sexta-feira, 26 de setembro de 2025

1 Coríntios 14:40

1 Coríntios 14:40 “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.”

 

“Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.”

 

O capítulo 14 termina com um princípio notável. O culto público por ser muito importante. Tudo nele deve ser feito de maneira tão decente quanto possível, e com a devida consideração pela ordem. Paulo não estava defendendo que a assembléia dos cristãos fosse formal e rígida. Ele estava enfatizando que era necessário certo planejamento e estrutura para evitar que a reunião de adoração se degenerasse em caos ou que fosse dominada por um pequeno grupo de prepotentes.

“decentemente  ou com decência” O sentido dessas palavras é que tudo deveria ser efetuado de maneira apropriada, em boa conduta. A forma verbal significa conduzir-se com dignidade, conduzir-se com decoro, de maneira cavalheiresca.

Por isso a igreja deve evitar todas as coisas que sejam manifestamente indecentes. Eles não devem fazer nada que seja manifestamente infantil (v. 20), ou que dê ocasião para dizer que eles são loucos (v. 23), nem devem agir de tal maneira a produzir confusão (v. 33). Pois, tudo isso levava aqueles crentes a se mostrarem malcomportados, além de se mostrarem indecorosos nos cultos públicos.

“e com ordem” isto é, de conformidade com o que é ordeiro. Champlin comenta que talvez se trate de um termo militar, que indica algo que deve ser feito sob disciplina apropriada. Devemos fazer as coisas em ordem, e não tudo de uma vez; usar cada um a sua vez, e não interromper um ao outro. A igreja de Corinto estava desordenada na celebração da Ceia do Senhor e praticava abuso com os dons espirituais, sobretudo com o dom de línguas.

Todos os cristãos devem contribuir com os dons que possuem para a adoração prestada a Deus através do Seu povo. Wayne A. Meeks, sem dúvida, estava correto ao dizer: “O valor dos dons espirituais é assim estritamente derivado de sua utilidade em solidificar e ‘edificar’ o grupo. ‘Edificar’ é entendido como tendo ocorrido através dos meios racionais.

As indecências manifestas e as desordens devem ser mantidas cuidadosamente fora de todas as igrejas cristãs e de cada parte da divina adoração. Eles não devem ter nada em si que seja infantil, absurdo, ridículo, selvagem ou tumultuado; mas todas as partes da divina adoração devem estar impregnadas de um jeito valoroso, sóbrio, racional, calmo e ordenado.

Deus não deve ser desonrado, nem sua adoração, desgraçada, por nossa atuação inconveniente e desordeira em relação a ela, e à participação nela.

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
26/09/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_201705_01.pdf

HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry – Atos a Apocalipse. Rio de Janeiro CPAD, 2008.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Hagnos, 2001.

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD 26 DE SETEMBRO DE 2025 (Atos 15:30)

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
26 DE SETEMBRO DE 2025
A NECESSIDADE DE POSSUIR PARÂMETROS

Atos 15:30 “Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.”

 

“Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia”

Terminada a Reunião na cidade de Jerusalém, Paulo e seu companheiro Barnabé se despediram de todos os anciões e apóstolos presentes. E de Jerusalém partiram com destino a Antioquia da Síria, igreja gentílica que representaram no concílio: “E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo” (Atos 13:1).

Antioquia foi mencionada no cabeçalho da carta como o primeiro destinatário, pois de lá vieram a controvérsia e o pedido de ajuda: “Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde” (Atos 15:23).

 

“... e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.”

Essa carta era a primeira epístola inspirada de que se tem conhecimento (Atos 15.23-29). Ela continha a decisão do Concílio de Jerusalém que dos gentios não se exigiria nenhuma submissão generalizada à lei judaica, e muito menos ao rito da circuncisão.

Esta reunião da igreja em Antioquia deve tê-los lembrado de uma reunião parecida, realizada algum tempo antes (Atos 14:27). Paulo e Barnabé estavam presentes em ambas as ocasiões. A primeira fora para receber o relatório da primeira viagem missionária, com notícias maravilhosas sobre a conversão dos gentios; agora recebiam a carta de Jerusalém com notícias igualmente maravilhosas: os gentios que haviam crido em Jesus eram aceitos como cristãos, sem a necessidade de se tomarem prosélitos judeus.

Os irmãos de Antioquia ficaram encorajados porque tomaram a decisão de que os gentios não teriam de guardar a Lei; ficaram encorajados porque a controvérsia estava acabada; ficaram encorajados porque as exigências que fizeram não eram difíceis: “E, quando a leram, alegraram-se pela exortação”(Atos 15:31).

 

 

DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
31/08/2025 

FONTES:

GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.

STOTT, John R. W. A Mensagem de Atos: Até aos Confins da Terra, São Paulo: ABU, 1994.

http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200202_05.pdf