LEITURA BÍBLICA DIÁRIA CPAD
26 DE SETEMBRO DE 2025
A NECESSIDADE DE POSSUIR PARÂMETROS
Atos 15:30 “Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.”
“Tendo eles então se despedido, partiram para Antioquia”
Terminada a Reunião na cidade de Jerusalém, Paulo e seu companheiro Barnabé se despediram de todos os anciões e apóstolos presentes. E de Jerusalém partiram com destino a Antioquia da Síria, igreja gentílica que representaram no concílio: “E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo” (Atos 13:1).
Antioquia foi mencionada no cabeçalho da carta como o primeiro destinatário, pois de lá vieram a controvérsia e o pedido de ajuda: “Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde” (Atos 15:23).
“... e, ajuntando a multidão, entregaram a carta.”
Essa carta era a primeira epístola inspirada de que se tem conhecimento (Atos 15.23-29). Ela continha a decisão do Concílio de Jerusalém que dos gentios não se exigiria nenhuma submissão generalizada à lei judaica, e muito menos ao rito da circuncisão.
Esta reunião da igreja em Antioquia deve tê-los lembrado de uma reunião parecida, realizada algum tempo antes (Atos 14:27). Paulo e Barnabé estavam presentes em ambas as ocasiões. A primeira fora para receber o relatório da primeira viagem missionária, com notícias maravilhosas sobre a conversão dos gentios; agora recebiam a carta de Jerusalém com notícias igualmente maravilhosas: os gentios que haviam crido em Jesus eram aceitos como cristãos, sem a necessidade de se tomarem prosélitos judeus.
Os irmãos de Antioquia ficaram encorajados porque tomaram a decisão de que os gentios não teriam de guardar a Lei; ficaram encorajados porque a controvérsia estava acabada; ficaram encorajados porque as exigências que fizeram não eram difíceis: “E, quando a leram, alegraram-se pela exortação”(Atos 15:31).
DEIVY FERREIRA PANIAGO JUNIOR
31/08/2025
FONTES:
GONÇALVES, José. A igreja em Jerusalém – Doutrina comunhão e fé: A base para o crescimento da igreja em meio as perseguições. Rio de Janeiro: CPAD, 2025.
STOTT, John R. W. A Mensagem de Atos: Até aos Confins da Terra, São Paulo: ABU, 1994.
http://www.biblecourses.com/Portuguese/po_lessons/PO_200202_05.pdf

Nenhum comentário:
Postar um comentário