segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Romanos 15.13

Romanos 15.13 “Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo” .


 “Ora, o Deus de esperança "

“Ora” Paulo avança para a conclusão das suas palavras e pede a Deus pela igreja, identificando-o como “o Deus da Esperança”. Há passagens tanto no AT como no NT que o relacionam da mesma forma: “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. ” (Isaías 40:31) e “Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa, ” (1 Timóteo 1:1). No primeiro versículo há promessa aquele que nele espera e no segundo relaciona a segunda pessoa da Trindade como a esperança nossa.


"... vos encha de todo o gozo e paz em crença,"

Ele pede que a igreja de Roma (que ele nunca havia estado como eles, a não ser em espírito) seja cheia de “todo o gozo e paz em crença” Tanto o gozo como a paz são frutos do Espírito Santo, nos quais devemos abundar sempre, para glória do Senhor e para testemunho da fé perante aqueles com quem vivemos. Todos os santos de Deus devem produzir o fruto do Espírito, que é amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé. mansidão e temperança (Gálatas 5:22), pois, sem este fruto, é impossível viver uma vida com esperança. Deus está pronto a operar em nós e a fazer que vivamos uma vida com sentido.

Para que uma vez cheios possam abundar em esperança, ou seja, o cristão cheio do fruto do espírito participa dos chamados atributos comunicáveis (o que Deus compartilha com seus filhos) ou atributos morais de Deus (Manifestação do caráter de Deus), refletindo a verdadeira imagem do Senhor, “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. “ (2 Coríntios 3:18). Abaixo uma lista de versículos sobre os atributos morais ou comunicáveis de Deus:

Amor
(1 João 4:16)E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.

Gozo (Alegria)
(Neemias 8:10)Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.

Paz
(Romanos 15:33) E o Deus de paz seja com todos vós. Amém.

Longanimidade (Paciência)
(Números 14:18) O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração.

Benignidade
(Salmos 145:8)Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia.

Bondade
(Salmos 100:5) Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.

Fé (Fidelidade)
(1 Tessalonicenses 5:24)Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

Mansidão
(Salmos 18:35)Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu.

Temperança (Tolerância)
(Naum 1:3) O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.

Praticando essas obras se identificarão com o “Deus de esperança”. Isso acontecerá pela virtude do Espírito Santo. O cristão cheio do espírito santo“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; ” (Efésios 5:18) compartilha deste poder de Deus.

(Romanos 5:5)E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.


Deivy Ferreira Paniago Junior
30/01/2021

Fontes:

SOARES, Esequias. O Verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da doutrina bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.

PEARMAN, Myer. Conhecendo as Doutrinas da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário