segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Romanos 8:28

Romanos 8:28 “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”


Esse versículo é um dos mais reconfortantes da Bíblia tanto que Jonh Stott escreve que muitos o consideram um travesseiro que podemos repousar das tribulações da lida.


“E sabemos que”

A bíblia diz que: “O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria”(Provérbios 18:15). Ou seja, aquele que é sábio busca o conhecimento. Todavia em Deus há muita profundidade: Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! (Romanos 11:33). Moisés escreveu que “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre... “ (Deuteronômio 29:29). Com isso quero dizer que não somos capazes de conhecer tudo ou saber de tudo. Jesus diz a Nicodemos: “Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?”. Mas, em relação à revelação contida nesse versículo o Apóstolo sabe, e não somente ele, mas, seus destinatários, os romanos. Essa é uma verdade revelada, quero dizer se aplica ao nosso tempo.


“... que todas as coisas...” 

Refere-se a que o nosso Deus sem a intervenção humana (Vontade permissiva) nos permite vivenciar. Por exemplo: Sara convence a Abraão a ter um filho com a sua serva. Essa decisão trouxe muito embaraços para a vida do pai da fé e as consequências seguem até hoje. Já o apóstolo do amor, após seu cativeiro em Patmos, reconheceu que ali estava por causa da palavra de Deus e do teste


“... coisas contribuem juntamente para o bem...” 

Significa que tanto as coisas boas, quanto as coisas más; tanto as coisas alegres, quanto as tristes irão de alguma forma misteriosa nos beneficiar no futuro. Por exemplo: José era um jovem temente a Deus que possuía o favor do pai. Por inveja seus irmãos o venderam aos ismaelitas, depois a Potifar e seguiu por traição ao cárcere. Após anos de reclusão, por seu dom foi levado à coorte de Faraó e interpretou o seu sonho. Após se cumprir suas previsões, seus irmãos foram comprar cereais no Egito. José os reconheceu e os provou com Benjamim. Depois foi capaz de compreender como era importante que tudo acontecesse como aconteceu: “E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face. E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós (Gênesis 45:3-5) ”.


“...daqueles que amam a Deus, “ 

O próprio Jesus identifica quem o ama: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele” (João 14:21). Deus pode ser adorado com palavras de louvor, mas, o amor a Ele é expressado através da obediência a sua palavra: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha” (Mateus 7:24,25).


“...daqueles que são chamados segundo o seu propósito. ” 

Diz respeito a todos que aceitam a obra salvadora de Jesus Cristo. Chamados para serem santos e irrepreensíveis: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor” (Efésios 1:4). Estes são salvos e eleitos para uma santa vocação: “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; (2 Timóteo 1:9). E podem esperar o melhor de Deus em suas vidas: Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes” (Salmos 27:13).

 

DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
10/5/2023

FONTES:

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

CABRAL, Elienai. Romanos – O evangelho da justiça de Deus. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus. 1986.

STOTT, John. A Mensagem De Romanos. ABU, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário