(Texto Áureo) “E, Paulo tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus. E passou pela Síria e Cilicia, confirmando as igrejas.” (Atos 15.40-41)
“E, Paulo tendo escolhido a Silas, “ Após a decisão do concílio de Jerusalém: “ Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias: Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá “ (Atos 15:28,29). O apóstolo dos gentios mal podia esperar para confirmar as igrejas recém fundadas na sua primeira viagem missionária, por isso, disse a seu companheiro de viagem: “Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão “ (Atos 15:36). Porém, Paulo e Barnabé contenderam sobre João Marcos, primo de Barnabé, que os havia deixado na primeira viagem missionária quando chegaram a Panfília. Para Paulo não parecia razoável que o tomassem consigo nessa nova viagem, mas para Barnabé, mais tolerante na ocasião, queria dar uma nova chance a seu parente. Apesar de forte discordância e separação, Paulo e Barnabé não permitem que a causa do evangelho sofra, pois Barnabé acompanhado por seu primo Marcos partiu para a ilha de Chipre, terra natal de Barnabé. Paulo então escolheu a Silas para ser seu novo companheiro de viagem. Silas aparece pela primeira vez em (Atos 15.22) na narrativa do Novo Testamento como um dos homens escolhidos para levar o decreto do Concílio de Jerusalém para os fiéis gentios. Foi provavelmente um judeu helenista. Era um profeta cristão, capaz de exortar e fortalecer através de sua pregação. Como Paulo, ele tinha cidadania romana (Atos 16.37,38). Silas aparece como Silvano (a forma latina do seu nome) em II Coríntios 1.19; 1 Tessalonicenses 1.1; 2 Tessalonicenses 1.1 e I Pedro 5.12.
“... partiu encomendado pelos irmãos à graça de Deus”. Antes de Paulo e Silas partirem, a comunidade cristã orou publicamente por Paulo e seu sucesso ministerial provavelmente com imposição de mãos, disseram-lhe palavras de ânimo para que prosseguisse na obra e, como não poderiam fazer nada mais para ajudá-lo, transferiram o assunto à graça de Deus, deixando que a graça trabalhasse nele e com ele.
“E passou pela Síria e Cilicia, confirmando as igrejas.” Parece que cada um foi influenciado pelo sentimento de apego à sua terra nativa, Barnabé embarcou para Chipre com João Marcos, Paulo ao invés de navegar, decidiu ir com Silas por terra evangelizando o norte da Síria e chegando a Cílicia. A capital da Cílicia era Tarso de onde Paulo era natural e aonde Paulo foi encaminhado pelos apóstolos de Jerusalém após sua conversão, de onde também foi resgatado para integrar a igreja gentílica de Antioquia na Síria. Eles levam consigo a carta do Concilio de Jerusalém que tinha sido especificamente dirigida às igrejas na região (Atos 15.23). Enquanto viajam, fortalecem os crentes na fé mediante instrução e exortação. Este período de ajudar as pessoas a serem fortes na fé começa o período mais frutífero no ministério de Paulo e é um ponto decisivo na história da Igreja, pois contribui para alicerçar aqueles novos convertidos na fé cristã. Paulo não inventou nenhum outro método. Ele faz exatamente o que Jesus deixou para os seus discípulos, como vemos em Mateus 28.19,20: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado [...]”. A igreja primitiva através dos demais apóstolos evangelizava e discipulava os novos convertidos, visto que evangelização e discipulado são inseparáveis. À medida que a igreja crescia (Atos 2.41,42), os líderes da igreja iam confirmando a fé dos que criam.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
16/11/2021
Fontes:
CABRAL, Elienai. Apóstolo Paulo – Lições da vida e ministério do apóstolo dos gentios para a Igreja de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.
PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John.Dicionário Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
ARRINGTON French L; STRONSTAD Roger. Comentário Bíblico Pentecostal – Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.