LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
26 DE JUNHO DE 2025
MARIA MADALENA AVISTOU O CRISTO RESSURRETO
João 20.16 “Disse-lhe Jesus: Maria! Ela,
voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre.”
“Disse-lhe Jesus: Maria!”
Maria Madalena havia sido abordada pelo Cristo ressurreto, mas não o conheceu. Ela estava confusa após ver dois anjos assentados no túmulo e em prantos por acreditar que haviam roubado o corpo do seu Senhor.
Jesus sem ser reconhecido por ela lhe perguntou: “Mulher, por que choras? Quem buscas?” (v.15). Jesus havia sido enterrado no sepulcro novo que ficava em um horto. Quando ela foi questionada acreditou que quem falava com ela era o hortelão ou jardineiro. Então o questiona por estar ali se havia sido ele que removeu o corpo de Jesus.
Então Jesus pronunciou o seu nome familiar, com o mesmo tom de voz e ênfase já conhecidos a ela (João 10.3,14).
“Ela,
voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre.”
A pergunta gentil do simpático estranho não foi suficiente para que ela o reconhecesse, mas quando ele a chamou pelo nome a situação mudou. Sua prostração desapareceu imediatamente; diante dela estava algo muito melhor do que ela sonhara ser possível. Em vez do cadáver que ela esperara recuperar, ela se viu de repente, face a face com Senhor vivo.
A palavra com que ela o saudou provavelmente era a mesma que sempre usou para dirigir-se a ele. Rabôni era uma forma aramaica mais enfática e talvez mais honrosa que o simples “rabino”. Esse era o mais alto dos títulos que os judeus davam a um mestre , significa “ Meu grande Mestre ” , e raríssimas vezes falado em público. Bartimeu usou esse titulo para chamar a atenção de Jesus: “Jesus, tomando a palavra, perguntou-lhe: "Que queres que te faça? Rabôni, respondeu-lhe o cego, que eu veja!” (Marcos 10.51 VC).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
8/6/2025
FONTES:
CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez Carne – Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
BRUCE, F. F. João introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1987.
Pearlman. Myer. João – o evangelho do filho de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
