domingo, 19 de fevereiro de 2023

LIÇÃO 9 – O Avivamento Pentecostal no Brasil – 3 Trimestre de 2023

TEXTO ÁUREO “E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. (Atos 19:5,6) “.

Éfeso era o centro do culto à deusa Diana. Sua imagem, que alegavam ter caído do céu, ficava no santuário interior. O templo era uma das construções mais magníficas daquela era histórica. O culto à deusa muitas vezes era acompanhado por violentas expressões de libertinagem e devassidão. A cidade era a capital das artes mágicas, astrologia, encantamentos, exorcismo de demônios, invocações de espíritos e demais formas de superstição e impostura mágica. Éfeso constituiu-se num desafio espiritual para Paulo. No entanto, quando o apóstolo deixou a cidade, a fabricação de ídolos tinha sofrido grande recesso. Tanto que o sindicato dos artífices fez uma tentativa violenta de expulsá-lo (19.21-41).

“E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. “ O apóstolo chegava aquela cidade pela segunda vez. Na primeira vez que passou estava voltando para sua igreja de origem. “Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso (Atos 18:21) “. Lá deixou estes dois obreiros cristãos Prisclia e Áquila (Atos 18.18). Paulo havia os conhecidos quando estava em Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles, E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas (Atos 18:2,3) “. Esse casal abençoado conheceu em Corinto um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria que era instruído no caminho do Senhor, mas conhecia somente o batismo de João. Este Evangelho do arrependimento havia sido pregado por Apolo em Éfeso. “ Priscila e Aqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus. (Atos 18:26) “. Quando Paulo chega pela segundo vez acha ali alguns discípulos e pergunta: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. (Atos 19:1-3). Após ouvir sobre o batismo que foram batizados Pulo diz: “Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo (Atos 19:4) “. A partir daí ele instrui aqueles doze homens sobre aquele que João previu, “o que batiza com o Espírito Santo e com fogo.

“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; ” Paulo disse: "A ninguém imponhas precipitadamente as mãos" (1 Timóteo 5:22). Isto deve incluir a referência à imposição de mãos para os dons do Espírito. Simão, o feiticeiro, queria poder de modo que "aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo" (Atos 8:19). A repreensão de Pedro resolveu a questão de uma vez por todas sobre colocar suas mãos sobre as pessoas impensadamente. Mesmo no quarto século depois de Cristo, Agostinho, o notável teólogo do Cristianismo, escreveu: “Ainda fazemos como fizeram os apóstolos, quando impuseram as mãos sobre os samaritanos, invocando sobre eles o Espírito mediante a imposição das mãos. Espera-se por parte dos convertidos que falem em novas línguas. ” Ireneu (1 15-202 d.C.), notável líder da Igreja, era discípulo de Policarpo que por sua vez foi discípulo do apóstolo João. Ireneu escreveu: “Temos em nossas igrejas muitos irmãos que possuem dons espirituais e que por meio do Espírito, falam toda sorte de línguas”. Há mais referências bíblicas de imposição de mãos: a) Para curar: “E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo (Atos 9:17) “. b) Para Comissionar: “E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram. (Atos 13:2,3) “. Para abençoar:  “E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou (Marcos 10:16) “. d) Para Separar: "Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério" (1 Timóteo 4:14). É verdade que os dons ministeriais são transmitidos através da imposição de mãos e isso perdura até os dias de hoje.

“...e falavam línguas, e profetizavam. “ Notemos alguns fatos importantes sobre o falar em línguas. O que produz esta manifestação? O impacto do Espírito de Deus sobre a alma humana. É tão direto e com tanto poder, que a pessoa fica extasiada, falando de modo sobrenatural. Isto pelo fato de a mente ficar totalmente controlada pelo Espírito. Para os discípulos, era evidência de estarem controlados pelo poder do Espírito prometido por Cristo. Quando a pessoa fala uma língua que nunca aprendeu, pode ter a certeza de que algum poder sobrenatural assumiu o controle sobre ela. Alguns argumentam que a manifestação do falar em línguas limitou-se à época dos apóstolos. Aconteceu para ajudá-los a estabelecer o Cristianismo, uma novidade naquela época. Não existe, no entanto, limites à continuidade dessa manifestação no Novo Testamento. Esse poder do Espírito sobre esses discípulos desceu sobremaneira que além das línguas eles também profetizaram assim como aconteceu com Saul: “E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem (1 Samuel 10:6) ”; “E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles (1 Samuel 10:10). ” As línguas possuem um caráter profético quando há quem as interprete: “E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação (1 Coríntios 14:5). ”

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
17/2/2023

Fontes:

RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra – O chamado das escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

LINDSAY, Gordon. Como receber o Batismo Com o Espírito Santo, Gordon Lindsay. Rio de Janeiro: Graça Editorial.

PEARLMAN, Myer. Atos: e a Igreja se Fez Missões. Rio de Janeiro: CPAD, 1995.