LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
13 DE NOVEMBRO DE 2024
O QUE SAI DO CORAÇÃO CONTAMINA O SER HUMANO
Mateus 15.18 “Mas, o que sai da boca,
procede do coração, e isso contamina o homem”.
“Mas, o que sai da boca, procede do coração, ”
O “coração” (kardia) representa o centro da vida interior de um ser humano; ele agrega os sentimentos, o pensamento, a consciência e a vontade do indivíduo. Anteriormente em Mateus, Jesus repreendeu os fariseus com estas palavras: “Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração” (Mateus 12:34).
Quando o coração de uma pessoa é puro, as palavras que procedem de sua boca serão puras. Quando o coração dela é mau, as palavras que procedem de sua boca são más: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca” (Lucas 6.45).
Tiago quando nos orientava sobre a língua escreveu: “Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce” (Tiago 3.12).
“... e isso contamina o homem”.
Jesus e seus discípulos estavam na terra de Genesaré pregando as Boas-Novas e curando os enfermos quando alguns escribas e fariseus, vindos de Jerusalém, perceberam que os discípulos de Jesus comiam sem lavar as mãos: “Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão” (Mateus 15.2). O que os incomodava não era a falta de higiene, mas sim a questão cerimonial, a tradição.
Por isso Jesus disse: “Não é o que entra pela boca o que contamina o homem” (15:11a). E sim o que sai da boca que contamina o homem. O Senhor estava enfatizando que comer comida com mãos não lavadas não afeta o coração de uma pessoa e explicou aos discípulos que o que contamina o ser humano não é o que entra pela boca, mas o que procede do seu coração. É do interior do ser humano que provêm os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias (v.19).
No sermão da montanha ele disse: "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus" (Mateus 5:8). O que importa a Deus não é tanto como agimos, mas sim por que o fazemos; nem tanto o que de fato fazemos, mas sim o que no fundo de nossos corações desejamos fazer. Como dizia Tomás de Aquino: "O homem vê a ação, mas Deus vê a intenção."
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
10/11/2024
FONTES:
RENOVATO, Elinaldo. As Promessas de Deus - Confie e Viva as Bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. Rio de Janeiro: CPAD, 2024.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201207_12.pdf
Neves, Natalino. Seu Reino não terá fim — Vida e obra de Jesus segundo o Evangelho de Mateus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.
BARCLAY, William. The Gospel of Matthew - Tradução: Carlos Biagini.