sexta-feira, 14 de novembro de 2025

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 14 DE NOVEMBRO DE 2025 (Zacarias 8:17)

 
LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD

14 DE NOVEMBRO DE 2025
NÃO DEVEMOS PENSAR MAL CONTRA O PRÓXIMO

Zacarias 8:17 “E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ameis o juramento falso; porque todas estas são coisas que eu odeio, diz o Senhor.”

 

“E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ameis o juramento falso;”

A integridade e o caráter de uma pessoa devem ser sempre considerados. Não devemos nos apressar para desconfiar de ninguém. O bom nome do homem, como disse Salomão, é algo precioso a cada um, e ser preferido antes de muito tesouro, de tal modo que não é menos doloroso ferir um homem com a língua do que com a espada.O salmista escreveu em seu louvor: “Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo” (Salmos 15:3).

Pelo São néscios senão patifes aqueles que coletam bens roubados e os abriga. Na difamação como também no roubo, o receptor é tão culpado quanto o ladrão. Se não houvesse pessoas que gostam de ouvir fofocas, haveria um fim do comércio de espalhá-las. John Trapp diz que "o fofoqueiro carrega o Diabo na língua, e o ouvinte de fofocas leva o Diabo nos ouvidos”.

O original hebraico (“aceita”) pode ser traduzido por “atura”, denotando que é pecado aturar ou tolerar os fofoqueiros. Não devemos pensar mal do nosso próximo, pois o amor não suspeita mal.

O juramento falso faz parte do contexto do nono mandamento. A intenção do mandamento era proteger as pessoas de falsas acusações em juízo. O mandamento lida principalmente com a testemunha mentirosa que prejudica o bem-estar de outrem. Nos dias antes das impressões digitais e amostras de DNA, as maiores evidências de um crime tinham que ser fornecidas por testemunhas.

Deveria haver pelo menos duas ou três; não era possível condenar uma pessoa com base em apenas um testemunho: “Uma só testemunha contra alguém não se levantará por qualquer iniqüidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato” (Deuteronômio 19:15).

Se as testemunhas não dissessem a verdade, seria produzida uma injustiça.O falso testemunho poderia resultar em uma pessoa perdendo a reputação, seus bens e até sua vida: “Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu” (1 Reis 21:13); “Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte” (Mateus 26:59).

O castigo por dizer falso testemunho era o mesmo que era planejado para o próximo da pessoa:  Far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão; e assim tirarás o mal do meio de ti” (Deuteronômio 19:19).

 

“... porque todas estas são coisas que eu odeio, diz o Senhor.”

O Senhor diz que, além de estas coisas estarem erradas, ele as odeia (Malaquias 2:16). Por esta razão os judeus deviam guardar a lei de Deus, pois ela é uma expressão do caráter e da vontade de Deus, por isso os seus filhos a guardam para agradar-lhe: “O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada” (João 8:29). Aqui temos a base teológica da ética.

Em suma, a mensagem diz: Fazei as coisas que Deus ama e evitai as coisas que Ele odeia. O escritor de provérbios nos traz uma lista de coisas que deus odeia, algumas estão nesse contexto: “Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos” (Provérbios 6:16-19).

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
09/11/2025

FONTES:

QUEIROZ, Silas. Corpo, Alma e Espírito – A restauração integral do ser humano para chegar a estatura completa de Cristo. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

https://textoaureoebd.blogspot.com/2024/01/levitico-1911.html

SPURGEON, Charles. Os Tesouros de Davi – Volume I. Rio de Janeiro: CPAD, 2017.

BALDWIN, Joyce G. Ester – Introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1991.