terça-feira, 29 de abril de 2025
Texto Áureo Lição 05: A verdade que liberta. João 8.32
TEXTO ÁUREO
LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 29 DE ABRIL DE 2025 (João 7.16)
LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
29 DE ABRIL DE 2025
A DOUTRINA DE JESUS, A VERDADE DO PAI
João 7.16 “Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. ”
“Jesus lhes respondeu, e disse: “
Quando Jesus ensinava na festa dos tabernáculos os líderes judeus Ficaram admirados com seu domínio das Escrituras. Perguntavam eles: “Como sabe este letras, sem ter estudado? ” (v.15) A surpresa não era porque Jesus sabia ler e escrever, pois essas competências eram comuns entre os judeus, especialmente os do sexo masculino. A surpresa era por alguém ter tão grande conhecimento das Escrituras e das tradições judaicas sem ter frequentado uma escola rabínica nem ter sido discípulo de um rabino renomado. Admiração semelhante ocorreria cerca de um ano mais tarde, quando os líderes religiosos se impressionariam com a ousadia de Pedro e João, concluindo que eles eram “homens iletrados e incultos” e que haviam estado com Jesus (Atos 4:13).
“... A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. ”
Jesus então lhes respondeu acerca do seu conhecimento. Somente aqui Jesus chamou sua mensagem de “doutrina”, o que é relevante, visto que ele estava se reportando a “mestres” profissionais. Jesus revelou que sua mensagem tinha origem divina.
C. K. Barrett disse-o nestes termos: “Enquanto outros extraíam seus ensinos de uma sala de aula rabínica, ele extraía o seu diretamente do Pai”. A maneira pela qual Jesus respondeu aos judeus mostra que ele era o Mestre dos mestres. Jesus não se declarou autodidata nem disse que não precisava de um mestre. Ele não pertencia a nenhuma tradição rabínica; mas nesse debate com mestres profissionais, seus comentários foram condizentes com a sabedoria da época.
Se Jesus tivesse dito a esses rabinos que seu ensino procedia dele mesmo, sem qualquer sanção, ele teria sido visto como um herege. Isso teria despertado menosprezo da parte de seus inquiridores. Em vez disso, Jesus alegou, como já havia feito antes (5:30), que seu ensino não procedia dele mesmo, mas daquele que o enviou, o divino Mestre.
O Pai é maior do que qualquer mestre terreno. Enquanto os rabinos citavam a tradição como fonte de autoridade e os profetas afirmavam: “assim diz o Senhor”, Jesus era tão unido ao Pai que podia dizer com autoridade: “em verdade, em verdade vos digo” (5:19–30).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
27/4/25
FONTES:
CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez Carne – Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_202112_04.pdf
