TEXTO ÁUREO “E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. (Atos 19:5,6) “.
Éfeso era o centro do culto à
deusa Diana. Sua imagem, que alegavam ter caído do céu, ficava no santuário
interior. O templo era uma das construções mais magníficas daquela era
histórica. O culto à deusa muitas vezes era acompanhado por violentas
expressões de libertinagem e devassidão. A cidade era a capital das artes mágicas,
astrologia, encantamentos, exorcismo de demônios, invocações de espíritos e
demais formas de superstição e impostura mágica. Éfeso constituiu-se num
desafio espiritual para Paulo. No entanto, quando o apóstolo deixou a cidade, a
fabricação de ídolos tinha sofrido grande recesso. Tanto que o sindicato dos
artífices fez uma tentativa violenta de expulsá-lo (19.21-41).
“E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. “ O apóstolo
chegava aquela cidade pela segunda vez. Na primeira vez que passou estava voltando
para sua igreja de origem. “Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo
preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra
vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso (Atos 18:21) “. Lá deixou estes dois
obreiros cristãos Prisclia e Áquila (Atos 18.18). Paulo havia os conhecidos
quando estava em Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do
Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois
Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com
eles, E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham
por ofício fazer tendas (Atos 18:2,3) “. Esse casal abençoado conheceu em
Corinto um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria que era instruído no caminho do Senhor,
mas conhecia somente o batismo de João. Este Evangelho do arrependimento
havia sido pregado por Apolo em Éfeso. “ Priscila e Aqüila, o levaram consigo e
lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus. (Atos 18:26) “. Quando
Paulo chega pela segundo vez acha ali alguns discípulos e pergunta: Recebestes
vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda
ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados
então? E eles disseram: No batismo de João. (Atos 19:1-3). Após
ouvir sobre o batismo que foram batizados Pulo diz: “Certamente João batizou
com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele
havia de vir, isto é, em Jesus Cristo (Atos 19:4) “. A partir daí ele instrui
aqueles doze homens sobre aquele que João previu, “o que batiza com o Espírito
Santo e com fogo.
“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; ”
Paulo disse: "A ninguém imponhas precipitadamente as mãos" (1 Timóteo
5:22). Isto deve incluir a referência à imposição de mãos para os dons do
Espírito. Simão, o feiticeiro, queria poder de modo que "aquele sobre quem
eu puser as mãos receba o Espírito Santo" (Atos 8:19). A repreensão de
Pedro resolveu a questão de uma vez por todas sobre colocar suas mãos sobre as
pessoas impensadamente. Mesmo no quarto século depois de Cristo, Agostinho, o notável
teólogo do Cristianismo, escreveu: “Ainda fazemos como fizeram os apóstolos,
quando impuseram as mãos sobre os samaritanos, invocando sobre eles o Espírito
mediante a imposição das mãos. Espera-se por parte dos convertidos que falem em
novas línguas. ” Ireneu (1 15-202 d.C.), notável líder da Igreja, era discípulo
de Policarpo que por sua vez foi discípulo do apóstolo João. Ireneu escreveu:
“Temos em nossas igrejas muitos irmãos que possuem dons espirituais e que por
meio do Espírito, falam toda sorte de línguas”. Há mais referências bíblicas de
imposição de mãos: a) Para curar: “E Ananias foi, e entrou na casa e,
impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no
caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do
Espírito Santo (Atos 9:17) “. b) Para Comissionar: “E, servindo eles ao Senhor,
e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra
a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos,
os despediram. (Atos 13:2,3) “. Para abençoar: “E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes
as mãos, os abençoou (Marcos 10:16) “. d) Para Separar: "Não desprezes o
dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do
presbitério" (1 Timóteo 4:14). É verdade que os dons ministeriais são transmitidos
através da imposição de mãos e isso perdura até os dias de hoje.
“...e falavam línguas, e profetizavam. “ Notemos
alguns fatos importantes sobre o falar em línguas. O que produz esta
manifestação? O impacto do Espírito de Deus sobre a alma humana. É tão direto e
com tanto poder, que a pessoa fica extasiada, falando de modo sobrenatural.
Isto pelo fato de a mente ficar totalmente controlada pelo Espírito. Para os
discípulos, era evidência de estarem controlados pelo poder do Espírito
prometido por Cristo. Quando a pessoa fala uma língua que nunca aprendeu, pode
ter a certeza de que algum poder sobrenatural assumiu o controle sobre ela.
Alguns argumentam que a manifestação do falar em línguas limitou-se à época dos
apóstolos. Aconteceu para ajudá-los a estabelecer o Cristianismo, uma novidade
naquela época. Não existe, no entanto, limites à continuidade dessa
manifestação no Novo Testamento. Esse poder do Espírito sobre esses discípulos desceu
sobremaneira que além das línguas eles também profetizaram assim como aconteceu
com Saul: “E o Espírito do Senhor se apoderará de ti, e profetizarás com eles,
e tornar-te-ás um outro homem (1 Samuel 10:6) ”; “E, chegando eles ao outeiro,
eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se
apoderou dele, e profetizou no meio deles (1 Samuel 10:10). ” As línguas
possuem um caráter profético quando há quem as interprete: “E eu quero que
todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que
profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete
para que a igreja receba edificação (1 Coríntios 14:5). ”
DEIVY FERREIRA
PANIAGO JUNIOR
17/2/2023
Fontes:
RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra – O chamado das
escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.
LINDSAY, Gordon. Como receber o Batismo Com o Espírito
Santo, Gordon Lindsay. Rio de Janeiro: Graça Editorial.
PEARLMAN, Myer. Atos: e a Igreja se Fez Missões. Rio de
Janeiro: CPAD, 1995.