sábado, 11 de janeiro de 2025

2 Coríntios 13.13


2 Coríntios 13.13 “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. “

Paulo conclui sua segunda epístola aos coríntios com uma benção trinitária. Essa benção se tornou padrão na maioria das igrejas pentecostais. Embora Paulo expresse em outras passagens a obra da redenção sob uma perspectiva trina (Romanos 5 .1 -8; 1 Coríntios 1 2.4- 6; Efésios 1 .3 -1 4; 4 .3 -6), somente aqui encon­tramos esta perspectiva em uma bênção.

Este versículo concorda notavelmente e condensa o entendimento que Paulo tem da salvação de Deus em Cristo. Gordon Fee o chama de "o momento teológico mais profundo no corpo Paulino”.

 

“A graça do Senhor Jesus Cristo, “

A "graça do Senhor Jesus Cristo" expressa o favor imerecido de Deus por nós e é visto na morte de Cristo, que remove a inimizade entre nós e Deus por causa do pecado, nos reconcilia com Ele, e nos concede o direito de estarmos em sua presença (Romanos 5.9-11; 2 Coríntios 5.16-6.1). Foi através da morte de Cristo que a “graça” alcançou a humanidade.

Em 2 Coríntios 8:9, Paulo escreveu: “conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que pela sua pobreza vos tomásseis ricos”. Esta é a natureza da graça de nosso Senhor Jesus Cristo que Paulo invoca sobre seus leitores, graça totalmente imerecida e, no entanto, maravilhosamente generosa e espantosamente voltada para o bem-estar de seres humanos pecadores.

 

“... e o amor de Deus, ”

O amor de Deus, ou seja, Seu amor pelas pessoas, é a constante da vida. O amor de Deus abre o caminho para todas as bênçãos espirituais. Ele é o tema de maior importância na teologia de Paulo. Esse amor ficou superlativamente demonstrado quando Deus providenciou a grande reconciliação efetuada por Cristo, e nela se envolveu, de tal modo que os seres humanos pudessem viver em paz com Ele (Romanos 5:6-8; 2 Coríntios 5:18-21), para que nós que cremos não pereçamos, mas tenhamos a vida eterna (João 3-16; Romanos 5.1,7,8). Esta é a natureza do amor de Deus, que Paulo invoca sobre os seus leitores.

Convém que a graça seja associada ao nome de Cristo e o amor ao nome de Deus, mas Paulo provavelmente não fazia distinção entre esses dois elementos. Ele não hesitou em falar do amor de Cristo (Romanos 8:35) ou do amor de Deus. Em certo sentido, tanto a graça quanto o amor fluem igualmente de Deus Filho e de Deus Pai.

 

“... e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. “

A “comunhão do Espírito Santo”. A palavra comunhão é tradução de koinõnia, que significa essencialmente “participação”. A expressão comunhão do Espírito Santo pode ser interpretada como sendo nossa participação do Espírito Santo; nesse caso, Espírito Santo é a Pessoa da qual os cristãos participam da comunhão com o Pai e com o Filho.

Pode-se também entender que essa expressão significa comunhão criada pelo Espírito Santo que abrange a comunhão uns com os outros e também todas as bênçãos do Espírito (1 João 1.3,7). É igualmente experienciada pelos dons do Espírito expressados no amor mútuo (1 Coríntios 13).

Paulo queria ver essa comunhão restaurada entre os crentes coríntios. Este relacionamento maravilhoso, ainda é acessível a todos os crentes, um relacionamento com o nosso Deus Trino e entre uns com os outros.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
15/1/2025

FONTES:

SOARES, Esequias. Em defesa da fé: Combatendo as antigas heresias, que se apresentam com nova aparência. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

HORTON, Stanley. I e II Coríntios – os problemas da igreja e suas soluções. 3.ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

KRUSE, Colin. 2 Coríntios – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1984.

ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 2ª Edição. RJ: CPAD, 2004.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202109_03.pdf


Efésios 4.6


Efésios 4.6 “Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. “

 

“Um só Deus e Pai de todos,”

A primeira pessoa da Trindade é apresentada aqui sem a preocupação de colocá-la dentro de uma ordem. Pois já havia sido citado e Espírito (v.4) e o Filho como Senhor (v.5). Deus Pai revela-se uma unidade composta de Pai, Filho e Espírito Santo.

Mas esta afirmação de que há "um só Deus", existe um absolutismo divino. Deus é absoluto, isto é, Ele é e não permite que outro seja: “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro” (Isaías 45.22). Deus é único conforme o Shemá Israel (Deuteronômio 6:4), e por meio de Cristo Ele tornou-se o Pai dos cristãos porque todos que estão em Cristo são Seus filhos (Romanos 8:16, 17; Gálatas 3:26, 27).

Ele é Pai, tanto por geração quanto por regeneração (Efésios 2.10; Tiago 1.17,18; 1 João  5.7). No sentido espiritual, Deus é Pai apenas dos que fazem a sua vontade e se tornaram filhos por adoção através de Jesus Cristo. Uma vez gerados fisicamente, todos somos criaturas de Deus, porém como filhos de Deus somente o são os regenerados (2 Coríntios 5.17).

 

“... o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós. “

A continuação do texto expressa à soberania tríplice do único Deus, a quem servimos.

Ele está “sobre todos”, Ele é o El-Elyon (Deus Altissímo). Isso indica a sua transcendência e a sua soberania sobre a sua criação. Ele está acima de tudo e de todos, tem domínio sobre todas as criaturas e especialmente sobre a sua igreja. Jesus havia dito: “Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos” (João 3:31).

Ele é “por todos”,  sugere Seu envolvimento providencial nas vidas das pessoas sustentando e governando-os, protegendo-os e provendo-os nas suas necessidades: “Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? (Mateus 6.30).

Finalmente ele está “em todos”, essa expressão que fala da habitação do Espírito Santo dentro dos crentes como seu santo templo, pelo seu Espírito e graça especial. Indica que Ele está presente entre o Seu povo e jamais Se ausentará: “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mateus 28.20).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
17/1/2025

FONTES:

SOARES, Esequias. Em defesa da fé: Combatendo as antigas heresias, que se apresentam com nova aparência. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

Cabral, Elienai. Comentário Bíblico: Efésios - 3a Ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1999

HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro CPAD, 2008.

http://www.biblecourses.com/(X(1)S(kljxmxq42qhhao45w3qqusv5))/portuguese/po_lessons/PO_201307_04.pdf

1 Coríntios 12.4


1 Coríntios 12.4 “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. “

 

“Ora, há diversidade de dons, “

A unidade dos crentes era uma preocupação de Paulo desde a abertura dessa carta aos coríntios: “Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer” (1 Coríntios 1:10).

Os irmãos da igreja de Corinto não haviam perguntado sobre unidade; mas sobre dons espirituais, como deveriam exercê-los e qual a importância deles. Paulo entendeu que essas perguntas eram uma oportunidade para ele esclarecer acerca da unidade do corpo de Cristo. Pois o orgulho humano estava transformando essas dádivas espirituais numa comprovação da posição pessoal.

Então Paulo esclarece que havia diversidade de dons distribuídos pelo Espírito. Era importante os coríntios saberem que nem todo cristão tinha recebido dons do Espírito, pois o Espírito reparte “particularmente a cada um como quer” (v.11). A obra do mesmo Espírito se manifestava de várias maneiras entre os crentes e cada cristão precisava aprender a respeitar os dons dos outros e encontrar alegria naquilo que proporcionava fé e edificação para o corpo.

A palavra grega mais comum para “dom” é (dōron); mas Paulo selecionou cuidadosamente charismata como sua palavra para “dons”. Ao usar essa terminologia, Paulo estava sugerindo que os dons a que se referia eram conferidos por Deus como extensões da graça e da alegria que acompanham a confissão de que Cristo é Senhor.

Os “dons” (charismata) da graça divina incluem tudo o que Deus faz pelo Seu povo, até e incluindo a vida eterna (Romanos 6:23); mas o contexto de 1 Coríntios 12 a 14 impõe limites a essa palavra, afinal, Paulo estava respondendo dúvidas sobre “dons espirituais”: “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes”.  (1 Coríntios 12:1).

 

“... mas o Espírito é o mesmo.”

Apesar da diversidade dos dons espirituais “o Espírito é o mesmo”.  No verso 11 Paulo reafirma essas palavras: Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas”.  Aos efésios Paulo escreveu: “Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós” (Efésios 4:4-6).

O mesmo Espírito” unia todos os coríntios num só corpo, independentemente da natureza dos dons individuais. Paulo estava admoestando os que possuíam dons espirituais. Esses cristãos especialmente capacitados pareciam estar entusiasmados com seus dons. Paulo julgou necessário pôr um freio na competição relativa a quem possuía os melhores dons.

O Espírito Santo sempre quer honrar a Jesus. Ele tem a função de glorificar a Cristo: (João 16.14). Ele faz isso não somente chamando-o de Senhor, mas distribuindo uma “diversidade” de dons espirituais para que nós também o glorifiquemos na sua obra. No entanto, as disputas em Corinto por causa dos dons estavam minando “a unidade do Espírito” e só era possível glorificar Cristo restaurando o “ vínculo da paz” (Efésios 4:3).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
17/1/2025

FONTES:

SOARES, Esequias. Em defesa da fé: Combatendo as antigas heresias, que se apresentam com nova aparência. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/(X(1)S(kljxmxq42qhhao45w3qqusv5))/portuguese/po_lessons/PO_201704_02.pdf

HORTON, Stanley. I e II Corintios – os problemas da igreja e suas soluções. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 11 DE JANEIRO DE 2025 (Filipenses 3.5)


LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
11 DE JANEIRO DE 2025
O COMBATE À TENDÊNCIA JUDAIZANTE POR UMA AUTORIDADE DE ORIGEM JUDAICA

Filipenses 3.5 “Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; “

 

“Circuncidado ao oitavo dia, “

Paulo fala aqui de sua vida como judeu e enumera suas qualificações. Começou com este detalhe: “Circuncidado ao oitavo dia ”. Com isto ele estava dizendo: “Vocês querem falar sobre circuncisão? Eu fui circuncidado ao oitavo dia conforme a Lei ordena! ”.

A circuncisão era um sinal da aliança entre Deus e os descendentes de Abrão. A Lei dizia que os meninos judeus deveriam ser circuncidados ao oitavo dia de vida (Gênesis 17:12; Levítico 12:3). Paulo começa, então, afirmando que ele nasceu judeu não um prosélito que abraçara o judaísmo mais tarde na vida.

 

“... da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; “

A seguir, ele afirmou que era “da linhagem de Israel”. “Israel” foi o nome dado a Jacó depois de lutar uma noite inteira com um anjo (Gênesis 32:28).  Esse nome tornou-se a designação sagrada dos judeus, indicando a relação especial que tinham com o Senhor. Paulo expressou assim o orgulho que ele tinha de fazer parte da raça judaica.

Paulo até sabia à qual das doze tribos de Israel ele pertencia. Na época de Paulo, a identidade das tribos havia se perdido para a maioria dos judeus, mas o apóstolo sabia que ele era “da tribo de Benjamim”. A tribo de Benjamim não era grande (Salmos 68:27), mas ela havia se destacado das demais tribos no desenrolar da história judaica.  O primeiro rei de Israel era da tribo de Benjamim, o rei chamado Saul (1 Samuel 9:1), por isso Saulo recebeu esse mesmo nome. Para nós com variação na tradução do grego. Quando o reino de Israel se dividiu, a tribo de Benjamim permaneceu fiel à casa de Davi (1 Reis 12:21).

Paulo resumiu dizendo que ele era “hebreu de hebreus”. Essa terminologia diz várias coisas sobre Paulo. Indica que ele nasceu de pais hebreus—e diz mais. Por exemplo, a língua hebraica era falada na casa dele (Atos 21.40). Todavia, as palavras de Paulo dizem algo mais: elas declaram que sua família havia permanecido fiel aos costumes e práticas hebraicas, mesmo estando longe de Jerusalém (Atos 21:39; 22:3). Muitos judeus que viviam fora da Palestina adotaram os costumes e práticas gentílicas, mas os pais de Paulo não.

Essas afirmações de Paulo provavam que ele era “um judeu autêntico”. O apóstolo tinha pureza ritual (“circuncidado ao oitavo dia”), pureza racial (“da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim”) e pureza cultural (“hebreu de hebreus”).

 

“... segundo a lei, fui fariseu; “

Paulo havia escolhido ser membro da “seita mais severa” da religião judaica (Atos 26:5). Ele fora educado pelo maior professor dos fariseus, “Gamaliel” (Atos 22:3; 5:34). Paulo se
dedicara a observar “as tradições de seus pais” (Gálatas 1:14). Os fariseus eram altamente respeitados entre os judeus. Esse grupo de elite acreditava no que a Lei dizia sobre assuntos como espíritos, anjos e ressurreição (Atos 23:8), como nós.

Defendiam severa obediência aos princípios da Lei: “dizimavam até do cominho” (Mateus 23:23). Quando Paulo disse que era fariseu, estava dizendo que era “judeu de judeus”.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
28/12/2024

FONTES:

SOARES, Esequias. Em defesa da fé: Combatendo as antigas heresias, que se apresentam com nova aparência. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201101_04.pdf