LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
28 DE JUNHO DE 2025
PAULO RENOVOU A ESPERANÇA DAQUELES QUE DORMEM EM CRISTO
1 Tessalonicenses 4:14-16 "Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro."
"Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele."
Esta revelação não é uma repreensão da parte de Paulo aos tessalonicenses, mas sim um a mensagem recebida diretamente do Senhor: “Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” (1 Coríntios 15:21,22), com o propósito de aquietar a solicitude para com alguns irmãos já falecidos, talvez como mártires, ou mesmo em circunstâncias normais. Os tessalonicenses não tinham um a opinião clara sobre a sorte desses irmãos.
Paulo considera-os como aqueles que já dormem. Nenhum a evidência há de que Paulo acreditasse no “sono da alma”, uma heresia que hoje é propagada por algumas seitas. Ele está simplesmente empregando a mesma linguagem figurada (Eufemismo) que o próprio Senhor usou ao referir-se à morte do corpo, que aparentemente apenas dormia (cf. Mateus 9.24). O eufemismo é a figura de linguagem usada para tornar um enunciado mais brando ou agradável e menos agressivo (No caso os mortos).
"Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem."
Paulo torna a lembra-los da procedência da sua revelação como em (1 Coríntios 11:23): “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei”. O que antes era mistério de Deus, é divulgado claramente pelo Apóstolo: aqueles que dormem no Senhor aguardam a consumação final da ressurreição “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor” (Filipenses 1:21-23);
Enquanto os crentes vivos serão trasladados por ocasião da segunda vinda de Cristo, sendo este o destino dos santos. Os crentes vivos que participarem do rapto da Igreja não terão vantagem sobre os crentes falecidos: “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados” (1 Coríntios 15.51-52).
"Porque o mesmo Senhor descerá do céu"
A afirmação sobre o mesmo Senhor nos lembra a promessa particular a igreja primeva pelos anjos: “E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (Atos 1:10,11). O mesmo Senhor que nos salvou e nos guardou na peregrinação da vida. O mesmo Cristo que morreu e ressuscitou para a nossa redenção e justificação. O mesmo Filho que subiu ao Céu para interceder por nós.
"... com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro."
A voz do arcanjo deve estar relacionada também com Israel: “E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo...” (Daniel 12:1).
Enquanto que a trombeta pode se referir a igreja: “Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer” (Apocalipse 4:1)
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
Fontes:
BOYD, Frank M. Comentário Bíblico Gálatas, Filipenses, 1 e 2 Tessalonicenses e Hebreus. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 1996.
SILVA, Antônio Gilberto da. O Calendário da Profecia. Rio de Janeiro. Casa. Publicadora das Assembléias de Deus, 1985.
