais serão indestrutíveis, gloriosos e poderosos (1 Coríntios 15:42–44).

Sobre isso João escreveu “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (1 João 3:2).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
18/8/2023

FONTES:

BRUCE, F.F. Romanos, Introdução e Comentário. Mundo Cristão, 1979.

CABRAL, Elienai. Romanos o evangelho da justiça de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1986.

http://biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200902_03.pdf

Romanos 3.20

Romanos 3.20 "Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. ” 


"Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, “ 

Paulo conclui, ninguém será declarado justo diante Deus baseando-se na obediência à lei, literalmente "por obras da lei" (ARA). Mas o que ele quer dizer com "obras da lei"? Até mesmo entre os mais experientes eruditos há alguma dúvida sobre o que signifique a expressão as obras da lei. Enquanto que alguns as incluem à observância de toda a lei, outros as restringem exclusivamente às cerimônias.  Temos, contudo, muitas razões para crer que Paulo está falando, aqui, de toda a lei. Somos fortemente corroborados pelo fio de raciocínio que temos seguido até aqui, ao qual continuaremos a seguir. Há muitas outras passagens que não nos permitem pensar de outra forma. Portanto, é uma memorável verdade de primeira grandeza, a saber, que ninguém é capaz de alcançar a justiça pela observação da lei. Paulo apresentou sua razão para isso, e no presente texto ele o reiterará, ou, seja: todos os homens, sem exceção, são culpados de transgressão, e estão todos condenados pela lei como injustos. Estas duas proposições – ser justificado pelas obras e ser culpado de transgressão – são opostas entre si.  O termo carne, se não for particularmente especificado, significa simplesmente homens, embora pareça comunicar um sentido um tanto mais geral, assim como é mais expressivo dizer todos os mortais, do que dizer todos os homens. O ser humano pode se vangloriar de suas obras perante as demais pessoas, mas perante Deus não encontrará justificativa, pois nem mesmo Abraão alcançou por méritos (Romanos 4.1-3). Se houvesse um só ponto ou característica de ser humano que o pudesse justificar, existiriam outros caminhos para se alcançar a justificação além do caminho da morte e cruz apresentado por Jesus, e, certamente, os seres humanos escolheriam o caminho mais simples.


 “...porque pela lei vem o conhecimento do pecado. ”

Uma vez que ele evidencia que a lei era insuficiente para salvar, qual era então a função da lei? O apóstolo deixa mais evidente a função quando escreve a epístola aos gálatas (G1 3.23-25), na qual afirma que a lei serviu como aio para se chegar a Cristo. A palavra grega “aio” significa uma pessoa que conduz uma criança”, tutores responsáveis por proteger os filhos de seus senhores, educá-los, bem como corrigi-los. Portanto, o aio tinha uma função transitória, e não definitiva, pois, quando o filho chegava à sua maturidade, não tinha mais função a desenvolver. Dessa forma, a função da lei era dar consciência tanto a judeus como gentios de sua culpabilidade e conduzi-los a Cristo, a solução para o pecado da humanidade. A lei em si era insuficiente para a salvação, mas tinha sua função, que era a de conscientizar o ser humano de sua miserabilidade e a necessidade de alternativa para se salvar. Dessa forma, abre-se o caminho para apresentar a grande revelação da justiça de Deus para a humanidade, que é apresentada na carta, as boas novas da salvação para uma humanidade em pecado e que não têm como pagar sua dívida. Paulo está preparando o leitor para receber a doutrina da justificação pela fé.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
3/7/2023

FONTES:

BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o império do mal – Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

NEVES, Natalino das. Justiça e Graça: Um Estudo da Doutrina da Salvação na Carta aos Romanos. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.

CALVINO, João, (1509-1564). Romanos [tradução de Valter Graciano Martins]. São José dos Campos, SP: Fiel, 2014.

Romanos 1.25

Romanos 1.25 “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém! ” 


“Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, “

A NTLH diz: “trocam a verdade sobre Deus pela mentira”. De fato, o texto grego diz literalmente: “a mentira”.Segundo Paulo, a rejeição da revelação divina que resulta em idolatria é “a mentira”. Francis Schaeffer diz que, quando o homem se rebela e se afasta da sua referência primeira em Deus, do relacionamento apropriado com Deus, tudo se torna mentira. O ser humano não sabe quem é. Toda verdade é negada. Ele passa questionar não apenas a existência de Deus. Questiona igualmente a própria existência. Quando as pessoas jogam fora o Deus da verdade, a verdade desaparece como um todo. E tudo o que resta são conjuntos de opiniões, deuses e prazeres pessoais.


 “...e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, “ 

De que maneira honram a criatura? “E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis” (V.23). Qual foi o resultado? O resultado disto foi a idolatria. A glória de Deus foi mudada em imagens de formas humanas e animais. Qual é a raiz pecaminosa da idolatria? A raiz pecaminosa da idolatria é o egoísmo. O homem faz um ídolo. Traz-lhe ofertas e lhe apresenta suas orações. Por que? A fim de que sejam promovidos seus próprios esquemas e sonhos e propósitos. Todo o seu culto é por causa de si mesmo e não por causa de Deus. Na totalidade desta passagem somos confrontados face a face com o fato de que a verdadeira essência e base do pecado é colocar-se a si mesmo no lugar de Deus. A maneira mais comum em que muitos servem “a criatura no lugar do Criador” é servindo a si mesmos e esforçando-se para saciar seus próprios desejos em vez de procurar saber qual é a vontade de Deus e esforçar-se para agradá-lo. Tal atitude torna “Deus pequeno e nós, grandes”.


“...que é bendito eternamente. Amém! ”

Quando Paulo analisou como a humanidade havia negligenciado a Deus e deixado de glorificá-lo, ele não pôde se conter. Encerrou o versículo 25 com estas palavras. A palavra grega traduzida por “bendito” tem a mesma raiz que “elogio” (“uma palavra boa”). Significa “digno de ser louvado”. No Novo Testamento, o termo é aplicado somente a Deus. A NTLH diz: “que deve ser louvado para sempre. Amém! ”

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
11/7/2023

FONTES:

BAPTISTA, Douglas. A igreja de Cristo e o império do mal – Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

http://biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200809_05.pdf

SCHAEFFER, Francis A. A obra consumada de Cristo. Cultura Cristã.

BARCLAY, William. The LettertotheRomans - Tradução: Carlos Biagini

J. W. McGarvey e Philip Y. Pendleton, Thessalonians, Corinthians, GalatiansandRomans. Cincinnati: Standard Publishing, s.d., p. 305.

LOPES, Hernandes Dias. Romanos: o evangelho segundo Paulo. São Paulo, SP: Hagnos, 2010.

Romanos 1.20

Romanos 1.20 “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis. ” 


“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, “

Deus deu duas “revelações” de Si mesmo: a revelação “natural” em Seu mundo e a “sobrenatural” em Sua Palavra. Davi falou de ambas no salmo 19. Na primeira metade do salmo, Davi escreveu sobre a revelação natural: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (v. 1). A segunda metade do salmo enfoca a revelação sobrenatural: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices” (v. 7).No texto que estamos estudando, Paulo falou da “criação do mundo” e “o que foi feito”. Hoje, homens “letrados” insistem que não houve uma criação especial, mas que tudo no mundo é produto da evolução. Paulo, que, além de letrado também era inspirado, cria na criação; ele ensinou que tudo foi feito pelo Criador. O propósito de Paulo, porém, não era provar que Deus é. Há quase uma unanimidade universal em relação à existência de um poder superior. Em vez disso, a ênfase do apóstolo estava em quem Deus é — o que Paulo denominou “os atributos invisíveis de Deus”. O texto grego tem simplesmente “as coisas invisíveis de Deus”. Uma possível tradução seria: “as qualidades invisíveis de Deus”. Quais “atributos invisíveis” de Deus podem ser “percebidos” na criação? Paulo denominou dois. O primeiro era “Seu eterno poder [dunamis]”. Deus é tão poderoso que quando Ele disse: “Haja luz”, “houve luz” (Gênesis 1:3). Mal podemos imaginar o poder gerado por essa única afirmação dita pelo Senhor! Um segundo atributo de Deus que pode ser “percebido” na criação é Sua “natureza divina”, uma tradução de theiotes, palavra derivada de “Deus” (theos). Theiotes refere-se às características da divindade. Uma possível tradução seria: “todas as coisas que o fazem Deus”.


“...se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis. ”

Paulo disse que a natureza divina de Deus pode ser “percebida por meio das coisas que foram criadas”. Ao olharmos para o mundo à nossa volta, discernimos as qualidades do Criador. Um mundo que opera por “leis” fixas naturais indica que o Criador é ordeiro. Se Ele tem “leis” no reino natural (como “a lei da gravidade”), é plausível deduzir que Ele tem leis nos reinos moral e espiritual. O fato de que existem repercussões quando violamos as “leis” naturais sugere que punições nos aguardarão, se ignorarmos Seus preceitos morais e espirituais. Esta linha de raciocínio pode ser ampliada. A abundância da provisão divina dá testemunho da generosidade divina. A beleza deste mundo diz algo sobre a beleza do caráter de Deus (veja Salmos 27:4) — e assim por diante. Russel P. Sheed, renomado teólogo batista, destaca esse fato: “É inadmissível a desculpa humana de que entre determinados povos e nações simplesmente nunca houve qualquer oportunidade para se conhecer a mensagem salvadora. A Palavra de Deus afirma que homens ignorantes acerca da Bíblia não ficaram sem conhecimento algum de Deus (R m 1.19). Até aos mais distantes Ele revela seus atributos, seu eterno poder e natureza divina. Os gentios deixaram a maior parte da verdade dos patriarcas cair no esquecimento. Eles contorceram e distorceram o pouco que restou. Apesar disso, os rios ainda fluíam... as flores ainda desabrochavam... o sol ainda brilhava... o arco-íris ainda aparecia no céu depois de uma tempestade... e as estrelas ainda cintilavam à noite. Deus não deixou de dar testemunho de Si mesmo. Os gentios tinham alguma luz espiritual — mas ignoraram essa luz. Eles deixaram de viver em conformidade com a verdade que receberam. Paulo concluiu então: “Tais homens são, por isso, indesculpáveis” afinal todas as formas de ateísmos se diluem diante das obras do Deus invisível.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
28/07/2022

Fontes:

GONÇALVES, José. Os ataques contra a igreja de Cristo – As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Jesus Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

http://biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200809_05.pdf

CABRAL, Elienai. Romanos - O Evangelhoda Justiça de Deus.Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

GONÇALVES, José. MaravilhosaGraça!O evangelho de Jesus Cristorevelado na Carta aos Romanos. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

Romanos 1.16

Romanos 1.16 “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. ” 


“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, "

Paulo em sua minuciosa apresentação a Igreja de Roma começa afirmando que não se envergonha de pregar o Evangelho de Cristo. As dificuldades financeiras ou a falta de recursos necessários, não o envergonhavam de pregar o Evangelho. Para o apóstolo das gentes, o Evangelho tem um sentido vivo: não é opaco como certas filosofias religiosas da época.

O termo “evangelho”, oriundo do vocábulo grego , significa literalmente “boa-nova”. A palavra é formada por dois vocábulos gregos: , bom, e , anúncio. Trata-se de uma expressão antiquíssima da língua grega. A palavra, contudo, só viria adquirir a conotação com que, hoje, a conhecemos a partir do advento de Cristo. Após o seu batismo, o Senhor apresentou-se a Israel com o evangelho do Reino. Ao descrever a ação evangelizadora de Jesus, ressalta-lhe Mateus não somente as palavras, mas notadamente os atos: “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do Reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo” (Mateus 9.35).


"... pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê;” 

“O Evangelho é poder de Deus”.  No grego, a palavra poder é “dunamis” cujo sentido é dinamite. O Evangelho é dinâmico, não apenas atraente como uma idéia ou alguma filosofia. A palavra poder, em relação ao Evangelho, significa a intervenção imediata e instantânea de Deus na vida do pecador. O Evangelho tem um poder miraculoso que pode transformar o mais vil pecador numa nova criatura.

“Para a Salvação”. A palavra salvação neste texto tem um sentido individual e também universal, pois é para todo aquele que crer. Seu alcance tem uma dimensão real, pois não se trata de um poder abstrato ou inconcebível. E um poder divino que pode ser experimentado e sentido. A palavra crer, no grego é “pisteuo”, que também significa fé, como um ato de confiar em alguém. Em relação ao Evangelho, crer significa confiança ou a entrega pessoal de modo pleno a ponto de colocar-se o que crê, completamente à disposição de outra pessoa. Crer no Evangelho não implica num mero assentimento intelectual a uma verdade apresentada, mas requer uma entrega voluntária e sem reservas à verdade recebida. Crer em Cristo é entregar-se a Ele sem reservas.


"... primeiro do judeu, e também do grego. ” 

“Primeiro do judeu” (1.16) não quer dizer que é necessário tornar-se judeu para conhecer os benefícios do poder do Evangelho. Basta crer no Evangelho. Essa afirmação deve ser entendida cronologicamente. Jesus afirmou a mulher samaritana: Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos por que a salvação vem dos judeus. (João 4:22)

Nós, igreja do Senhor Jesus, comissionados para pregar o Evangelho a toda à criatura. Não podemos nos envergonhar dele, afinal o Evangelho é o poder de Deus para a Salvação, ou seja, todos que chagaram a Cristo foi por intermédio do Evangelho. Se você não se envergonha do Evangelho. Pregue o Evangelho! “Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” (1 Coríntios 9:16)


Deivy Ferreira Paniago Júnior
12/3/3021

Fontes:

SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

ANDRADE, Claudionor. O desafio da Evangelização. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

CABRAL, Elienai. Romanos: O evangelho da justiça de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1986.