quinta-feira, 4 de setembro de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 4 DE SETEMBRO DE 2025 (Atos 8:12)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
4 DE SETEMBRO DE 2025
PROCLAMANDO AS BOAS-NOVAS DO REINO DE DEUS

Atos 8:12 “Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.”

 

“Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo,”

Antes de Filipe chegar à cidade, ela se encontrava sob uma influência muito diferente. Certo homem, chamado Simão... praticava a mágica, iludindo o povo de Samaria, e até da circunvizinhança da cidade, não só com sua mágica (v. 11), mas também com suas afirmações extravagantes (v. 9). Pois insinuava ser ele grande vulto ou "alguém importante" (BJ). E todos, cidadãos proeminentes e pessoas comuns, ao que parece um grupo ingênuo, realmente afirmavam: este homem é o poder de Deus, chamado o Grande Poder (v. 10). Agora, porém, em Samaria, Simão é desafiado por Filipe; não apenas porque os milagres de Filipe concorriam com a sua mágica; mas especialmente porque Simão também creu em Filipe quando evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo.

Filipe pregou sobre o reino de Deus. Esta é a primeira vez que vemos o termo “reino” desde o capítulo 1 de Atos. O termo “reino de Deus” literalmente refere-se ao “governo de Deus”, quer na terra quer no céu (Tiago 2:5). Desde o estabelecimento da igreja no capítulo 2, lemos muito sobre a “igreja” (Atos  5:11; 8:1, 3), mas pouco sobre o reino. Filipe usou o termo “reino” sabiamente aos Samaritanos porque os samaritanos esperavam um Messias que estabeleceria um reino (João 4:25).

Nem sempre o Reino de Deus diz respeito à Igreja na Bíblia, mas neste contexto, a ênfase de Filipe era sem dúvida a igreja. Afinal, não se pode “pregar Cristo” totalmente sem pregar a respeito da igreja, pois Cristo é o construtor da igreja (Mateus 16:18), Cristo morreu pela igreja (Atos 20:28), Cristo é o cabeça da igreja (Efésios 1:22, 23) e Cristo é o sustentador e salvador da igreja (Efésios 5:23– 25).

Filipe “anunciou a Cristo” aos samaritanos, sem dúvida, ele pregou as grandes verdades a respeito de Cristo que outros pregadores inspirados pregaram: o fato de Jesus ter cumprido as profecias (2:16; 8:35), os detalhes de Sua vida e de Seus milagres (2:22; 10:38), Sua morte na cruz por todos (2:23; 8:32; 10:39), Sua ressurreição dos mortos (2:32; 10:40), Sua ascensão à direita de Deus e Seu reinado nos céus (2:30–36) e Sua volta prometida (10:42).

Trata-se de uma combinação interessante de temas (Reino e Cristo), o que mostra como a igreja primitiva via a mensagem de Cristo continuada na sua própria mensagem, mas, ao mesmo tempo, falava mais e mais acerca do meio através do qual o poder real de Deus estava sendo manifestado na época dela, a saber: através do poderoso nome de Jesus.

 

“...se batizavam, tanto homens como mulheres.”

Os samaritanos creram no evangelho, em outras palavras, se converteram, pois iam sendo batizados, assim homens como mulheres. Quando Filipe “pregou Cristo” aos samaritanos, ele pregou sobre a necessidade do batismo. Para os cristãos o batismo é uma ordenança divina, ou seja, uma ordem direta do Salvador. Sendo ela uma ordem se espera que todos os que aceitarem a fé sejam batizados em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28:19), a fim de que sejam salvos da condenação do mundo. Pedro diz em seu sermão: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, em remissão de pecados” (Atos 2:38).

Jesus foi batizado (Mateus 3:13–17). Ele ordenou o batismo (Mateus 28:19; Marcos 16:16). O batismo é a semelhança da Sua morte, sepultamento e ressurreição (Romanos 6:3–6). Somos batizados em Cristo (Gálatas 3:26, 27). Para você e eu “pregarmos Cristo” totalmente, a necessidade do batismo deve fazer parte da nossa mensagem. Se “anunciar a Cristo” não incluísse o batismo, os samaritanos nunca teriam sido batizados.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
21/08/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

STOTT, John R. W. A Mensagem de Atos: Até aos Confins da Terra, São Paulo: ABU, 1994.

MARSHALL, Howard. Atos - Introdução e Comentário. Vida Nova/Mundo Cristão. 1991.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200111_06.pdf

https://textoaureoebd.blogspot.com/2024/01/mateus-2819.html