(Texto Áureo) E disse Josafá: Não há aqui algum profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias. (2 Reis 3:11)
E disse Josafá: Não há aqui algum
profeta do Senhor, para que consultemos ao Senhor por ele? ““O rei dos moabitas
(Mesa), nessa época, era vassalo de Israel e pagava-lhe impostos. O rei de
Israel era Jorão, irmão de Acazias, como a maioria dos reis de Israel foi um
mau rei. O rei de Judá era Josafá, e este foi classificado como um bom rei, pois
promovia a adoração a Deus. O outro rei era de Edom, e o texto não cita o seu
nome. Josafá, filho de Asa foi um bom rei em Judá: “E andou no caminho de Asa,
seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor” (2
Crônicas 20:32). Ele instituiu reformas administrativas, religiosas e jurídicas
importantes para a organização e melhor funcionamento do povo de Deus, além de
ter dado instruções para que os juízes agissem de forma justa e equânime em
todos os julgamentos e questões. Para que isso acontecesse, ele percorreu
pessoalmente várias regiões de Judá para organizar essas questões. Ele também
cuidou para que terminasse a longa inimizade dos seus predecessores com o
reinado de Israel. Para tal, casou o seu filho Jorão com Atalia, filha de Acabe.
Josafá também se aliançou com Acabe, rei idólatra e rebelde contra Deus, para
guerrear. Essas alianças foram uma falha contra a fidelidade de Deus, ao que foi
repreendido pelo profeta Jeú: “Devias tu ajudar ao ímpio e amar aqueles que ao
Senhor aborrecem? Por isso, virá sobre ti grande ira de diante do Senhor” (2 Crônicas
19.2,3). A sua aliança com Acabe quase lhe custou a vida. Agora, ele também fez
aliança com Jorão, o filho de Acabe, para lutar contra Moabe, como visto neste
texto. A diferença entre Jorão e Josafá
foi que o primeiro culpou a Deus ao perceber o caos instalado no exército por
falta de água (2 Reis 3.10) — um gesto de total desespero, como já era esperado
de alguém que adorava ídolos e, supostamente, confiava neles. Uma das principais
características de pessoas que colocam ídolos no lugar de Deus é que o
desespero toma conta do coração em momentos de crise, pois os ídolos jamais dão
segurança. Enquanto Jorão está desesperado, Josafá procurou uma resposta em
Deus, solicitando “um profeta do Senhor”, o que demonstra a grande diferença de
alguém que confia em Deus e sabe que somente Ele pode dar uma resposta em
momentos de crise. Em números 12:6 está escrito: “Ouvi agora as minhas
palavras; se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, em visão a ele me farei
conhecer, ou em sonhos falarei com ele. ”
“Então respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo:
Aqui está Eliseu, filho de Safate, que derramava água sobre as mãos de Elias. ”
Observe que um servo do rei de Israel sabia que ele estava ali enquanto o
próprio rei não sabia. Provavelmente era um servo como Obadias fora para o seu
pai Acabe, alguém que temia ao Senhor. A tal pessoa Eliseu se revelou, não aos
reis. Eliseu era conhecido por grandes e pequenos, como Elias era e como também
o era Samuel: E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava
confirmado por profeta do Senhor (1 Samuel 3:20). Seu nome significa “Deus é
salvação". Eliseu era filho de Safate, de Abel-Meolá no Vale do Jordão.
Sua família deve ter tido recursos consideráveis, pois quando Elias chegou para
lhe fazer um convite, Eliseu estava arando com um par de bois e acompanhava
outros onze grupos que também aravam. Embora ainda fosse muito jovem, ele
aceitou sem demora o convite e demonstrou sua formação religiosa sacrificando
os bois (1 Reis 19.16,19-21). O relatório que o servo dá de Eliseu é que era
ele que deitava água sobre as mãos de Elias, isto é, fora seu servo e
particularmente o atendia quando lavava as suas mãos. Que aquele que será
grande aprenda a servir. Que aquele que crescerá tanto comece humilde.
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
10/08/2021
Fontes:
POMMERENING, Claiton, Ivan. O Plano de Deus para Israel em
meio a infidelidade da nação – As correções e os ensinamentos divinos no
período dos reis de Israel. Rio de Janeiro: CPAD, 2021.
HENRY, Matthew. Comentário Bíblico – Livros Históricos. Rio
de Janeiro: CPAD, 2010.
PFEIFFER, Charles F.; REA, VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário
Bíblico Wycliffe. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
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