segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Romanos 1.20

Romanos 1.20 “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis. ” 


“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, “

Deus deu duas “revelações” de Si mesmo: a revelação “natural” em Seu mundo e a “sobrenatural” em Sua Palavra. Davi falou de ambas no salmo 19. Na primeira metade do salmo, Davi escreveu sobre a revelação natural: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (v. 1). A segunda metade do salmo enfoca a revelação sobrenatural: “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices” (v. 7).No texto que estamos estudando, Paulo falou da “criação do mundo” e “o que foi feito”. Hoje, homens “letrados” insistem que não houve uma criação especial, mas que tudo no mundo é produto da evolução. Paulo, que, além de letrado também era inspirado, cria na criação; ele ensinou que tudo foi feito pelo Criador. O propósito de Paulo, porém, não era provar que Deus é. Há quase uma unanimidade universal em relação à existência de um poder superior. Em vez disso, a ênfase do apóstolo estava em quem Deus é — o que Paulo denominou “os atributos invisíveis de Deus”. O texto grego tem simplesmente “as coisas invisíveis de Deus”. Uma possível tradução seria: “as qualidades invisíveis de Deus”. Quais “atributos invisíveis” de Deus podem ser “percebidos” na criação? Paulo denominou dois. O primeiro era “Seu eterno poder [dunamis]”. Deus é tão poderoso que quando Ele disse: “Haja luz”, “houve luz” (Gênesis 1:3). Mal podemos imaginar o poder gerado por essa única afirmação dita pelo Senhor! Um segundo atributo de Deus que pode ser “percebido” na criação é Sua “natureza divina”, uma tradução de theiotes, palavra derivada de “Deus” (theos). Theiotes refere-se às características da divindade. Uma possível tradução seria: “todas as coisas que o fazem Deus”.


“...se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis. ”

Paulo disse que a natureza divina de Deus pode ser “percebida por meio das coisas que foram criadas”. Ao olharmos para o mundo à nossa volta, discernimos as qualidades do Criador. Um mundo que opera por “leis” fixas naturais indica que o Criador é ordeiro. Se Ele tem “leis” no reino natural (como “a lei da gravidade”), é plausível deduzir que Ele tem leis nos reinos moral e espiritual. O fato de que existem repercussões quando violamos as “leis” naturais sugere que punições nos aguardarão, se ignorarmos Seus preceitos morais e espirituais. Esta linha de raciocínio pode ser ampliada. A abundância da provisão divina dá testemunho da generosidade divina. A beleza deste mundo diz algo sobre a beleza do caráter de Deus (veja Salmos 27:4) — e assim por diante. Russel P. Sheed, renomado teólogo batista, destaca esse fato: “É inadmissível a desculpa humana de que entre determinados povos e nações simplesmente nunca houve qualquer oportunidade para se conhecer a mensagem salvadora. A Palavra de Deus afirma que homens ignorantes acerca da Bíblia não ficaram sem conhecimento algum de Deus (R m 1.19). Até aos mais distantes Ele revela seus atributos, seu eterno poder e natureza divina. Os gentios deixaram a maior parte da verdade dos patriarcas cair no esquecimento. Eles contorceram e distorceram o pouco que restou. Apesar disso, os rios ainda fluíam... as flores ainda desabrochavam... o sol ainda brilhava... o arco-íris ainda aparecia no céu depois de uma tempestade... e as estrelas ainda cintilavam à noite. Deus não deixou de dar testemunho de Si mesmo. Os gentios tinham alguma luz espiritual — mas ignoraram essa luz. Eles deixaram de viver em conformidade com a verdade que receberam. Paulo concluiu então: “Tais homens são, por isso, indesculpáveis” afinal todas as formas de ateísmos se diluem diante das obras do Deus invisível.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
28/07/2022

Fontes:

GONÇALVES, José. Os ataques contra a igreja de Cristo – As sutilezas de Satanás nestes dias que antecedem a volta de Jesus Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022.

http://biblecourses.com/Portuguese/Po_lessons/Po_200809_05.pdf

CABRAL, Elienai. Romanos - O Evangelhoda Justiça de Deus.Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

GONÇALVES, José. MaravilhosaGraça!O evangelho de Jesus Cristorevelado na Carta aos Romanos. Rio de Janeiro: CPAD, 2016.

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