sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Credo Atanasiano


1. Aquele que quiser ser salvo, antes de tudo deve manter a verdadeira fé cristã.
2. Quem não a conservar na íntegra e inalterada, sem dúvida perecerá eternamente.
3. Ora, a verdadeira fé cristã é esta: que honremos um só Deus na Trindade e a Trindade na unidade.
4. Sem confundir as Pessoas ou dividir a substância.
5. Pois uma é a Pessoa do Pai, outra a do Filho e outra a do Espírito Santo.
6. Mas uma só é a Divindade do Pai e do Filho e do Espírito Santo, iguais em glória e da mesma majestade eterna.
7. Qual o Pai, tal o Filho e tal o Espírito Santo.
8. O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado.
9. O Pai é incomensurável, o Filho é incomensurável, o Espírito Santo é incomensurável.
10. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno.
11. Contudo não são três eternos, mas um só Eterno.
12. Como também não são três incriados, nem três incomensuráveis, mas um só Incriado e um só Incomensurável.
13. Da mesma maneira, o Pai é todo-poderoso, o Filho é todo-poderoso, o Espírito Santo é todo-poderoso.
14. Contudo não são três todo-poderosos, mas um só Todo-poderoso.
15. Assim, o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus.
16. Contudo não são três Deuses, mas um só Deus.
17. Assim, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor.
18. Contudo não são três Senhores, mas um só Senhor.
19. Pois, assim como pela verdade cristã somos obrigados a confessar cada Pessoa em particular como sendo Deus e Senhor, assim somos proibidos pela fé cristã de falar de três Deuses ou Senhores.
20. O Pai por ninguém foi feito, nem criado, nem gerado.
21. O Filho não foi feito, nem criado, mas gerado, somente pelo Pai.
22. O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado pelo Pai e pelo Filho, mas procede dEles.
23. Logo, um só Pai, não três Pais, um só Filho, não três Filhos, um só Espírito Santo, não três Espíritos Santos.
24. E nesta Trindade nada é anterior ou posterior, nada maior ou menor,
        mas todas as três Pessoas são juntamente eternas e iguais entre si.
25. De modo que, como acima já foi dito, em tudo deve ser honrada a Trindade na unidade e a unidade na Trindade.
26. Portanto, quem quiser ser salvo, deve pensar assim da Trindade.
27. Entretanto, é necessário para a eterna salvação que creia também fielmente na encarnação de nosso Senhor Jesus Cristo.
28. Logo, a fé correta é que creiamos e confessemos, que nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, é Deus tanto quanto homem.
29. É Deus da substância do Pai, gerado antes dos tempos, e homem da substância de sua mãe, nascido no tempo.
30. Plenamente Deus, plenamente homem, subsistindo em alma racional e carne humana.
31. Igual ao Pai segundo a sua divindade, menor do que o Pai segundo a sua humanidade.
32. Embora sendo Deus e homem, nem por isso é dois, mas um só Cristo.
33. Um só, porém, não porque a divindade se converteu em carne, mas porque Deus assumiu a humanidade.
34. Um só, não por fusão de substâncias, mas por unidade de pessoa.
35. Pois, assim como alma racional e carne são um só homem, assim Deus e homem é um só Cristo.
36. O qual padeceu pela nossa salvação, desceu ao inferno, ao terceiro dia ressurgiu dos mortos,
37. Subiu ao céu, está sentado à direita do Pai, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.
38. E na sua vinda, todos os homens devem ressuscitar com os seus corpos e dar contas dos seus próprios atos.
39. E aqueles que fizeram o bem, irão para a vida eterna, os que fizeram o mal, para o fogo eterno.
40. Esta é a verdadeira fé cristã, e quem não nela crer com fidelidade e firmeza, não poderá ser salvo.

Credo Niceno-Constantinopolitano


Credo Niceno (325 d.C.) Credo derivado do Credo de Nicéia (325 dC.), com pequenas alterações introduzidas no Concílio de Calcedônia (451 dC.). 

Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas, visíveis e invisíveis.

E em um só Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, Luz de Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, nascido, não criado, de uma só substância com o Pai, por quem todas as coisas foram feitas; o qual por nós homens e pela nossa salvação desceu do céu e se fez carne pelo Espírito Santo na virgem Maria e se fez homem, e foi crucificado por nós sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado, e ao terceiro dia ressuscitou, segundo as Escrituras, e subiu ao céu e está sentado à direita do Pai, e virá novamente com glória para julgar os vivos e os mortos, e o seu reino não terá fim.

E no Espírito Santo, que é Senhor e Vivificador, o qual procede do Pai e do Filho, que juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, que falou pelos profetas. E em uma só santa Igreja universal e apostólica.

Confesso um só batismo para remissão dos pecados.

Espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro.

Amém. 

DATAS COMEMORATIVAS DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS (CPAD)

LIÇÕES BÍBLICAS DE ADULTOS - 1º Trimestre de 2022

1° trimestre 2022

Tema:
A Supremacia das Escrituras: A Inspiração, Inerrante e Infalível Palavra de Deus

Comentarista: Douglas Baptista

Sumário
Lição 01: A Autoridade da Bíblia
Lição 02: A Inspiração Divina da Bíblia
Lição 03: A Inerrância da Bíblia
Lição 04: A Estrutura da Bíblia
Lição 05: Como ler as Escrituras
Lição 06: A Bíblia como um Guia para a Vida
Lição 07: A Bíblia transforma pessoas
Lição 08: A Lei e os Evangelhos revelam Jesus
Lição 09: As Histórias e as Poesias falam ao Coração
Lição 10: As Profecias despertam e trazem Esperança
Lição 11: Lucas – Atos: O Modelo Pentecostal para hoje
Lição 12: As Epístolas instruem e formam os Cristãos
Lição 13: A Leitura da Bíblia e a Educação Cristã


Sobre o Comentarista:

Douglas Baptista - É doutor em Teologia Sistemática, mestre em Teologia do Novo Testamento pela FTCB, mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória; pós-graduado em Docência do Ensino Superior e pela FASSEM, e licenciado em Educação Religiosa pela FASSEM e Filosofia pela ASSESB; é também pastor presidente da Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal, presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Cristã Evangélica, do Conselho de Educação e Cultura da CGADB e da Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil; e segundo vice-presidente da Convenção dos Ministros Evangélicos das ADs de Brasília e Goiás, além de diretor geral do Instituto Brasileiro de Teologia e Ciências Humanas.

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