TEXTO ÁUREO “ Fazei
todas as coisas sem murmurações nem contendas. ” (Filipenses 2.14)
Quando recebemos uma responsabilidade, a maioria de nós gosta de ter uma descrição do trabalho a ser desempenhado. Queremos saber exatamente o que esperam que façamos e como devemos fazê-lo. Muitas passagens no Novo Testamento poderiam ser citadas como parte da “descrição do trabalho” de um cristão. Alguns versículos dizem respeito ao que devemos fazer. Eles revelam requisitos gerais para cada cristão—como ajudar os outros e adorar a Deus. Também somos desafiados a usar nossos talentos e oportunidades— a encontrar formas pessoais de servir o Senhor. Outras seções se concentram em como devemos cumprir nossas responsabilidades. Filipenses 2:12–18 é uma dessas passagens.
Qualquer que seja a tarefa a ser feita, existe uma maneira de fazê-la de acordo com o que Deus quer. Paulo nos diz “como” na inspirada “descrição de trabalho” que ele registrou.
a) Trabalhe
com Reverência! (2:12c) “Com temor e tremor”
b) Trabalhe Confiantemente! (2:13) “porque
Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa
vontade”
c) Trabalhe de Boa Vontade! (2:14) “Fazei
tudo sem murmurações nem contendas”
d) Trabalhe Sem Ofender os Outros!
(2:15) “para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus
inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta...”
e) Trabalhe Continuamente! (2:16) “preservando
a palavra da vida”
f) Trabalhe com Alegria! (2:17, 18) “alegrai-vos
e congratulai-vos comigo”.
Sobre Trabalhar de Boa Vontade:
“Murmurações” Na língua grega aparecem os termos “gongysmos ougongystes”, que dão a ideia daquele que rosna, ou seja, significa o ato de rosnar, como o cachorro que rosna. Na verdade, “murmurar” sempre esteve presente com pessoas invejosas e rebeldes (João 7.12; At 6.1; 1 Pedro 4.9). A murmuração feita pelos israelitas que atravessaram o deserto, sob a liderança de Moisés, e passaram a reclamar e murmurar contra ele, dizendo que jamais deveriam ter saído do Egito (Números 11.1-6; 14.1-4; 20.2; 21.4,5) deixando Moisés muito constrangido. Moisés os chamou de “geração perversa e rebelde” (Deuteronômio 32.5,20. Paulo usou o exemplo dos israelitas para fazer a seguinte admoestação em 1 Coríntios 10:10: “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador”.
“Contendas” São aquelas briguinhas e disputas que criam desarmonia. Na língua grega do Novo Testamento, a palavra contendas é “dialogismos”, que combina a preposição “dia” com a palavra para “raciocínio” (logismos) e descreve as disputas e debates inúteis que têm como objetivo criar dúvidas e separações, mas o significado predominante no Novo Testamento é “maus pensamentos”. É o mesmo que dissensões e litígios que muitos cristãos hoje em dia promovem, levando seus irmãos aos tribunais para resolver essas situações (1 Coríntios 6.1-11).
Quando lemos as palavras “murmurações” e “contendas”, podemos nos lembrar do comportamento de uma criança, cujo pai ou uma mãe lhe dá uma ordem e ela reclama e às vezes até discute com eles. Paulo quer que sejamos mais maduros do que isso ao obedecermos às instruções do nosso Pai celestial. A admoestação para fazer tudo “sem murmurações nem contendas” tem implicação geral; mas, no contexto, refere-se especialmente aos trabalhos que realizamos para o Senhor. Alguns irmãos ativos na causa do Senhor estragam seus esforços por reclamarem e murmurarem constantemente. Como Deus vê nossas murmurações enquanto trabalhamos para Ele? Imagine que você ganhou um presente—algo especial, que você sempre quis ter. Todavia, ao lhe dar o presente, a pessoa começa a reclamar do preço ou insinuar que preferia não ter dado nada. Como você se sentiria? Provavelmente, mandaria a pessoa ficar com ele! Tente, então, imaginar como o Senhor Se sente quando reclamamos e murmuramos enquanto executamos as instruções que recebemos dEle. Devemos trabalhar de boa vontade.
DEIVY FERRREIRA PANIAGO JUNIOR
16/04/2023
FONTES:
CABRAL, Elienai. Relacionamentos em Família – Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Rio
de Janeiro: CPAD, 2023.
CABRAL, Elienai. Filipenses - A
humildade de Cristo como exemplo para a Igreja. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.
http://biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201012_09.pdf