quinta-feira, 26 de junho de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 26 DE JUNHO DE 2025 (João 20.16)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
26 DE JUNHO DE 2025
MARIA MADALENA AVISTOU O CRISTO RESSURRETO

João 20.16 “Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre.”

 

“Disse-lhe Jesus: Maria!”

Maria Madalena havia sido abordada pelo Cristo ressurreto, mas não o conheceu. Ela estava confusa após ver dois anjos assentados no túmulo e em prantos por acreditar que haviam roubado o corpo do seu Senhor.

Jesus sem ser reconhecido por ela lhe perguntou: “Mulher, por que choras? Quem buscas?” (v.15). Jesus havia sido enterrado no sepulcro novo que ficava em um horto. Quando ela foi questionada acreditou que quem falava com ela era o hortelão ou jardineiro. Então o questiona por estar ali se havia sido ele que removeu o corpo de Jesus.

Então Jesus pronunciou o seu nome familiar, com o mesmo tom de voz e ênfase já conhecidos a ela (João 10.3,14).

 

 Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre.”

A pergunta gentil do simpático estranho não foi suficiente para que ela o reconhecesse, mas quando ele a chamou pelo nome a situação mudou. Sua prostração desapareceu imediatamente; diante dela estava algo muito melhor do que ela sonhara ser possível. Em vez do cadáver que ela esperara recuperar, ela se viu de repente, face a face com Senhor vivo.

A palavra com que ela o saudou provavelmente era a mesma que sempre usou para dirigir-se a ele. Rabôni era uma forma aramaica mais enfática e talvez mais honrosa que o simples “rabino”. Esse era o mais alto dos títulos que os judeus davam a um mestre , significa “ Meu grande Mestre ” , e raríssimas vezes falado em público. Bartimeu usou esse titulo para chamar a atenção de Jesus: “Jesus, tomando a palavra, perguntou-lhe: "Que queres que te faça? Rabôni, respondeu-lhe o cego, que eu veja!” (Marcos 10.51 VC).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
8/6/2025

FONTES:

CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez Carne – Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

BRUCE, F. F. João introdução e comentário. São Paulo: Mundo Cristão, 1987.

Pearlman. Myer. João – o evangelho do filho de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.

Atos 4:23

 

Atos 4:23 “E, soltos eles, foram para os seus, e contaram tudo o que lhes disseram os principais sacerdotes e os anciãos. ”

 

“E, soltos eles, foram para os seus, “

Quando o Sinédrio soltou Pedro e João, os apóstolos imediatamente buscaram os irmãos em Cristo.A NVI diz “para os seus” e a BLH diz“para o seu grupo”. A língua original simplesmente diz “os seus” conforme essa tradução. Entendemos pelo contexto (v.33-34). que isso foi uma reunião com os demais apóstolos.

É digno de nota que Pedro e João tiveram a quem correr após as dificuldades que passaram. Jesus também precisou de amigos, os apóstolos também, assim como cada um de nós. Esta é uma das razões por que Deus instituiu a igreja: “Por isso exortai-vos (consolai-vos) uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis” (1 Tessalonicenses 5:11). Deus pretendia que pudéssemos ganhar forças por meio do mútuo companheirismo. Se você quer estar preparado para os golpes de Satanás, mantenha firmes seus laços com a irmandade cristã!

 

“... e contaram tudo o que lhes disseram os principais sacerdotes e os anciãos. ”

Quando ali chegaram “contaram tudo o que lhes disseram os principais sacerdotes e os anciãos” (Atos 4:23). Pedro e João chagaram eufóricos pela sua experiência. McGarvey disse: “Quem volta de um campo difícil de semear carregando boas notícias, fica com o coração palpitando enquanto sua história não é contada”.

Assim como Paulo e Barnabé após a primeira viagem missionária: “E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé” (Atos 14.27), Pedro e João reuniram os seus para contar quão grandes coisas o Senhor tinha feito através deles. Não somente o que disseram os sacerdotes, mas o milagre operado através deles ao coso da porta formosa.

A referência aos principais sacerdotes e os anciãos sugere que, do ponto de vista de Lucas, os escribas, que representavam o ponto de vista farisaico, estavam menos estreitamente envolvidos no assunto: “E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus” (Atos 4:1).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
24/06/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

PEARLMAN, Myer. Atos: E as igreja se fez missões. CPAD, 1ª edição, Rio de Janeiro, 1995.

MARSHALL, Howard. Atos - Introdução e Comentário. Vida Nova/Mundo Cristão. 1991.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200110_05.pdf

Atos 4:24

 

Atos 4:24 “E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há;”

 

“E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus, ”

Após Pedro e João contar para os seus tudo que disseram os principais sacerdotes e anciões a eles. A congregação unânime levantou a voz a Deus. A palavra para "unânime" é uma das palavras preferidas de Lucas, ele emprega dez vezes e que ocorre apenas uma vez em todo o resto do Novo Testamento.

Essa "unanimidade" era mais do que uma atividade conjunta, envolvendo uma concordância pelo que estavam orando. Eles oravam com uma mente ou um propósito: “Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa“ (Filipenses 2:2).

Após ouvir as ameaças dos sacerdotes a igreja orou a Deus. A oração é o recurso mais poderoso da igreja, quando ameaçada pelo mundo. Para nos prepararmos para essas ocasiões em que Satanás dificulta as coisas, precisamos de laços íntimos não somente com irmãos, mas também com Deus! “A oração não é uma fuga da responsabilidade; é nossa resposta à capacidade de Deus.

 

“...e disseram: Senhor, tu és o Deus que fizeste o céu, e a terra, e o mar e tudo o que neles há;”

Esta oração enfatizou a soberania de Deus. Começava por: “Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há ”. A palavra grega traduzida por “Senhor” não é a palavra comum kurios, mas, sim, despotes (déspota), o que tem poder absoluto!  Por isso muitas traduções têm “Soberano Senhor”. Começaram a orar apelando ao Todo-poderoso que fez tudo (incluindo o Sinédrio), que tem o controle de tudo (incluindo o Sinédrio)! O controle de Deus sobre a situação específica que os apóstolos enfrentaram será enfatizado nos próximos quatro versículos.

Essa oração reflete o uso do Antigo Testamento, não apenas do Salmo 2, que será explicitamente citado, mas também a oração de Ezequias em Isaías 37:16-20: “Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra” (v.16) que deu o padrão geral e sugeriu parte da fraseologia.

Essa oração indica que a igreja primitiva se voltava para Deus em tempos de perseguição, e achava consolação no fato de que Ele sabia de antemão o que aconteceria, e pedia forças para continuar seu testemunho.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
26/06/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

PEARLMAN, Myer. Atos: E as igreja se fez missões. CPAD, 1ª edição, Rio de Janeiro, 1995.

MARSHALL, Howard. Atos - Introdução e Comentário. Vida Nova/Mundo Cristão. 1991.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200110_05.pdf

https://textoaureoebd.blogspot.com/2025/06/atos-114.html