segunda-feira, 5 de julho de 2021

Lição 2: O reino dividido: Jeroboão e Roboão - 3 Trimestre de 2021.


 (Texto Áureo) “Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá “ (Provérbios 19:21).

A poesia é uma das formas literárias encontrada com maior frequência na Bíblia. Várias características a distinguem da prosa. A mais importante é o paralelismo com o seu equilíbrio rítmico entre os versos. Esse paralelismo rítmico pode ocorrer de diferentes formas, no versículo em questão se encontra o paralelismo antitético. Nessa forma de poesia, o segundo verso contrasta com o primeiro. Em vez de valer-se do paralelismo sinonímico, onde as idéias se repetem ou se relacionam com o conteúdo geral encontrado no primeiro verso, estabelece uma declaração antitética (que apresenta antítese). Esta é a forma mais comum de paralelismo na Bíblia.

“Muitos propósitos há no coração do homem, ” A afirmativa demonstra-se verdadeira em todos os homens e mulheres, temos sonhos, fazemos planos, nos preocupamos com eles. Isso pode se referir a família, trabalho, patrimônio e objetivos. Seja qual for o homem e sua fé ele sempre idealiza seu futuro. A sociedade atual muito sofre com a ansiedade, a frustação dos planos tem causado muito sofrimento e doenças. Apesar da diversidade de planos o homem não viverá todos eles. A palavra de Deus nos orienta a lançar nossas preocupações a Deus (I Pedro 5:7), afinal de contas tudo o que ocorre no mundo está sobre a supervisão de Deus: “Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. ” (Romanos 9:16). O texto referencial de Provérbios 16:1-9 nos oferece um contexto maior na questão, Observe: “Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua.
Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos. O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal. Abominação é ao Senhor todo o altivo de coração; não ficará impune mesmo de mãos postas. Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do Senhor os homens se desviam do pecado. Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele. Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça. O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos. “ O homem propõe, mas Deus dispõe. É importante o contraste entre o homem e Deus neste versículo. Planos, ou “preparações”, é uma palavra que sugere “colocar as coisas em ordem”: Ex. dispondo-se as tropas para a batalha (Genesis 14:8), ou colocando a lenha para fazer uma fogueira (Genesis 22:9). O sentido do provérbio é provavelmente semelhante ao do v. 9, ressaltando-se, porém, o fato de que o homem, a despeito da sua liberdade para planejar, acaba fazendo nada mais do que contribuir para o plano de Deus. Cf. 1 Reis 12:24: “Eu é que fiz isto. ”

“Porém o conselho do Senhor permanecerá “ Em contraste com os muitos propósitos no coração do homem o que permanecerá será o conselho de Deus. A bíblia diz: “Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. ” (Isaías 55:11). A soberania de Deus está acima dos planos dos homens, mesmo o homem possuindo livre arbítrio Deus cumpre a sua vontade. Observamos na lição o conflito entre as tribos representada por Roboão e Jeroboão. Apesar da loucura de Roboão, que desprezou os conselheiros de seu Pai Salomão e ouviu os jovens que haviam crescido com ele, que acabou causando a divisão do Reino. Quando Roboão tentou consertar seu erro indo a guerra contra as demais tribos, disse o Senhor através de Semaías, homem de Deus: Assim diz o Senhor: “Não subireis nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; volte cada um para a sua casa, porque eu é que fiz esta obra. E ouviram a palavra do Senhor, e voltaram segundo a palavra do Senhor. ” (1 Reis 12:24). Observamos o conselho de Deus permanecendo da mesma maneira sobre a vida do Profeta Jonas. Jonas foi chamado por Deus a pregar em Nínive, porém por seus próprios motivos se desviou desse chamado descendo até o estomago do grande peixe. Ele tentou cumprir os seus próprios planos, porém, acabou por cumprir o conselho do Senhor. Que façamos como Maria quando ouviu o anjo: “Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra ” (Lucas 1:38).

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR

27/06/2021

Fontes:

POMMERENING, Claiton, Ivan. O Plano de Deus para Israel em meio a infidelidade da nação – As correções e os ensinamentos divinos no período dos reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.

KIDNER, Derek. Provérbios Introdução e Comentário – Série Cultura Bíblica. Mundo Cristão

STEIN, Robert H. Guia básico para a interpretação da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário